16904
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representações Gráficas

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar as representações gráficas em diferentes pontos de vista.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.

- Optativas: Google Meet.

Valor trabalhado

- Cidadania

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Este plano de aula tem por objetivo que os alunos compreendam as representações gráficas de diferentes pontos de vista. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo ou tire uma foto do slide que consta na proposta original para esta etapa e envie à turma. Pergunte: vocês já ouviram falar da Bruxinha Caracol? Quem é, como será ela?

Caso haja alguma restrição em relação às crenças e/ou superstições em sua região ou escola, substitua a bruxinha por um garoto ou garota atrapalhada ou por um personagem de livros infantis, como um dos três porquinhos, um dos sete anões etc.

Contextualização (30 minutos)

Conte a história da bruxinha Caracol que você encontra disponível no plano original às crianças. Aqui, fica a sugestão da gravação de um vídeo onde você esteja personalizado. Incentive-as a imaginar o castelo da bruxinha. Onde será que ela escondeu as chaves? Será que nós iremos descobrir? Envie as pistas disponíveis aqui pela ferramenta escolhida para comunicação e solicite o registro no caderno. 

Problematização (40 minutos)

Questione os alunos sobre como podemos representar os elementos da paisagem. Permita que registrem suas percepções. As devoluções deles podem ser por áudio ou registradas em um arquivo no Google Docs.

Em seguida, lance a eles os seguintes desafios: para sairmos do castelo, temos que decifrar um enigma que é uma imagem que representa um objeto presente em nossa sala. Vamos encontrar o objeto e com as pistas para achar a saída do castelo.

Oriente as crianças a ouvirem atentamente as pistas e se dirigirem aos objetos o mais ordenadamente possível quando descobrirem a resposta. No próximo objeto, haverá outra pista e assim sucessivamente até encontrarem as chaves da sala. Para não correrem, evitando acidentes, se necessário, diga que a bruxinha pediu para que andem em câmera lenta. Assim, elas se deslocarão devagar. Grave um vídeo para esta problematização.

Ação propositiva (50 minutos)

Grave áudios para cada pista e disponibilize para os alunos. Leia em voz alta com entonação de mistério e deixe que observem a imagens enviadas anteriormente por alguma ferramenta virtual.

Sistematização (50 minutos)

Converse com eles sobre as representações gráficas utilizadas nesta atividade. Exponha os objetos próximos a suas ilustrações pela webcam ou por vídeo. Peça que comparem e percebam a forma/posição em que foram fotografados. Nesse momento, avalie se as crianças conseguiram perceber as representações em diferentes pontos de vista e se conseguiram identificar as representações gráficas, como numa legenda.

Nesta atividade, disponível aqui, os alunos completarão as lacunas com o nome dos objetos representados e os ilustrarão no espaço destinado para tal. Você pode adaptar os objetos e formas livremente conforme a realidade social da comunidade escolar. Ao término, peça que eles enviem fotos de suas produções. 

Convite às famílias

Professor, oriente que as famílias auxiliem as crianças a escreverem uma história com a bruxinha caracol sobre algum tema que queiram. Ela pode ser feita em formato de teatro, áudios, vídeos etc. A integração neste momento de isolamento social é de suma importância.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND09

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas