16898
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Canva, Movavi, Loom.

Contexto
O objetivo desta aula é estabelecer relações entre a exploração do trabalho humano na produção açucareira na América portuguesa e a atual desvalorização dos cortadores de cana nas usinas brasileiras.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem e o trecho de samba enredo. Questione:
- Observando a imagem e os versos do samba, podemos saber qual foi o principal assunto do desfile da Paraíso do Tuiuti em 2018?
- Quem eram os povos retratados?

Problematização
Oriente os alunos quanto a principal questão a ser refletida nesta etapa:
- Como entender a atual desvalorização da mão de obra assalariada nos canaviais brasileiros?

Disponibilize os três documentos, contendo trechos de textos e a ficha com o questionário que os auxiliará a relacionarem as informações obtidas a respeito do trabalho nos canaviais no passado e presente. Poderão imprimi-la ou transcrevê-la no caderno. Em seguida, devem refletir acerca da questão central colocada no início desta etapa e elaborar uma conclusão.
Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem responder a indagação “Está extinta a escravidão?”:
- Produção textual: letra de samba enredo, redação, reportagem.
- Produção de imagem: charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva, disponíve aqui).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - veja como usá-lo aqui) ou sites gratuitos (Loom - veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Convide as famílias a refletirem sobre a escravidão no Brasil e as formas atuais de exploração dos trabalhadores brasileiros a partir da escuta do samba enredo completo da Paraíso do Tuiuti de 2018.
“Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?” G.R.E.S Paraíso do Tuiuti. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_10UND03

(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas