16905
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Características climáticas: variação do calor

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar as variações de frio e calor relacionando-as com seu lugar de vivência e os ritmos da natureza.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides e uma lanterna.

Material complementar:

Imagem do Sol para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dazxXWbUvxWX2C89jGGuk7Dhd9rNGB7UkXmvDh9X7qnZXMaVbvBqmMxJxR5R/geo1-10und03-sol-sistematizacao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e questione-os sobre qual é a diferença entre o frio e o calor. Em seguida, permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nos colocações que fizerem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para que as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • É possível identificar em qual imagem está mais frio? E mais quente?

Após esses questionamentos, proponha para a turma fazer uma tempestade de ideias sobre as características observadas nas fotos. Deixe que os alunos apontem as características de cada local e anote-as no quadro.

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após apresentar as imagem da contextualização, faça o questionamento do slide para os alunos e deixe-os levantarem hipóteses.

Nesse momento, peça apenas para que eles falem fatores que acreditam ser importantes para essa variação de temperatura. Entretanto não faça nenhuma intervenção, pois os demais aspectos serão trabalhados posteriormente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Inicialmente, divida a sala em dois grupos e mostre a eles a lanterna explicando que, durante a dinâmica, ela representará o Sol. Em seguida, desenhe dois círculos no quadro explicando que eles representarão a Terra. No momento em que for iniciar a dinâmica, apague algumas luzes da sala deixando-a mais escura.

Ligue a lanterna e direcione-a para os desenhos. Em seguida, explique aos alunos que cada grupo deverá pensar de que forma o reflexo da lanterna pode ser mais intenso e mais fraco no desenho do quadro. Deixe que cada aluno demonstre a solução ao qual chegaram.

Nesse momento é importante que os alunos consigam perceber que, quanto mais próximo do desenho, maior é a intensidade da luz assim como quanto mais distante do desenho, menor a intensidade.

Após essa dinâmica, peça para que respondam a pergunta proposta na problematização: Por que existem lugares mais frios e lugares mais quentes?

Dê alguns minutos para os alunos elaborarem a resposta e em seguida peça para que cada grupo compartilhe a conclusão ao qual chegou.

Espera-se que os grupos sejam capazes de explicar que a intensidade com que os raios solares chegam naquele local pode ser maior ou menor e que essa variação também tem relação com outras variáveis, entre elas a inclinação do eixo da Terra, por isso, alguns lugares são mais quentes e outros são mais frios. Nesse momento é importante fazer intervenções para que os alunos possam relacionar o fato de a luz do sol chegar com maior intensidade em alguns lugares e com menor intensidade em outros.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Prepare com antecedência um painel (ou utilize o quadro) para que os alunos possam colocar posteriormente as atividades que realizarão e cole no canto deste painel a imagem de um sol

(você pode utilizar o modelo disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dazxXWbUvxWX2C89jGGuk7Dhd9rNGB7UkXmvDh9X7qnZXMaVbvBqmMxJxR5R/geo1-10und03-sol-sistematizacao.pdf)

Durante a sistematização os alunos deverão relacionar a dinâmica da ação propositiva com sua realidade local. Para isso, inicie uma discussão questionando sobre como eles reconhecem a cidade onde moram: uma cidade quente ou uma cidade fria?

Para aprofundar ainda mais nessa questão, faça alguns questionamentos como:

  • Em nossa cidade tem mais dias quentes ou mais dias frios?
  • Você se lembra de algum momento que sentiu muito frio no local onde vivemos? Como foi?
  • Nos últimos dias houve calor ou frio em nossa cidade?

Após essa discussão, proponha que os alunos façam um desenho retratando a cidade de acordo com a conclusão que chegarem (seguindo o conceito de quente e frio). Em seguida, peça para que os alunos organizem no painel os desenhos que fizeram, relacionando se os raios solares chegam até a cidade com mais intensidade ou menos intensidade (colando os desenhos mais pertos ou mais longes do Sol).

É possível após essa abordagem, relacionar o local de vivência das crianças com as diferentes zonas climáticas do planeta.

Para você saber mais:

Zonas Térmicas da Terra. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/zonas-termicas-da-terra.htm>. Acesso em: 14 fev 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides e uma lanterna.

Material complementar:

Imagem do Sol para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dazxXWbUvxWX2C89jGGuk7Dhd9rNGB7UkXmvDh9X7qnZXMaVbvBqmMxJxR5R/geo1-10und03-sol-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e questione-os sobre qual é a diferença entre o frio e o calor. Em seguida, permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nos colocações que fizerem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para que as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais as diferenças entre esses lugares?
  • É possível identificar em qual imagem está mais frio? E mais quente?

Após esses questionamentos, proponha para a turma fazer uma tempestade de ideias sobre as características observadas nas fotos. Deixe que os alunos apontem as características de cada local e anote-as no quadro.

Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após apresentar as imagem da contextualização, faça o questionamento do slide para os alunos e deixe-os levantarem hipóteses.

Nesse momento, peça apenas para que eles falem fatores que acreditam ser importantes para essa variação de temperatura. Entretanto não faça nenhuma intervenção, pois os demais aspectos serão trabalhados posteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Inicialmente, divida a sala em dois grupos e mostre a eles a lanterna explicando que, durante a dinâmica, ela representará o Sol. Em seguida, desenhe dois círculos no quadro explicando que eles representarão a Terra. No momento em que for iniciar a dinâmica, apague algumas luzes da sala deixando-a mais escura.

Ligue a lanterna e direcione-a para os desenhos. Em seguida, explique aos alunos que cada grupo deverá pensar de que forma o reflexo da lanterna pode ser mais intenso e mais fraco no desenho do quadro. Deixe que cada aluno demonstre a solução ao qual chegaram.

Nesse momento é importante que os alunos consigam perceber que, quanto mais próximo do desenho, maior é a intensidade da luz assim como quanto mais distante do desenho, menor a intensidade.

Após essa dinâmica, peça para que respondam a pergunta proposta na problematização: Por que existem lugares mais frios e lugares mais quentes?

Dê alguns minutos para os alunos elaborarem a resposta e em seguida peça para que cada grupo compartilhe a conclusão ao qual chegou.

Espera-se que os grupos sejam capazes de explicar que a intensidade com que os raios solares chegam naquele local pode ser maior ou menor e que essa variação também tem relação com outras variáveis, entre elas a inclinação do eixo da Terra, por isso, alguns lugares são mais quentes e outros são mais frios. Nesse momento é importante fazer intervenções para que os alunos possam relacionar o fato de a luz do sol chegar com maior intensidade em alguns lugares e com menor intensidade em outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Prepare com antecedência um painel (ou utilize o quadro) para que os alunos possam colocar posteriormente as atividades que realizarão e cole no canto deste painel a imagem de um sol

(você pode utilizar o modelo disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dazxXWbUvxWX2C89jGGuk7Dhd9rNGB7UkXmvDh9X7qnZXMaVbvBqmMxJxR5R/geo1-10und03-sol-sistematizacao.pdf)

Durante a sistematização os alunos deverão relacionar a dinâmica da ação propositiva com sua realidade local. Para isso, inicie uma discussão questionando sobre como eles reconhecem a cidade onde moram: uma cidade quente ou uma cidade fria?

Para aprofundar ainda mais nessa questão, faça alguns questionamentos como:

  • Em nossa cidade tem mais dias quentes ou mais dias frios?
  • Você se lembra de algum momento que sentiu muito frio no local onde vivemos? Como foi?
  • Nos últimos dias houve calor ou frio em nossa cidade?

Após essa discussão, proponha que os alunos façam um desenho retratando a cidade de acordo com a conclusão que chegarem (seguindo o conceito de quente e frio). Em seguida, peça para que os alunos organizem no painel os desenhos que fizeram, relacionando se os raios solares chegam até a cidade com mais intensidade ou menos intensidade (colando os desenhos mais pertos ou mais longes do Sol).

É possível após essa abordagem, relacionar o local de vivência das crianças com as diferentes zonas climáticas do planeta.

Para você saber mais:

Zonas Térmicas da Terra. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/zonas-termicas-da-terra.htm>. Acesso em: 14 fev 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano