16901
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência da Argentina e os conflitos internos posteriores

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência da Argentina e os conflitos internos posteriores

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, se disponível e materiais impressos.

Pintura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCCYcT5xx4S3K4HW4wMf9XUGfWEAnDT9v6mxfeUZgnnX6k42SBdrsKEGPVFb/pintura-cabildo-abierto-de-22-de-mayo-de-1810.pdf

Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf

Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo para os alunos ou projeto o slide e peça que a turma realize a leitura.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento inicial, a proposta é que você aproxime os estudantes acerca da temática da aula, que se refere à Independência da Argentina e sua organização política no pós-Independência, marcado por disputas políticas e econômicas entre suas províncias. Para isso, os estudantes deverão reconhecer o mapa político atual do país, observando suas províncias integrantes e a propaganda estatal a respeito dos
200 anos da Independência argentina. Algumas questões podem ser feitas aos estudantes para mediar a interpretação das fontes:

  • O mapa apresentado se refere a qual país? (Argentina.)
  • Você já ouviu falar de algum lugar deste país (É possível que os estudantes se refiram a Buenos Aires, atual capital e maior destino turístico na Argentina).
  • A que se refere o slogan apresentado? (Aos 200 anos da Independência da Argentina, comemorados em 2016.)
  • Segundo o slogan, onde ocorreu a Independência do país? Você já ouviu falar deste lugar? Onde ele se localiza no mapa? (O slogan informa que a Independência argentina foi estabelecida na província de Tucumán, localizada no noroeste da Argentina.)
  • Por que o aniversário de Independência é uma data importante a ser comemorada por países como a Argentina? (Os alunos poderão identificar que se refere ao fim da dominação colonial ou se aproximarem desta ideia, refletindo acerca do conceito de “independência”, enquanto forma de liberdade, apontando que é uma data em que o país se tornou “livre” com relação a algo. A relação de dependência no âmbito do sistema colonial será retomada no próximo slide.)

Mapa da Argentina (atual). Fonte: Wikimedia Commons. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Argentina_-_mapa_de_las_provincias.svg Acesso em: 10 de março de 2019.

Propaganda do Bicentenario de la independencia argentina. Fonte: Bicentenario de la independencia argentina. Disponível em:

http://www.bicentenario2016.gob.ar/ Acesso: 10 de março de 2019.

Para saber mais:

Caso tenha computadores à disposição da turma, você pode solicitar que os alunos naveguem pelo mapa da Argentina usando a ferramenta do Google Maps, assim poderão explorar mais o território argentino.

Google Maps. Disponível em: https://www.google.com/maps/place/Argentina/@-36.5759119,-69.7676089,5z/data=!4m5!3m4!1s0x95bccaf5f5fdc667:0x3d2f77992af00fa8!8m2!3d-38.416097!4d-63.616672 Acesso em: 10 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem o mapa e leiam o texto sobre a divisão da América Espanhola durante o período de domínio da coroa espanhola (do século XVI ao início do XIX). O objetivo é que reconheçam a especificidade da forma de organização política da época, marcada pelo domínio da metrópole europeia (Espanha) .

Questionamentos:

  • Segundo o texto, quem foi responsável pela organização e exploração do território americano em destaque? (A coroa espanhola.)
  • Qual foi a quesito para a divisão do território em capitanias e vice-reinados? (Os alunos devem diferenciar as capitanias e os vice-reinados de acordo com sua importância econômica e territorial.)
  • Observando o mapa e comparando-o ao anterior, a Argentina estava localizada em qual vice-reinado? (Vice-reinado da Prata.)
  • Sua localização pode ser considerada estratégica? Por quê? (Sim. O vice-reinado da Prata tem a presença do rio do Prata que deságua no oceano Atlântico. A saída para o mar é importante para o transporte marítimo e comércio, por exemplo.)

Mapa dos vice-reinos e capitanias gerais da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/58gQB3mYmtFBdcG6vHdwJvYXE9fze9hWDQdg9TyQMfNJm6cvwN8ztYcXH2eA/mapa-dos-vice-reinados-e-capitanias-gerais-da-america-espanhola.pdf

A organização da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que façam a leitura sobre a organização administrativa da América espanhola.

Alguns questionamentos podem ser feitos:

  • Onde estava localizada a Argentina naquele contexto colonial? (No vice-reinado da Prata.)
  • Qual era a função dos cabildos e das audiências? (As audiências possuíam uma função jurídica, enquanto os cabildos eram como câmaras municipais, exerciam uma função administrativa e legislativa.)
  • Quais eram os membros dos cabildos? (Homens considerados de grande importância na sociedade como os chapetones, espanhóis que viviam na América, e criollos, filhos de espanhóis nascidos na América.)
  • A composição dos cabildos representa uma ampla participação democrática da população? (Não. O texto não se refere às camadas mais pobres da população e nem a participação de mulheres.)

Texto: A organização da América Espanhola. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha a imagem do Cabildo Abierto de 22 de maio de 1810 e o texto para interpretação dos alunos. O objetivo é que compreendam que a ocasião retratada se refere a uma reunião realizada entre os membros do cabildo argentino em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que resultou na Guerra de Independência da Argentina com a metrópole espanhola (1810-1816).

Para mediar a interpretação das fontes, sugerimos algumas questões:

  • Qual ideia a imagem expressa? O que poderia estar sendo retratada nela? (Uma reunião de homens, todos bem vestidos e, aparentemente, de diferentes grupos, por exemplo, militares, padres e outros de elite.)
  • Segundo o texto, a que se referia esta reunião? (É uma reunião realizada em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que contribuiu para a Independência da Argentina.)
  • Observando a imagem podemos identificar presença de algum grupo social popular? Todos os setores da sociedade estão presentes na imagem? (Não, a imagem aparenta ter a presença apenas de grupos mais ligados a elite. Não há camponeses, indígenas, negros ou mulheres.)

Material disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCCYcT5xx4S3K4HW4wMf9XUGfWEAnDT9v6mxfeUZgnnX6k42SBdrsKEGPVFb/pintura-cabildo-abierto-de-22-de-mayo-de-1810.pdf

Para saber mais: A respeito da “Revolução de maio” de 1810 na Argentina, processo iniciado na reunião do Cabildo Abierto e que contribuiu para o processo de Independência do país em 1816, veja: Hoje na História: 1810 – Ocorre a Revolução de Maio na Argentina. Fonte: Opera Mundi. Disponível em:

https://operamundi.uol.com.br/historia/29087/hoje-na-historia-1810-ocorre-a-revolucao-de-maio-na-argentina Acesso em: 10 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Promova a leitura coletiva dos trechos do livro A formação das nações latino-americanas, da historiadora Maria Ligia Prado, sobre os diferentes grupos políticos que formavam as regiões da Argentina no século XIX e os conflitos ocorridos entre eles após a Independência.

Os alunos devem identificar que havia divergências políticas e econômicas entre as diferentes regiões da Argentina, motivando conflitos entre as províncias e a instalação de um governo incompatível com as ideias liberais.

Alguns questionamentos podem mediar a interpretação do texto:

  • Após a Independência, havia um clima de unidade entre as províncias? (Não, havia divergência entre suas regiões, por domínio político e controle do território e rios.)
  • Quais os dois projetos políticos para a Argentina estavam em disputa em 1830? (O centralismo, defendido por Córdoba, e o federalismo, defendido por Buenos Aires e Santa Fé.)
  • Qual província vinha com uma postura mais dominante naquele contexto? (Buenos Aires, que vinha dominando o acesso a toda a bacia fluvial do Prata e perseguia seus inimigos de forma violenta.)

Com base na leitura do trecho, os alunos devem identificar que não havia uma postura política homogênea entre as diferentes regiões da Argentina após a Independência, isso levou a conflitos regionais dentro do país, levando a Argentina a ser uma nação dividida e em conflito diante de diferentes propostas políticas para o destino do país.

Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: No final os alunos devem reconhecer que, apesar de uma aparente união para conquista da Independência, o que sugere o quadro,
a Argentina acabou se transformando, após a emancipação, em um território dividido em regiões com interesses políticos e econômicos distintos, marcado até certo momento pela hegemonia política de Buenos Aires.

Solicite aos alunos que interpretem a pintura atribuindo a elas falas. Nestas falas eles devem abordar quais seriam as expectativas da Independência para os grupos representados, colocando se estas expectativas foram efetivamente conquistadas. Estes alunos podem apontar ausência de liberdade de expressão e liberdade política.

Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, se disponível e materiais impressos.

Pintura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCCYcT5xx4S3K4HW4wMf9XUGfWEAnDT9v6mxfeUZgnnX6k42SBdrsKEGPVFb/pintura-cabildo-abierto-de-22-de-mayo-de-1810.pdf

Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf

Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo para os alunos ou projeto o slide e peça que a turma realize a leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento inicial, a proposta é que você aproxime os estudantes acerca da temática da aula, que se refere à Independência da Argentina e sua organização política no pós-Independência, marcado por disputas políticas e econômicas entre suas províncias. Para isso, os estudantes deverão reconhecer o mapa político atual do país, observando suas províncias integrantes e a propaganda estatal a respeito dos
200 anos da Independência argentina. Algumas questões podem ser feitas aos estudantes para mediar a interpretação das fontes:

  • O mapa apresentado se refere a qual país? (Argentina.)
  • Você já ouviu falar de algum lugar deste país (É possível que os estudantes se refiram a Buenos Aires, atual capital e maior destino turístico na Argentina).
  • A que se refere o slogan apresentado? (Aos 200 anos da Independência da Argentina, comemorados em 2016.)
  • Segundo o slogan, onde ocorreu a Independência do país? Você já ouviu falar deste lugar? Onde ele se localiza no mapa? (O slogan informa que a Independência argentina foi estabelecida na província de Tucumán, localizada no noroeste da Argentina.)
  • Por que o aniversário de Independência é uma data importante a ser comemorada por países como a Argentina? (Os alunos poderão identificar que se refere ao fim da dominação colonial ou se aproximarem desta ideia, refletindo acerca do conceito de “independência”, enquanto forma de liberdade, apontando que é uma data em que o país se tornou “livre” com relação a algo. A relação de dependência no âmbito do sistema colonial será retomada no próximo slide.)

Mapa da Argentina (atual). Fonte: Wikimedia Commons. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Argentina_-_mapa_de_las_provincias.svg Acesso em: 10 de março de 2019.

Propaganda do Bicentenario de la independencia argentina. Fonte: Bicentenario de la independencia argentina. Disponível em:

http://www.bicentenario2016.gob.ar/ Acesso: 10 de março de 2019.

Para saber mais:

Caso tenha computadores à disposição da turma, você pode solicitar que os alunos naveguem pelo mapa da Argentina usando a ferramenta do Google Maps, assim poderão explorar mais o território argentino.

Google Maps. Disponível em: https://www.google.com/maps/place/Argentina/@-36.5759119,-69.7676089,5z/data=!4m5!3m4!1s0x95bccaf5f5fdc667:0x3d2f77992af00fa8!8m2!3d-38.416097!4d-63.616672 Acesso em: 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem o mapa e leiam o texto sobre a divisão da América Espanhola durante o período de domínio da coroa espanhola (do século XVI ao início do XIX). O objetivo é que reconheçam a especificidade da forma de organização política da época, marcada pelo domínio da metrópole europeia (Espanha) .

Questionamentos:

  • Segundo o texto, quem foi responsável pela organização e exploração do território americano em destaque? (A coroa espanhola.)
  • Qual foi a quesito para a divisão do território em capitanias e vice-reinados? (Os alunos devem diferenciar as capitanias e os vice-reinados de acordo com sua importância econômica e territorial.)
  • Observando o mapa e comparando-o ao anterior, a Argentina estava localizada em qual vice-reinado? (Vice-reinado da Prata.)
  • Sua localização pode ser considerada estratégica? Por quê? (Sim. O vice-reinado da Prata tem a presença do rio do Prata que deságua no oceano Atlântico. A saída para o mar é importante para o transporte marítimo e comércio, por exemplo.)

Mapa dos vice-reinos e capitanias gerais da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/58gQB3mYmtFBdcG6vHdwJvYXE9fze9hWDQdg9TyQMfNJm6cvwN8ztYcXH2eA/mapa-dos-vice-reinados-e-capitanias-gerais-da-america-espanhola.pdf

A organização da América espanhola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que façam a leitura sobre a organização administrativa da América espanhola.

Alguns questionamentos podem ser feitos:

  • Onde estava localizada a Argentina naquele contexto colonial? (No vice-reinado da Prata.)
  • Qual era a função dos cabildos e das audiências? (As audiências possuíam uma função jurídica, enquanto os cabildos eram como câmaras municipais, exerciam uma função administrativa e legislativa.)
  • Quais eram os membros dos cabildos? (Homens considerados de grande importância na sociedade como os chapetones, espanhóis que viviam na América, e criollos, filhos de espanhóis nascidos na América.)
  • A composição dos cabildos representa uma ampla participação democrática da população? (Não. O texto não se refere às camadas mais pobres da população e nem a participação de mulheres.)

Texto: A organização da América Espanhola. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/48hGcPyQ2WUQsm2jHd9tJ6bqvN8cj3U85SMEjSFaMSZxYMstEAJg87qTTGPV/a-organizacao-administrativa-da-colonia-espanhola.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha a imagem do Cabildo Abierto de 22 de maio de 1810 e o texto para interpretação dos alunos. O objetivo é que compreendam que a ocasião retratada se refere a uma reunião realizada entre os membros do cabildo argentino em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que resultou na Guerra de Independência da Argentina com a metrópole espanhola (1810-1816).

Para mediar a interpretação das fontes, sugerimos algumas questões:

  • Qual ideia a imagem expressa? O que poderia estar sendo retratada nela? (Uma reunião de homens, todos bem vestidos e, aparentemente, de diferentes grupos, por exemplo, militares, padres e outros de elite.)
  • Segundo o texto, a que se referia esta reunião? (É uma reunião realizada em Buenos Aires, a partir da qual teve início um processo que contribuiu para a Independência da Argentina.)
  • Observando a imagem podemos identificar presença de algum grupo social popular? Todos os setores da sociedade estão presentes na imagem? (Não, a imagem aparenta ter a presença apenas de grupos mais ligados a elite. Não há camponeses, indígenas, negros ou mulheres.)

Material disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCCYcT5xx4S3K4HW4wMf9XUGfWEAnDT9v6mxfeUZgnnX6k42SBdrsKEGPVFb/pintura-cabildo-abierto-de-22-de-mayo-de-1810.pdf

Para saber mais: A respeito da “Revolução de maio” de 1810 na Argentina, processo iniciado na reunião do Cabildo Abierto e que contribuiu para o processo de Independência do país em 1816, veja: Hoje na História: 1810 – Ocorre a Revolução de Maio na Argentina. Fonte: Opera Mundi. Disponível em:

https://operamundi.uol.com.br/historia/29087/hoje-na-historia-1810-ocorre-a-revolucao-de-maio-na-argentina Acesso em: 10 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Promova a leitura coletiva dos trechos do livro A formação das nações latino-americanas, da historiadora Maria Ligia Prado, sobre os diferentes grupos políticos que formavam as regiões da Argentina no século XIX e os conflitos ocorridos entre eles após a Independência.

Os alunos devem identificar que havia divergências políticas e econômicas entre as diferentes regiões da Argentina, motivando conflitos entre as províncias e a instalação de um governo incompatível com as ideias liberais.

Alguns questionamentos podem mediar a interpretação do texto:

  • Após a Independência, havia um clima de unidade entre as províncias? (Não, havia divergência entre suas regiões, por domínio político e controle do território e rios.)
  • Quais os dois projetos políticos para a Argentina estavam em disputa em 1830? (O centralismo, defendido por Córdoba, e o federalismo, defendido por Buenos Aires e Santa Fé.)
  • Qual província vinha com uma postura mais dominante naquele contexto? (Buenos Aires, que vinha dominando o acesso a toda a bacia fluvial do Prata e perseguia seus inimigos de forma violenta.)

Com base na leitura do trecho, os alunos devem identificar que não havia uma postura política homogênea entre as diferentes regiões da Argentina após a Independência, isso levou a conflitos regionais dentro do país, levando a Argentina a ser uma nação dividida e em conflito diante de diferentes propostas políticas para o destino do país.

Trecho do livro da historiadora Maria Ligia Prado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9VM8KXx4cBZFJRW2tgERq2yHg6npYM85r6NzStcjkjamNYEfMKWpAGyyHfm/trecho-do-livro-de-maria-ligia-prado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: No final os alunos devem reconhecer que, apesar de uma aparente união para conquista da Independência, o que sugere o quadro,
a Argentina acabou se transformando, após a emancipação, em um território dividido em regiões com interesses políticos e econômicos distintos, marcado até certo momento pela hegemonia política de Buenos Aires.

Solicite aos alunos que interpretem a pintura atribuindo a elas falas. Nestas falas eles devem abordar quais seriam as expectativas da Independência para os grupos representados, colocando se estas expectativas foram efetivamente conquistadas. Estes alunos podem apontar ausência de liberdade de expressão e liberdade política.

Material para Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WuMraN26qMaU3yRQ7ymmkb3CXkHmnk3qApDBxrUtbY3r23kRAPnDAJ5mtnZ9/baloezinhos.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano