Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso de algumas imagens. Estas imagens tem o intuito de comparar os elementos naturais e humanos. As imagens aqui selecionadas podem ser impressas, ou substituídas por outras (recortes de revistas, retratos etc), desde que sigam a sequência e o elemento proposto neste plano.
Além das imagens, serão necessários pequenos pedaços de papel que servirão como cédulas de votação e uma caixa que servirá como urna, onde os votos serão depositados. Será necessário uma folha de papel sulfite (se possível tamanho A3, um pouco maior que o normal) para a realização do desenho coletivo, que após terminado poderá ser plastificado e colocado na porta da sala, simbolizando o local preferido da turma. Além desses materiais seria interessante que o professor pesquisasse sobre o processo migratório na região, quais povos participaram deste processo e sua importância na cultura local, principalmente nas construções para assim, poder auxiliar na análise dos locais escolhidos pelos alunos na ação propositiva.
Para você saber mais:
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitados: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1998.
Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já tivessem contato com o conceito de paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando se os alunos conhecem a cidade em que moram. Pergunte quais os melhores lugares da cidade para passear e se divertir. Pergunte se a cidade possui mais parques e atividades ao ar livre ou shopping e atividades em locais fechados.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete as imagens ou mostre as imagens selecionadas para os alunos. E faça a seguinte pergunta: Será que todas as paisagens são iguais? Explique que a paisagem é tudo aquilo que vemos. Então pergunte o que eles conseguem observar nas imagens projetadas. Na primeira imagem ajude-os a perceber a presença do ser humano em quase todos os elementos identificados. Na segunda imagem observe se os alunos conseguem apenas a natureza.
Se por algum motivo o professor não conseguir projetar ou imprimir as imagens, estas podem ser substituídas por recortes de revistas, cartões postais ou imagens impressas de outras fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide ou mostre as imagens impressas e faça a pergunta contida nele. Pergunte quais semelhanças e diferenças são encontradas comparando as duas imagens. A idéia é que os alunos percebam que apesar de serem paisagens diferentes, elas possuem apenas elementos naturais.
Após as respostas, passe para o segundo slide desta etapa e repita a mesma pergunta, quais semelhanças e diferenças são encontradas comparando estas duas imagens. Aqui a idéia é que percebam a presença do ser humano nestas paisagens (construções) e como isso alterou o espaço natural a sua volta.
Ainda observando essas imagens, pergunte por que as construções são tão diferentes. O que leva pessoas a construírem casas, templos ou edifícios com formatos e fachadas diferentes.
Aqui o professor deve explicar que as construções são feitas de acordo com o clima da região e os costumes locais, por isso cada local do planeta possui um jeito diferente de fazer os telhados, portas, janelas, além de usarem materiais diversos para essa construção. Alguns formatos de telhados e fachadas ficaram tão característicos que hoje em dia sempre que vemos um telhado como o da primeira imagem, já associamos com a cultura oriental ou uma janela como a da segunda imagem e associamos a cultura árabe.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou mostre as imagens impressas e faça a pergunta contida nele. Pergunte quais semelhanças e diferenças são encontradas comparando as duas imagens. A idéia é que os alunos percebam que apesar de serem paisagens diferentes, elas possuem apenas elementos naturais.
Após as respostas, passe para o segundo slide desta etapa e repita a mesma pergunta, quais semelhanças e diferenças são encontradas comparando estas duas imagens. Aqui a idéia é que percebam a presença do ser humano nestas paisagens (construções) e como isso alterou o espaço natural a sua volta.
Ainda observando essas imagens, pergunte por que as construções são tão diferentes. O que leva pessoas a construírem casas, templos ou edifícios com formatos e fachadas diferentes.
Aqui o professor deve explicar que as construções são feitas de acordo com o clima da região e os costumes locais, por isso cada local do planeta possui um jeito diferente de fazer os telhados, portas, janelas, além de usarem materiais diversos para essa construção. Alguns formatos de telhados e fachadas ficaram tão característicos que hoje em dia sempre que vemos um telhado como o da primeira imagem, já associamos com a cultura oriental ou uma janela como a da segunda imagem e associamos a cultura árabe.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide e proponha a sala uma investigação. Em grupo peça que relacionem as diferenças e semelhanças entre os dois locais justificando suas escolhas.
Depois de construir essa lista, o professor deverá mediar com a turma para que elaborem um argumento que justifique os motivos das mesmas características serem encontradas em locais tão distantes.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e proponha a sala uma discussão. Pergunte qual é o local que eles mais gostam na cidade. O local preferido para passear no final de semana. Faça uma lista no quadro com os nomes dos lugares escolhidos pelos alunos. Sempre que um local for escolhido, pergunte a sala se aquele local é formado por elementos naturais, humanos ou os dois e se já viram um local parecido em outro estado, cidade ou país.
Se o local for formado por elementos humanos discuta com a sala se há indícios de que aquela construção pertença a alguma cultura específica (por exemplo: espanhóis, portugueses, italianos, árabes) Se houver, converse com a sala sobre a importância desta cultura para a formação e construção da cidade, ou do bairro a que ele pertença. Para realizar esta análise peça para os alunos pensarem nas fachadas, portas, janelas ou algo na construção que lembre uma outra cultura.
Nesse momento, introduza o conceito de migração para que possam perceber as influências de outras culturas nos modos de ser, criar e transformar as paisagens em diferentes locais e confronte essas informações com os argumentos apresentados pelos grupos na ação propositiva.
Observação: Se possível, faça um levantamento da história do local onde a escola está inserida e traga fotos que possam estabelecer essa relação e a compreensão de que existem muitos elementos da paisagem que foram introduzidos por diferentes culturas.
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado numa cidade pequena com poucos pontos turísticos ou locais de passeio, o professor deve se informar sobre alguns locais interessantes na cidade ou nos arredores para poder sugerir a sala, caso fiquem em dúvida ou digam que não exista.