16900
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A Revolução Francesa e o período do Terror jacobino (1793-1794)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Revolução Francesa e o período do Terror jacobino (1793-1794)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS8_04UND02

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto e imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, de e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicar. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que esteja utilizando para se comunicar com a turma, encaminhe o objetivo da aula, o documento com o trecho da reportagem do Jornal Estadão sobre o leilão de uma guilhotina e os questionamentos propostos na etapa.

     - Quem compraria uma guilhotina que custa 8 mil euros?
     - Com qual período da História da França este objeto se relaciona?
     - Por que este objeto é considerado “de valor histórico”?
     - Qual o motivo da polêmica noticiada pelo jornal?
     - Na sua opinião, um objeto de valor histórico como uma guilhotina, ligado à História da França, deveria estar no acervo particular de uma pessoa ou em um museu aberto à visitação?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder, eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Eles podem debater acerca da última questão, também no grupo da sala. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que você achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.

Você pode encaminhar as fontes propostas nesta etapa da aula, uma de cada vez, com os questionamentos ou enviar todas as fontes de uma vez, com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para a análise delas.

1º - Verbetes relacionados à Rev. Francesa
     - O era a guilhotina e por que ela foi criada?
     - O que significavam os termos “jacobino” e “girondino” no contexto da Revolução Francesa?
     - O que foi o período conhecido como Terror?
     - Qual a relação entre jacobinos, guilhotina e Terror?
2º - Tabela cronologia da Rev. Francesa
     - Quais são os dois períodos da História da Revolução Francesa presentes na tabela?
     - Quais grupos políticos estão presentes nestes dois momentos?
     - Quais mudanças políticas a França viveu neste período?
     - Por que podemos dizer que a Revolução Francesa colocou um fim no Antigo Regime?
3º - Imagem “Representação da Guilhotina”
     - Quais eram os motivos que levavam à execução na guilhotina?
     - Em que medida a execução na guilhotina cumpria o objetivo de seu criador, o médico Guilhotin?
     - A imagem da guilhotina é coerente com a descrição do Terror jacobino?
4º - Imagem “Interior de um Comitê Revolucionário”
     - Considerando que a fonte foi produzida em 1797, portanto depois do fim do Terror com o golpe do 9 de Termidor (queda de Robespierre), como ela denuncia as arbitrariedades dos jacobinos?
     - Quais objetos ou personagens estão presentes tanto na primeira como na segunda imagem?
     - Quais estão presentes em apenas uma delas?
     - Quais as relações entre a guilhotina e os comitês revolucionários com o clima de “terror” deste momento político?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações sobre a Revolução Francesa etc.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as suas respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo de anúncio do Leilão e os alunos podem preencher os itens com as imagens propostas ou podem escolher outras imagens relacionadas ao contexto da Revolução Francesa. Eles podem fazer os anúncios no computador ou celular, usando apps e softwares que permitem edição de imagem e texto, como Google Docs e Google Apresentações ou fazer os anúncios nos cadernos, com base no modelo e enviar foto das suas produções.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os seus anúncios ou eles podem enviá-las no grupo da sala pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.

Incentive os alunos a compartilharem as suas cartas com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem saber um pouco mais sobre a história da guilhotina na matéria da revista Aventuras na História: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/guilhotina-a-solucao-humana.phtml>.

E podem conhecer um pouco mais sobre a França e a Revolução Francesa com a leitura de dois artigos da Revista Aventuras na História: o luxo da corte
<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-um-dia-em-versalhes-era-suficiente-para-entender-razoes-da-revolucao.phtml>
e a transformação da revolução
<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/era-industrial/revolucao-francesa-aux-armes-citoyens-backup.phtml>.

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
     - Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
     - Google Sala de Aula (como criar uma turma): https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020273?hl=pt-BR&ref_topic=9049977
     - Google Drive (como organizar pastas): https://youtu.be/CI_jN0ieQCw
     - Google Meet (como criar uma reunião online): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
     - Google Apresentações (como usar): https://www.youtube.com/watch?v=KWhNHY6_Wm4&t=2461s
     - Padlet (como usar): https://youtu.be/ahrXd0Kqwso

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_04UND02

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas