Pintura: Cabildo Abierto de 22 de mayo de 1810
Plano de Aula
Plano de aula: A Independência da Argentina e os conflitos internos posteriores
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estado, nação, território, governo e país
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, se disponível e materiais impressos.
Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf
Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo para os alunos ou projeto o slide e peça que a turma realize a leitura.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Neste momento inicial, a proposta é que você aproxime os estudantes acerca da temática da aula, que se refere à Independência da Argentina e sua organização política no pós-Independência, marcado por disputas políticas e econômicas entre suas províncias. Para isso, os estudantes deverão reconhecer o mapa político atual do país, observando suas províncias integrantes e a propaganda estatal a respeito dos
200 anos da Independência argentina. Algumas questões podem ser feitas aos estudantes para mediar a interpretação das fontes:
- O mapa apresentado se refere a qual país? (Argentina.)
- Você já ouviu falar de algum lugar deste país (É possível que os estudantes se refiram a Buenos Aires, atual capital e maior destino turístico na Argentina).
- A que se refere o slogan apresentado? (Aos 200 anos da Independência da Argentina, comemorados em 2016.)
- Segundo o slogan, onde ocorreu a Independência do país? Você já ouviu falar deste lugar? Onde ele se localiza no mapa? (O slogan informa que a Independência argentina foi estabelecida na província de Tucumán, localizada no noroeste da Argentina.)
- Por que o aniversário de Independência é uma data importante a ser comemorada por países como a Argentina? (Os alunos poderão identificar que se refere ao fim da dominação colonial ou se aproximarem desta ideia, refletindo acerca do conceito de “independência”, enquanto forma de liberdade, apontando que é uma data em que o país se tornou “livre” com relação a algo. A relação de dependência no âmbito do sistema colonial será retomada no próximo slide.)
Mapa da Argentina (atual). Fonte: Wikimedia Commons. Disponível:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Argentina_-_mapa_de_las_provincias.svg Acesso em: 10 de março de 2019.
Propaganda do Bicentenario de la independencia argentina. Fonte: Bicentenario de la independencia argentina. Disponível em:
http://www.bicentenario2016.gob.ar/ Acesso: 10 de março de 2019.
Para saber mais:
Caso tenha computadores à disposição da turma, você pode solicitar que os alunos naveguem pelo mapa da Argentina usando a ferramenta do Google Maps, assim poderão explorar mais o território argentino.
Google Maps. Disponível em: https://www.google.com/maps/place/Argentina/@-36.5759119,-69.7676089,5z/data=!4m5!3m4!1s0x95bccaf5f5fdc667:0x3d2f77992af00fa8!8m2!3d-38.416097!4d-63.616672 Acesso em: 10 de março de 2019.
Contexto
Orientações: Peça aos alunos que observem o mapa e leiam o texto sobre a divisão da América Espanhola durante o período de domínio da coroa espanhola (do século XVI ao início do XIX). O objetivo é que reconheçam a especificidade da forma de organização política da época, marcada pelo domínio da metrópole europeia (Espanha) .
Questionamentos:
- Segundo o texto, quem foi responsável pela organização e exploração do território americano em destaque? (A coroa espanhola.)
- Qual foi a quesito para a divisão do território em capitanias e vice-reinados? (Os alunos devem diferenciar as capitanias e os vice-reinados de acordo com sua importância econômica e territorial.)
- Observando o mapa e comparando-o ao anterior, a Argentina estava localizada em qual vice-reinado? (Vice-reinado da Prata.)
- Sua localização pode ser considerada estratégica? Por quê? (Sim. O vice-reinado da Prata tem a presença do rio do Prata que deságua no oceano Atlântico. A saída para o mar é importante para o transporte marítimo e comércio, por exemplo.)
Mapa dos vice-reinos e capitanias gerais da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/58gQB3mYmtFBdcG6vHdwJvYXE9fze9hWDQdg9TyQMfNJm6cvwN8ztYcXH2eA/mapa-dos-vice-reinados-e-capitanias-gerais-da-america-espanhola.pdf
A organização da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que façam a leitura sobre a organização administrativa da América espanhola.
Alguns questionamentos podem ser feitos:
- Onde estava localizada a Argentina naquele contexto colonial? (No vice-reinado da Prata.)
- Qual era a função dos cabildos e das audiências? (As audiências possuíam uma função jurídica, enquanto os cabildos eram como câmaras municipais, exerciam uma função administrativa e legislativa.)
- Quais eram os membros dos cabildos? (Homens considerados de grande importância na sociedade como os chapetones, espanhóis que viviam na América, e criollos, filhos de espanhóis nascidos na América.)
- A composição dos cabildos representa uma ampla participação democrática da população? (Não. O texto não se refere às camadas mais pobres da população e nem a participação de mulheres.)
Texto: A organização da América Espanhola. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf
Problematização
Orientações: Exponha a imagem do Cabildo Abierto de 22 de maio de 1810 e o texto para interpretação dos alunos. O objetivo é que compreendam que a ocasião retratada se refere a uma reunião realizada entre os membros do cabildo argentino em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que resultou na Guerra de Independência da Argentina com a metrópole espanhola (1810-1816).
Para mediar a interpretação das fontes, sugerimos algumas questões:
- Qual ideia a imagem expressa? O que poderia estar sendo retratada nela? (Uma reunião de homens, todos bem vestidos e, aparentemente, de diferentes grupos, por exemplo, militares, padres e outros de elite.)
- Segundo o texto, a que se referia esta reunião? (É uma reunião realizada em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que contribuiu para a Independência da Argentina.)
- Observando a imagem podemos identificar presença de algum grupo social popular? Todos os setores da sociedade estão presentes na imagem? (Não, a imagem aparenta ter a presença apenas de grupos mais ligados a elite. Não há camponeses, indígenas, negros ou mulheres.)
Material disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCCYcT5xx4S3K4HW4wMf9XUGfWEAnDT9v6mxfeUZgnnX6k42SBdrsKEGPVFb/pintura-cabildo-abierto-de-22-de-mayo-de-1810.pdf
Para saber mais: A respeito da “Revolução de maio” de 1810 na Argentina, processo iniciado na reunião do Cabildo Abierto e que contribuiu para o processo de Independência do país em 1816, veja: Hoje na História: 1810 – Ocorre a Revolução de Maio na Argentina. Fonte: Opera Mundi. Disponível em:
https://operamundi.uol.com.br/historia/29087/hoje-na-historia-1810-ocorre-a-revolucao-de-maio-na-argentina Acesso em: 10 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Promova a leitura coletiva dos trechos do livro A formação das nações latino-americanas, da historiadora Maria Ligia Prado, sobre os diferentes grupos políticos que formavam as regiões da Argentina no século XIX e os conflitos ocorridos entre eles após a Independência.
Os alunos devem identificar que havia divergências políticas e econômicas entre as diferentes regiões da Argentina, motivando conflitos entre as províncias e a instalação de um governo incompatível com as ideias liberais.
Alguns questionamentos podem mediar a interpretação do texto:
- Após a Independência, havia um clima de unidade entre as províncias? (Não, havia divergência entre suas regiões, por domínio político e controle do território e rios.)
- Quais os dois projetos políticos para a Argentina estavam em disputa em 1830? (O centralismo, defendido por Córdoba, e o federalismo, defendido por Buenos Aires e Santa Fé.)
- Qual província vinha com uma postura mais dominante naquele contexto? (Buenos Aires, que vinha dominando o acesso a toda a bacia fluvial do Prata e perseguia seus inimigos de forma violenta.)
Com base na leitura do trecho, os alunos devem identificar que não havia uma postura política homogênea entre as diferentes regiões da Argentina após a Independência, isso levou a conflitos regionais dentro do país, levando a Argentina a ser uma nação dividida e em conflito diante de diferentes propostas políticas para o destino do país.
Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: No final os alunos devem reconhecer que, apesar de uma aparente união para conquista da Independência, o que sugere o quadro,
a Argentina acabou se transformando, após a emancipação, em um território dividido em regiões com interesses políticos e econômicos distintos, marcado até certo momento pela hegemonia política de Buenos Aires.
Solicite aos alunos que interpretem a pintura atribuindo a elas falas. Nestas falas eles devem abordar quais seriam as expectativas da Independência para os grupos representados, colocando se estas expectativas foram efetivamente conquistadas. Estes alunos podem apontar ausência de liberdade de expressão e liberdade política.
Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as imagens e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação. Peça para que os alunos reflitam sobre as questões a respeito da primeira imagem, para que respondam às questões propostas sobre o mapa da divisão da América espanhola, por escrito, por meio de tópicos, um pequeno texto, através de áudio ou vídeo, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar.
Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a estas perguntas.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar para os alunos as três fontes sugeridas, juntamente com os respectivos questionamentos, e organizá-los em grupos. Outra possibilidade é encaminhar a pintura "Cabildo Abierto", de 22 de maio de 1810, e o texto sobre a organização política da colônia espanhola para alguns grupos, e o trecho de “As formações das nações latino-americanas”, de Maria Ligia Prado, para outros, de modo que cada grupo tenha menos fontes para serem investigadas. Neste caso, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de apresentar as respostas e o que aprenderam com as fontes aos outros grupos, e vice-versa. Para isso, oriente que gravem breves áudios ou vídeos explicando o que aprenderam e coloquem os achados em um mural no Padlet ou postem na sala da turma no Google Sala de Aula. Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você.
No momento síncrono, você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de maneira independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para reflexão:
Imagem de Cabildo Abierto e texto sobre organização política na colônia:
- Qual ideia a imagem expressa? O que poderia estar sendo retratada nela?
- Onde estava localizada a Argentina naquele contexto colonial?
- Segundo o texto, a que se referia esta reunião?
- Quais eram os membros dos cabildos?
Trecho de "A formação das nações latino-americanas":
- Qual província vinha com uma postura mais dominante naquele contexto?
Questões para responderem:
Imagem de Cabildo Abierto e texto sobre organização política na colônia:
- Observando a imagem, podemos identificar a presença de algum grupo social popular? Todos os setores da sociedade estão presentes na imagem?
- A composição dos cabildos representa uma ampla participação democrática da população?
Trecho de A formação das nações latino-americanas
- Após a Independência, havia um clima de unidade entre as províncias?
- Quais os dois projetos políticos para a Argentina que estavam em disputa em 1830?
Sistematização
Para a produção da reinterpretação da pintura com os balõezinhos, você pode propor que os estudantes façam um desenho da pintura com as falas e postem fotografias das atividades no grupo da sala, ou em um mural no Padlet.
Você também pode propor que eles façam uma história em quadrinhos sobre o que aprenderam na aula.
Estimule os alunos a compartilharem as atividades com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones android e IOS.
Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha C. D. Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI06 Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
Palavras-chave: Independência, Argentina, nação, Estado, conflitos.
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