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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Guerra do Pacífico: disputa por fronteiras nacionais (Chile-Bolívia)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Guerra do Pacífico: disputa por fronteiras nacionais (Chile-Bolívia)

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, lápis, folhas, projetor, se disponível e materIais impressos.

Material complementar:

Mapa Chile e Bolívia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf

Para saber mais:

Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.

Mapa Bolívia (século XIX): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Neste momento inicial a proposta é que os estudantes reconheçam os países que serão tratados ao longo da aula (Chile e Bolívia) e o conflito histórico que os envolve desde o século XIX, após seus processos independentistas, relacionado a conformação de seus territórios nacionais.

Peça aos alunos que observem o mapa atual do Chile e da Bolívia e o print da reportagem da BBC a respeito da disputa entre ambos por uma saída ao Oceano Pacífico. Proponha algumas questões para nortear a interpretação destes documentos:

  • Quais características podem ser observadas no atual mapa do Chile e da Bolívia?
  • O território do Chile possui alguma vantagem geográfica?
  • Quais os possíveis motivos levam a Bolívia, até hoje, a querer a devolução do território perdido no passado?

Os alunos devem identificar que apesar da Bolívia possuir um território mais extenso, o Chile possui acesso ao mar, o que beneficia estratégias militares e econômicas.

Reportagem: A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar. Fonte: BBC. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43480669>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Mapa do Chile e Bolívia. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf

Para saber mais:

Para conhecer melhor o território de ambos países, recomendamos a utilização do Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Am%C3%A9rica+do+Sul/@-18.6914571,-69.9309919,4z/data=!4m5!3m4!1s0x9409341c355d34b5:0x69d40ccfc9c6e32b!8m2!3d-8.783195!4d-55.491477 Acesso em: 17 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: O propósito desta etapa é aprofundar a reflexão sobre a importância da faixa litorânea para a Bolívia. Leia com os estudantes os artigos da Constituição boliviana atual acerca da Reivindicação marítima, em que o tema é reconhecido como um direito irrevogável e imprescritível. É interessante perceber que, mesmo sem saída ao mar, o país preserva sua Marinha. Alguns questionamento podem ser feitos:

  • O que é uma Constituição política? (Documento que registra os direitos e deveres em cada país.)
  • O Estado boliviano trata a questão da saída para o mar como um tema importante? (Sim, está inserido na Constituição política e é tratado como direito que não se pode abrir mão.)
  • Quem são os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos interesses marítimos na Bolívia? (A Marinha.)
  • Faz sentido que a Bolívia mantenha uma Marinha funcionando? (Sim, considerando que o país faz questão de adquirir sua saída ao mar. É uma forma de tratar dos interesses desta área.)

Para saber mais:

Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta parte da aula os alunos irão relacionar as mudanças dos mapas com os conflitos da região que se estendem até a atualidade. Para isso terão acesso a um mapa da Bolívia do século XIX que mostra o acesso ao mar pelo país. Você poderá questioná-los a respeito disso:

  • Ao observar o mapa, podemos identificar qual diferença entre os limites atuais do território da Bolívia?
  • Qual benefício esta alteração teria gerado ao Chile?

Analisando os mapas, os alunos devem concluir que a Bolívia possuía acesso ao mar no século XIX e que o Chile passou a ter controle desta saída
ao Oceano. O controle da região pode gerar diversos benefícios ao país como o fácil transporte de mercadorias a outros países pelo acesso ao mar.

Mapa Bolívia século XIX: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Guerra do Pacífico, para promover sua interpretação, direcione alguns questionamentos a eles:

  • Quais motivos relacionam-se à formação territorial de um país?
  • De quais maneiras as fronteiras dos países podem ser formadas?
  • Por que a Bolívia ainda sente-se insatisfeita com as delimitações de seu território?

Analisando os mapas e o texto, os alunos devem concluir a perda de territórios representa diversos prejuízos para um país, no caso da Bolívia a ausência acesso ao mar prejudica o escoamento da produção para fora do país e além disso os territórios perdidos podem oferecer matéria-prima
e sua população rende impostos.

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: No fim da aula peça aos alunos que desenvolvam oralmente a relação entre os conflitos territoriais, a formação do Estado do Chile e sua ligação com a Bolívia, identificando quais as consequências destes conflitos até a atualidade e os impactos econômicos e políticos da perda de territórios para um país.

Em seguida, solicite que os alunos dispostos em grupos (até quatro estudantes) elaborem um termo de acordo entre os dois países, sugerindo propostas para a resolução do impasse que possui motivos históricos e se estende até hoje. Após elaborados, os textos poderão ser lidos e editados entre todos os presentes.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, lápis, folhas, projetor, se disponível e materIais impressos.

Material complementar:

Mapa Chile e Bolívia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf

Para saber mais:

Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.

Mapa Bolívia (século XIX): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Neste momento inicial a proposta é que os estudantes reconheçam os países que serão tratados ao longo da aula (Chile e Bolívia) e o conflito histórico que os envolve desde o século XIX, após seus processos independentistas, relacionado a conformação de seus territórios nacionais.

Peça aos alunos que observem o mapa atual do Chile e da Bolívia e o print da reportagem da BBC a respeito da disputa entre ambos por uma saída ao Oceano Pacífico. Proponha algumas questões para nortear a interpretação destes documentos:

  • Quais características podem ser observadas no atual mapa do Chile e da Bolívia?
  • O território do Chile possui alguma vantagem geográfica?
  • Quais os possíveis motivos levam a Bolívia, até hoje, a querer a devolução do território perdido no passado?

Os alunos devem identificar que apesar da Bolívia possuir um território mais extenso, o Chile possui acesso ao mar, o que beneficia estratégias militares e econômicas.

Reportagem: A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar. Fonte: BBC. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43480669>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Mapa do Chile e Bolívia. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf

Para saber mais:

Para conhecer melhor o território de ambos países, recomendamos a utilização do Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Am%C3%A9rica+do+Sul/@-18.6914571,-69.9309919,4z/data=!4m5!3m4!1s0x9409341c355d34b5:0x69d40ccfc9c6e32b!8m2!3d-8.783195!4d-55.491477 Acesso em: 17 fev. 2019.

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Orientações: O propósito desta etapa é aprofundar a reflexão sobre a importância da faixa litorânea para a Bolívia. Leia com os estudantes os artigos da Constituição boliviana atual acerca da Reivindicação marítima, em que o tema é reconhecido como um direito irrevogável e imprescritível. É interessante perceber que, mesmo sem saída ao mar, o país preserva sua Marinha. Alguns questionamento podem ser feitos:

  • O que é uma Constituição política? (Documento que registra os direitos e deveres em cada país.)
  • O Estado boliviano trata a questão da saída para o mar como um tema importante? (Sim, está inserido na Constituição política e é tratado como direito que não se pode abrir mão.)
  • Quem são os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos interesses marítimos na Bolívia? (A Marinha.)
  • Faz sentido que a Bolívia mantenha uma Marinha funcionando? (Sim, considerando que o país faz questão de adquirir sua saída ao mar. É uma forma de tratar dos interesses desta área.)

Para saber mais:

Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta parte da aula os alunos irão relacionar as mudanças dos mapas com os conflitos da região que se estendem até a atualidade. Para isso terão acesso a um mapa da Bolívia do século XIX que mostra o acesso ao mar pelo país. Você poderá questioná-los a respeito disso:

  • Ao observar o mapa, podemos identificar qual diferença entre os limites atuais do território da Bolívia?
  • Qual benefício esta alteração teria gerado ao Chile?

Analisando os mapas, os alunos devem concluir que a Bolívia possuía acesso ao mar no século XIX e que o Chile passou a ter controle desta saída
ao Oceano. O controle da região pode gerar diversos benefícios ao país como o fácil transporte de mercadorias a outros países pelo acesso ao mar.

Mapa Bolívia século XIX: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

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Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Guerra do Pacífico, para promover sua interpretação, direcione alguns questionamentos a eles:

  • Quais motivos relacionam-se à formação territorial de um país?
  • De quais maneiras as fronteiras dos países podem ser formadas?
  • Por que a Bolívia ainda sente-se insatisfeita com as delimitações de seu território?

Analisando os mapas e o texto, os alunos devem concluir a perda de territórios representa diversos prejuízos para um país, no caso da Bolívia a ausência acesso ao mar prejudica o escoamento da produção para fora do país e além disso os territórios perdidos podem oferecer matéria-prima
e sua população rende impostos.

Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: No fim da aula peça aos alunos que desenvolvam oralmente a relação entre os conflitos territoriais, a formação do Estado do Chile e sua ligação com a Bolívia, identificando quais as consequências destes conflitos até a atualidade e os impactos econômicos e políticos da perda de territórios para um país.

Em seguida, solicite que os alunos dispostos em grupos (até quatro estudantes) elaborem um termo de acordo entre os dois países, sugerindo propostas para a resolução do impasse que possui motivos históricos e se estende até hoje. Após elaborados, os textos poderão ser lidos e editados entre todos os presentes.

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