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Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - Tesouro, exploração e mão de obra a América espanhola

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Tesouro, exploração e mão de obra a América espanhola

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor.

Material complementar:

Sequência de prints do vídeo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

O arquivo é um recurso que poderá ser utilizado pelo professor na falta de dispositivos capazes de exibir o vídeo sugerido.

A mão de obra na exploração de minérios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYvnaV9HbZguKCtR8Jndbs8W7zP5RX9Y8D46Z5tARVk7Rpscd5Ck59vNMtjp/his7-10und04-a-mao-de-obra-da-exploracao-de-minerios.pdf

Trecho do texto de Maria Alexandre sobre a exploração de minérios e a mão de obra empregada, no qual a autora apresenta a definição de algumas noções importantes para a compreensão da relação entre os povos nativos e o modo de produção espanhol imposto na América.

Para você saber mais:

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

FLEURY, Fábio. Cientistas localizam naufrágios de 17 bilhões de dólares na Colômbia. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/cientistas-localizam-naufragio-de-17-bilhoes-de-dolares-na-colombia-25052018. Acesso em: 21 fev. 2019.

SABOGAL, Winstson Manrique. Três séculos de lenda vem à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acesso em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, cuide para que ao fazer isso não antecipe respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A contextualização está dividida em duas partes. Neste momento, que terá a duração de 2 minutos, organize a sala em grupos com no máximo quatro alunos, informando que esta formação deverá continuar até o fim da aula. Projete o slide e peça para algum aluno ler a notícia. Na impossibilidade do recurso, imprima a notícia e distribua entre os grupos.

O arquivo para a impressão ou projeção da sequência de prints do vídeo está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

Uma opção para iniciar os alunos ao conteúdo é exibir uma reportagem sobre a descoberta do galeão naufragado, da agência internacional de notícias AFP, divulgada em 3 de agosto de 2018. Este vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=m4IPWRvPy1s.

Na impossibilidade de exibir o vídeo, imprima ou projete a sequência de prints do vídeo sugerido. Este arquivo está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

Para você saber mais:

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

SABOGAL, Winston Manrique. Três séculos de lenda vem à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acessado em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: No segundo momento da Contextualização, projete, escreva no quadro ou proponha um diálogo lendo as perguntas.

Promova um ambiente descontraído perguntando aos alunos o que chamou a atenção deles na notícia exibida. Com base nesta proposta para iniciar um diálogo, faça as perguntas relacionando-as com o que foi dito por eles.

É possível que os alunos atentem para a imagem da reportagem e questionem se o que foi registrado é um tesouro. Partindo deste ponto, na primeira pergunta espera-se que as respostas estejam relacionadas a muito ouro e jóias e talvez possam relacionar com piratas. Em seguida, que eles identifiquem que a reportagem trata de um naufrágio que ocorreu há século atrás e se relacionarem aos conteúdos que já foram trabalhados nas aulas anteriores, reconhecer que a Colômbia era parte do território colonial americano da Espanha.

Caso os alunos demonstrem dificuldades, inicialmente, peça para que eles mencionem personagens de histórias infantis, filmes ou séries que tratem do termo tesouro. Questione qual é a sua importância para os personagens e quais acontecimentos estão relacionados. Identificada a sua importância, pergunte se eles já ouviram falar sobre algum tesouro nos dias de hoje e faça a segunda pergunta. Neste momento, volte à notícia e peça para observarem o que em alguma relação ou semelhança com alguma coisa atual. Será com base neste exercício de comparação que haverá a possibilidade de os alunos relacionarem as informações lidas com acontecimentos anteriores ao nosso atual período histórico, como por exemplo a condição de colônia da América que também foi explorada pela Espanha. Faça perguntas relacionadas às aulas anteriores, promovendo uma conexão entre os conteúdos estudados.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o problema que conduzirá toda a aula. Informe para a turma que a sua resolução será um processo coletivo construído com base na comparação de três fontes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos e distribua uma cópia impressa dos textos.

Trecho do texto de Maria Alexandre sobre a exploração de minérios e a mão de obra empregada:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYvnaV9HbZguKCtR8Jndbs8W7zP5RX9Y8D46Z5tARVk7Rpscd5Ck59vNMtjp/his7-10und04-a-mao-de-obra-da-exploracao-de-minerios.pdf

Reportagem “Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia”: https://sptnkne.ws/eNHA

Na indisponibilidade desta reportagem no site, opte por um dos links abaixo:

Proponha uma leitura em conjunto e em voz alta, selecione um representante de cada grupo para realizar a leitura ou peça para que cada aluno leia um trecho ou um parágrafo. É importante que você esteja atento para esclarecer as dúvidas dos alunos, principalmente a respeito das palavras desconhecidas.

Sugira aos alunos de que a resposta deverá ser anotada no caderno. O objetivo é que os alunos compreendam que todo o tesouro adquirido pelos espanhóis foi resultado de exploração da mão de obra ameríndia. Peça para responderem a pergunta e, em seguida, apresentarem as suas considerações para a turma.

Caso respondam corretamente, peça para citarem trechos que justifiquem as suas respostas. Os trechos podem ser: “(...) o processo de organização da força de trabalho nas colônias espanholas (...) aconteceu especialmente em regiões nas quais existiam uma população densa e que mais tarde se tornaram núcleos centrais do império espanhol, devido a descoberta de minérios”, “(...) como a sede pela mão de obra era grande pela maioria dos colonizadores, a escravidão foi assim em quase toda parte o primeiro sistema de trabalho” ou “No México e no Peru a força de trabalho denominada repartimiento mais tarde foi chamada de encomienda e tinha por finalidade compartilhar de modo mais ou menos amigável a oferta de mão de obra com os primeiros colonizadores”.

Caso o aluno não chegue à resposta esperada, indique estes trechos para ele e pergunte novamente se ele vê a diferença. Se ainda assim, ele não vir a diferença, pergunte à classe se qualquer outro aluno conseguiu perceber a diferença e vá ouvindo todos em sequência até que um deles chegue à resposta esperada. Se alguém chegar, pelo menos, próximo da resposta esperada, peça que explique o que pensou. Se ninguém chegar próximo da resposta, dê mais uma dica: diga que os textos divergem a respeito da dominação dos indígenas pelos espanhóis e peça para os alunos procurarem os trechos que indicam isso.

Para você saber mais:

ALEXANDRE, Maria L. B. S. De Potosí a Ouro Preto: Um esboço comparativo. In: GARCIA, Graciela Bonassa (org.). Perspectivas históricas de uma mesma América. 1ed.Seropédica: Edur - UFRRJ, 2011. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/08.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

FLEURY, Fábio. Cientistas localizam naufrágios de 17 bilhões de dólares na Colômbia. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/cientistas-localizam-naufragio-de-17-bilhoes-de-dolares-na-colombia-25052018. Acesso em: 21 fev. 2019.

SABOGAL, Winston Manrique. Três séculos de lenda vêm à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acesso em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, proponha que cada grupo registre por escrito uma decisão sobre qual país deve ficar com o tesouro de San José. Informe que texto deve ser simples e breve, mas conter o veredito do grupo e depois os argumentos que o fundamenta.

Após concluírem o parecer, peça para que cada grupo o apresente. Espera-se uma multiplicidade nas respostas, estando os alunos estarão livres para fazer um parecer alternativo, que não esteja limitado à Colômbia ou à Espanha, mas aos povos nativos ou os africanos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor.

Material complementar:

Sequência de prints do vídeo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

O arquivo é um recurso que poderá ser utilizado pelo professor na falta de dispositivos capazes de exibir o vídeo sugerido.

A mão de obra na exploração de minérios

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Trecho do texto de Maria Alexandre sobre a exploração de minérios e a mão de obra empregada, no qual a autora apresenta a definição de algumas noções importantes para a compreensão da relação entre os povos nativos e o modo de produção espanhol imposto na América.

Para você saber mais:

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

FLEURY, Fábio. Cientistas localizam naufrágios de 17 bilhões de dólares na Colômbia. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/cientistas-localizam-naufragio-de-17-bilhoes-de-dolares-na-colombia-25052018. Acesso em: 21 fev. 2019.

SABOGAL, Winstson Manrique. Três séculos de lenda vem à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acesso em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, cuide para que ao fazer isso não antecipe respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A contextualização está dividida em duas partes. Neste momento, que terá a duração de 2 minutos, organize a sala em grupos com no máximo quatro alunos, informando que esta formação deverá continuar até o fim da aula. Projete o slide e peça para algum aluno ler a notícia. Na impossibilidade do recurso, imprima a notícia e distribua entre os grupos.

O arquivo para a impressão ou projeção da sequência de prints do vídeo está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

Uma opção para iniciar os alunos ao conteúdo é exibir uma reportagem sobre a descoberta do galeão naufragado, da agência internacional de notícias AFP, divulgada em 3 de agosto de 2018. Este vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=m4IPWRvPy1s.

Na impossibilidade de exibir o vídeo, imprima ou projete a sequência de prints do vídeo sugerido. Este arquivo está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mwa56kSXa7jXbhvUdpatmwCUU8qpPYzZ38rKsVj7DRTEvzEBbswjDJeAMveM/his7-10und04-sequencia-de-prints-do-video.pdf

Para você saber mais:

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

SABOGAL, Winston Manrique. Três séculos de lenda vem à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acessado em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: No segundo momento da Contextualização, projete, escreva no quadro ou proponha um diálogo lendo as perguntas.

Promova um ambiente descontraído perguntando aos alunos o que chamou a atenção deles na notícia exibida. Com base nesta proposta para iniciar um diálogo, faça as perguntas relacionando-as com o que foi dito por eles.

É possível que os alunos atentem para a imagem da reportagem e questionem se o que foi registrado é um tesouro. Partindo deste ponto, na primeira pergunta espera-se que as respostas estejam relacionadas a muito ouro e jóias e talvez possam relacionar com piratas. Em seguida, que eles identifiquem que a reportagem trata de um naufrágio que ocorreu há século atrás e se relacionarem aos conteúdos que já foram trabalhados nas aulas anteriores, reconhecer que a Colômbia era parte do território colonial americano da Espanha.

Caso os alunos demonstrem dificuldades, inicialmente, peça para que eles mencionem personagens de histórias infantis, filmes ou séries que tratem do termo tesouro. Questione qual é a sua importância para os personagens e quais acontecimentos estão relacionados. Identificada a sua importância, pergunte se eles já ouviram falar sobre algum tesouro nos dias de hoje e faça a segunda pergunta. Neste momento, volte à notícia e peça para observarem o que em alguma relação ou semelhança com alguma coisa atual. Será com base neste exercício de comparação que haverá a possibilidade de os alunos relacionarem as informações lidas com acontecimentos anteriores ao nosso atual período histórico, como por exemplo a condição de colônia da América que também foi explorada pela Espanha. Faça perguntas relacionadas às aulas anteriores, promovendo uma conexão entre os conteúdos estudados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o problema que conduzirá toda a aula. Informe para a turma que a sua resolução será um processo coletivo construído com base na comparação de três fontes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos e distribua uma cópia impressa dos textos.

Trecho do texto de Maria Alexandre sobre a exploração de minérios e a mão de obra empregada:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYvnaV9HbZguKCtR8Jndbs8W7zP5RX9Y8D46Z5tARVk7Rpscd5Ck59vNMtjp/his7-10und04-a-mao-de-obra-da-exploracao-de-minerios.pdf

Reportagem “Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia”: https://sptnkne.ws/eNHA

Na indisponibilidade desta reportagem no site, opte por um dos links abaixo:

Proponha uma leitura em conjunto e em voz alta, selecione um representante de cada grupo para realizar a leitura ou peça para que cada aluno leia um trecho ou um parágrafo. É importante que você esteja atento para esclarecer as dúvidas dos alunos, principalmente a respeito das palavras desconhecidas.

Sugira aos alunos de que a resposta deverá ser anotada no caderno. O objetivo é que os alunos compreendam que todo o tesouro adquirido pelos espanhóis foi resultado de exploração da mão de obra ameríndia. Peça para responderem a pergunta e, em seguida, apresentarem as suas considerações para a turma.

Caso respondam corretamente, peça para citarem trechos que justifiquem as suas respostas. Os trechos podem ser: “(...) o processo de organização da força de trabalho nas colônias espanholas (...) aconteceu especialmente em regiões nas quais existiam uma população densa e que mais tarde se tornaram núcleos centrais do império espanhol, devido a descoberta de minérios”, “(...) como a sede pela mão de obra era grande pela maioria dos colonizadores, a escravidão foi assim em quase toda parte o primeiro sistema de trabalho” ou “No México e no Peru a força de trabalho denominada repartimiento mais tarde foi chamada de encomienda e tinha por finalidade compartilhar de modo mais ou menos amigável a oferta de mão de obra com os primeiros colonizadores”.

Caso o aluno não chegue à resposta esperada, indique estes trechos para ele e pergunte novamente se ele vê a diferença. Se ainda assim, ele não vir a diferença, pergunte à classe se qualquer outro aluno conseguiu perceber a diferença e vá ouvindo todos em sequência até que um deles chegue à resposta esperada. Se alguém chegar, pelo menos, próximo da resposta esperada, peça que explique o que pensou. Se ninguém chegar próximo da resposta, dê mais uma dica: diga que os textos divergem a respeito da dominação dos indígenas pelos espanhóis e peça para os alunos procurarem os trechos que indicam isso.

Para você saber mais:

ALEXANDRE, Maria L. B. S. De Potosí a Ouro Preto: Um esboço comparativo. In: GARCIA, Graciela Bonassa (org.). Perspectivas históricas de uma mesma América. 1ed.Seropédica: Edur - UFRRJ, 2011. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/08.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

FLEURY, Fábio. Tesouro de 62 bilhões gera disputa entre Colômbia e Espanha. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018. Acesso em: 21 fev. 2018.

FLEURY, Fábio. Cientistas localizam naufrágios de 17 bilhões de dólares na Colômbia. In: R7. 26 mai 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/cientistas-localizam-naufragio-de-17-bilhoes-de-dolares-na-colombia-25052018. Acesso em: 21 fev. 2019.

SABOGAL, Winston Manrique. Três séculos de lenda vêm à tona com achado de caravela espanhola. In: El País. Madri. 6 dez. 2015. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_galleon_San_Jos%C3%A9. Acesso em: 21 fev. 2019.

SPTNKE.NEWS. Tesouros provocam briga entre EUA, Espanha e Colômbia passado 300 anos do naufrágio. Disponível em: https://sptnkne.ws/eNHA. Acesso em: 21 fev. 2019.

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Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, proponha que cada grupo registre por escrito uma decisão sobre qual país deve ficar com o tesouro de San José. Informe que texto deve ser simples e breve, mas conter o veredito do grupo e depois os argumentos que o fundamenta.

Após concluírem o parecer, peça para que cada grupo o apresente. Espera-se uma multiplicidade nas respostas, estando os alunos estarão livres para fazer um parecer alternativo, que não esteja limitado à Colômbia ou à Espanha, mas aos povos nativos ou os africanos.

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