16885
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - O colonizador e suas visões sobre o Novo Mundo

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O colonizador e suas visões sobre o Novo Mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a visão do europeu sobre as sociedades coloniais.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, inicie com uma pergunta que faça pensar a respeito de como são vistos por outras pessoas, por exemplo:
- Você se preocupa com o modo como é visto por outras pessoas?
- Já se surpreendeu com algum comentário de outra pessoa a respeito de alguma característica sua, como o seu jeito de ser?
- Os comentários de outras pessoas a nosso respeito sempre condizem ao que acreditamos ser nossa realidade? Eles podem ter algo de verdadeiro?

Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas com os familiares, mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Problematização
Disponibilize os documentos com os trechos de texto a respeito dos povos africanos e americanos. Oriente-os quanto às questões contidas no documento, e que devem ser respondidas no caderno. O foco delas é analisar:
- Qual era a visão dos portugueses quanto aos povos da África? E da América?
- Quais elementos nos dão exemplos destas visões? (exemplos de termos ou imagens).

Após responderem as questões, a interação poderá ocorrer por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.

Sistematização
Oriente-os a retomarem a reflexão sobre como se sentem ao serem descritos por outras pessoas, bem como os conteúdos referentes aos povos africanos e americanos estudados. Os alunos podem manter a atividade de escrita de relatos a partir da perspectiva destes povos, interagindo com outros colegas via mensagens, para que opinem, juntos, a respeito. Depois de redigi-las, sugira que registrem a leitura em um áudio ou vídeo curto, compartilhem os registros entre si.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um emocionante vídeo atual, chamado “A pele que habito”, no qual a professora Diva Guimarães, neta de escravizados, relata a própria história, abordando, dentre outras coisas, as visões racistas a respeito dos negros.
“Professora neta de escravos emociona Flip com história de sua vida e fala sobre racismo”. Sul 21, 29/07/2017. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_02UND03

(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas