OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”
Objetivos específicos
Identificar quais as chances de um evento que com certeza irá acontecer justificando o motivo.
Conceito-chave
Probabilidade; aleatoriedade.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas;
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula na lousa, em seguida leia para os alunos, questione-os sobre o que eles entenderam. Dividir o objetivo com as crianças significa compartilhar o processo de ensino com eles, ou seja, considerá-los sujeitos de sua aprendizagem.
Discuta com a turma:
- O que entenderam do objetivo lido para vocês?
- O que acreditam que poderão aprender?
- Alguma palavra lida lembra algo do que já aprendemos?
RETOMADA
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça uma retomada dos conhecimentos vistos em aulas anteriores, como por exemplos as situações prováveis e improváveis de acontecer, bem como, as situações impossíveis de acontecer, e enfim, enfoque as situações que podem acontecer com certeza. Questione os alunos sobre o que eles entendem ser “uma situação certa de acontecer”, ou seja, algo que tenham certeza de acontecer, a partir disso elabore uma lista de situações que são certas de acontecer, há algumas sugestões no discuta com a turma.
Propósito: Realizar uma retomada dos conteúdos trabalhados anteriormente e introduzir um novo.
Discuta com a turma:
- É certeza que vou ter fome?
- É certeza que vou me olhar se entrar em uma piscina?
- É certeza que vai doer se bater com um martelo no dedo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Esta atividade será realizada individualmente, para tanto, antes de iniciá-la, releia a lista feita na retomada sobre as situações cotidianas elaboradas pelos alunos que são certeza que podem acontecer. Em seguida entregue uma cópia da atividade impressa a cada um dos alunos, leia cada balão para eles, e peça que eles pintem os balões onde estão escritas as situações que “com certeza” podem acontecer.
Propósito: Introduzir o conceito de situações que ocorrem “com certeza”
Discuta com a turma:
- O que é uma situação certa de acontecer?
- Qual situação do balão é certa de acontecer?
- O que torna uma situação certa de acontecer?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais leia “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Desenhe a atividade principal na lousa, enfocando as escritas dos balões com as situações do cotidiano, leia cada uma das situações e pergunte aos alunos se ela pode ou não acontecer com certeza, solicite ainda que eles justifiquem o porquê cada situação dos balões pintados são certas de acontecer.
Propósito: Discutir a resolução da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais balões vocês pintaram?
- Por que pintaram esses balões?
- Algum balão não foi pintado? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o encerramento da aula para as crianças, recupere o objetivo proposto, e questione-as se elas acreditam ter aprendido o que esperavam no início da aula.
Propósito: Fazer o encerramento da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram desta aula?
- O que aprenderam com ela?
- Esperavam aprender isso hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno, e ao final, depois deles responderem ao problema, verifique com a turma o porquê um evento pode ser certo de ocorrência e outros não, ressalte o “como é possível ter certeza disso?”. Este é um momento de avaliação da aprendizagem de cada aluno, portanto esta atividade deve ser realizada individualmente, após a realização dela faça uma tabulação dos dados vendo quantos conseguiram compreender os conceitos da aula, bem como, como você fará uma recuperação dos conceitos trabalhados, com os alunos que não atingiram aos objetivos.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.
Discuta com a turma:
- É possível ter certeza da resposta? Tem certeza disso? Por quê?
Materiais complementares: