10303
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Situações que podem acontecer com certeza

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre probabilidade e aleatoriedade

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



Objetivos específicos

Identificar quais as chances de um evento que com certeza irá acontecer justificando o motivo.

Conceito-chave

Probabilidade; aleatoriedade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;




Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula na lousa, em seguida leia para os alunos, questione-os sobre o que eles entenderam. Dividir o objetivo com as crianças significa compartilhar o processo de ensino com eles, ou seja, considerá-los sujeitos de sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam do objetivo lido para vocês?
  • O que acreditam que poderão aprender?
  • Alguma palavra lida lembra algo do que já aprendemos?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça uma retomada dos conhecimentos vistos em aulas anteriores, como por exemplos as situações prováveis e improváveis de acontecer, bem como, as situações impossíveis de acontecer, e enfim, enfoque as situações que podem acontecer com certeza. Questione os alunos sobre o que eles entendem ser “uma situação certa de acontecer”, ou seja, algo que tenham certeza de acontecer, a partir disso elabore uma lista de situações que são certas de acontecer, há algumas sugestões no discuta com a turma.

Propósito: Realizar uma retomada dos conteúdos trabalhados anteriormente e introduzir um novo.

Discuta com a turma:

  • É certeza que vou ter fome?
  • É certeza que vou me olhar se entrar em uma piscina?
  • É certeza que vai doer se bater com um martelo no dedo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade será realizada individualmente, para tanto, antes de iniciá-la, releia a lista feita na retomada sobre as situações cotidianas elaboradas pelos alunos que são certeza que podem acontecer. Em seguida entregue uma cópia da atividade impressa a cada um dos alunos, leia cada balão para eles, e peça que eles pintem os balões onde estão escritas as situações que “com certeza” podem acontecer.

Propósito: Introduzir o conceito de situações que ocorrem “com certeza”

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação certa de acontecer?
  • Qual situação do balão é certa de acontecer?
  • O que torna uma situação certa de acontecer?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais leia “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Desenhe a atividade principal na lousa, enfocando as escritas dos balões com as situações do cotidiano, leia cada uma das situações e pergunte aos alunos se ela pode ou não acontecer com certeza, solicite ainda que eles justifiquem o porquê cada situação dos balões pintados são certas de acontecer.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais balões vocês pintaram?
  • Por que pintaram esses balões?
  • Algum balão não foi pintado? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula para as crianças, recupere o objetivo proposto, e questione-as se elas acreditam ter aprendido o que esperavam no início da aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que aprenderam com ela?
  • Esperavam aprender isso hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno, e ao final, depois deles responderem ao problema, verifique com a turma o porquê um evento pode ser certo de ocorrência e outros não, ressalte o “como é possível ter certeza disso?”. Este é um momento de avaliação da aprendizagem de cada aluno, portanto esta atividade deve ser realizada individualmente, após a realização dela faça uma tabulação dos dados vendo quantos conseguiram compreender os conceitos da aula, bem como, como você fará uma recuperação dos conceitos trabalhados, com os alunos que não atingiram aos objetivos.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • É possível ter certeza da resposta? Tem certeza disso? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula na lousa, em seguida leia para os alunos, questione-os sobre o que eles entenderam. Dividir o objetivo com as crianças significa compartilhar o processo de ensino com eles, ou seja, considerá-los sujeitos de sua aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam do objetivo lido para vocês?
  • O que acreditam que poderão aprender?
  • Alguma palavra lida lembra algo do que já aprendemos?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



    Objetivos específicos

    Identificar quais as chances de um evento que com certeza irá acontecer justificando o motivo.

    Conceito-chave

    Probabilidade; aleatoriedade.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas;



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça uma retomada dos conhecimentos vistos em aulas anteriores, como por exemplos as situações prováveis e improváveis de acontecer, bem como, as situações impossíveis de acontecer, e enfim, enfoque as situações que podem acontecer com certeza. Questione os alunos sobre o que eles entendem ser “uma situação certa de acontecer”, ou seja, algo que tenham certeza de acontecer, a partir disso elabore uma lista de situações que são certas de acontecer, há algumas sugestões no discuta com a turma.

Propósito: Realizar uma retomada dos conteúdos trabalhados anteriormente e introduzir um novo.

Discuta com a turma:

  • É certeza que vou ter fome?
  • É certeza que vou me olhar se entrar em uma piscina?
  • É certeza que vai doer se bater com um martelo no dedo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade será realizada individualmente, para tanto, antes de iniciá-la, releia a lista feita na retomada sobre as situações cotidianas elaboradas pelos alunos que são certeza que podem acontecer. Em seguida entregue uma cópia da atividade impressa a cada um dos alunos, leia cada balão para eles, e peça que eles pintem os balões onde estão escritas as situações que “com certeza” podem acontecer.

Propósito: Introduzir o conceito de situações que ocorrem “com certeza”

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação certa de acontecer?
  • Qual situação do balão é certa de acontecer?
  • O que torna uma situação certa de acontecer?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais leia “Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Desenhe a atividade principal na lousa, enfocando as escritas dos balões com as situações do cotidiano, leia cada uma das situações e pergunte aos alunos se ela pode ou não acontecer com certeza, solicite ainda que eles justifiquem o porquê cada situação dos balões pintados são certas de acontecer.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais balões vocês pintaram?
  • Por que pintaram esses balões?
  • Algum balão não foi pintado? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o encerramento da aula para as crianças, recupere o objetivo proposto, e questione-as se elas acreditam ter aprendido o que esperavam no início da aula.

Propósito: Fazer o encerramento da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que aprenderam com ela?
  • Esperavam aprender isso hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno, e ao final, depois deles responderem ao problema, verifique com a turma o porquê um evento pode ser certo de ocorrência e outros não, ressalte o “como é possível ter certeza disso?”. Este é um momento de avaliação da aprendizagem de cada aluno, portanto esta atividade deve ser realizada individualmente, após a realização dela faça uma tabulação dos dados vendo quantos conseguiram compreender os conceitos da aula, bem como, como você fará uma recuperação dos conceitos trabalhados, com os alunos que não atingiram aos objetivos.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • É possível ter certeza da resposta? Tem certeza disso? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano