16901
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência da Argentina e os conflitos internos posteriores

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência da Argentina e os conflitos internos posteriores

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Drive.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as imagens e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação. Peça para que os alunos reflitam sobre as questões a respeito da primeira imagem, para que respondam às questões propostas sobre o mapa da divisão da América espanhola, por escrito, por meio de tópicos, um pequeno texto, através de áudio ou vídeo, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar.

Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a estas perguntas.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar para os alunos as três fontes sugeridas, juntamente com os respectivos questionamentos, e organizá-los em grupos. Outra possibilidade é encaminhar a pintura "Cabildo Abierto", de 22 de maio de 1810, e o texto sobre a organização política da colônia espanhola para alguns grupos, e o trecho de “As formações das nações latino-americanas”, de Maria Ligia Prado, para outros, de modo que cada grupo tenha menos fontes para serem investigadas. Neste caso, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de apresentar as respostas e o que aprenderam com as fontes aos outros grupos, e vice-versa. Para isso, oriente que gravem breves áudios ou vídeos explicando o que aprenderam e coloquem os achados em um mural no Padlet ou postem na sala da turma no Google Sala de Aula. Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas.

Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você.
No momento síncrono, você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de maneira independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para reflexão:
Imagem de Cabildo Abierto e texto sobre organização política na colônia:
- Qual ideia a imagem expressa? O que poderia estar sendo retratada nela?
- Onde estava localizada a Argentina naquele contexto colonial?
- Segundo o texto, a que se referia esta reunião?
- Quais eram os membros dos cabildos?

Trecho de "A formação das nações latino-americanas":
- Qual província vinha com uma postura mais dominante naquele contexto?

Questões para responderem:

Imagem de Cabildo Abierto e texto sobre organização política na colônia:
- Observando a imagem, podemos identificar a presença de algum grupo social popular? Todos os setores da sociedade estão presentes na imagem?
- A composição dos cabildos representa uma ampla participação democrática da população?

Trecho de A formação das nações latino-americanas
- Após a Independência, havia um clima de unidade entre as províncias?
- Quais os dois projetos políticos para a Argentina que estavam em disputa em 1830?

Sistematização
Para a produção da reinterpretação da pintura com os balõezinhos, você pode propor que os estudantes façam um desenho da pintura com as falas e postem fotografias das atividades no grupo da sala, ou em um mural no Padlet.
Você também pode propor que eles façam uma história em quadrinhos sobre o que aprenderam na aula.
Estimule os alunos a compartilharem as atividades com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones android e IOS.

Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_06UND02

(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas