Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O colonizador e suas visões sobre o Novo Mundo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, lápis, borracha e materiais impressos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ReRCvXu5TmSHY9HgBkzvsnPemYyuZq39rRHUHQgp7AWfYF8hxDgnzmzzqXAE/his7-02und03-contextualizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZKMktcAP6HDyemMd4wd2FSN3XsjcfNd9CEY9xsAz4rTaN9xtbqjsK2pHe3en/his7-02und03-sistematizacao.pdf
Material África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmj9QVukhtqsgb97FXvERKDdRPJftRYp4vgQ8nQFAGMKMR2NNKyyQ9Xrhwf8/his7-02und03-material-africa.pdf
Material América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Y7MpPbMxERMqPrUxw4sjNrVBG2GHBAG24XnfxanM62WBeBbSzNrJMemXKqB/his7-02und03-material-america.pdf
Para você saber mais:
Nesta aula será trabalhado a visão do português sobre as sociedades do Brasil colonial e da África para auxiliar nas aulas a leitura desses artigos pode lhe ser útil.
Evidências de História nos relatos de viajantes sobre a África pré-colonial, de autoria de Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/9809/5600. Acesso em: 12/3/2019.
Viajantes brancos na África negra do século XV, de autoria de Eder Silveira e Sílvio Marcus de Souza Correa. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yf4cf/epub/macedo-9788538603832.epub. Acesso em: 12/3/2019.
Uma reflexão sobre os agentes históricos na Sistematização do estereótipo africano sobre a construção do imaginário do negro no Brasil, de autoria de Cláudia Lima. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/4893. Acesso em: 12/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Como forma de contextualização e introdução ao tema, você deve propor aos alunos o jogo: Quem sou eu?. O objetivo deste jogo é que um aluno descreva uma pessoa para a turma, que tentará adivinhar. No entanto, esta descrição será com base na visão que a pessoa tem do indivíduo escolhido, ela deverá descrever com base em características que considera marcantes. Por exemplo, deverá mencionar se o personagem é chato, metido, bom etc. e os motivos que ele tem para achar isso.
É importante que você deixe claro para os alunos que não se deve mencionar características físicas (pelo menos não num primeiro momento, apenas se for preciso dar mais dicas para descobrir quem é a pessoa). Deste modo os alunos irão externar seus juízos de valor e suas próprias visões acerca do escolhido.
Para iniciar o jogo, você deverá contar com a ajuda de três voluntários (peça para que se indiquem ou escolha os alunos para participar). Explique o jogo para todos da sala e peça para que estes três alunos pensem - somente pensem - em quem vão querer descrever. Peça para que, um a um, vá à frente da sala e descreva, em até 1 minuto, para os colegas como é seu personagem. (Você deve saber quem é a pessoa que o aluno está descrevendo, desta forma pode auxiliar nas dicas.)
Exemplo: O aluno irá descrever o Silvio Santos: “A pessoa que vou descrever é muito bondosa, conhecida e todos gostam dela. Ela ajuda muitas pessoas e dá dinheiro para os outros”.
Perceba que não foram mencionadas características físicas, mas apenas a visão do aluno sobre Silvio Santos.
Deste modo, você pode iniciar uma reflexão sobre o modo que enxergamos o outro. Mostre, por meio desta brincadeira, que tudo que lemos e ouvimos pode ter uma análise pessoal de quem escreveu ou falou.
Como adequar à sua realidade: Você pode sugerir a inclusão de pessoas de sua comunidade, como funcionários da escola, pessoas da cidade ou região etc. Deste modo pode auxiliar os alunos a se sentir mais próximos de quem estão descrevendo e a própria percepção de que as visões sobre uma mesma pessoa (assim como qualquer coisa) variam de cada um para cada um.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Divida a sala em trios ou quartetos (atente para que os grupos não fiquem grandes e que sejam heterogêneos, de modo que os alunos possam se ajudar durante a atividade. Recomenda-se grupos de, no máximo, quatro integrantes, mas você pode alterar este número de acordo com sua realidade para um melhor aproveitamento da atividade) e entregue-os os dois materiais da aula: África e América. Os materiais trazem a visão do português sobre outros povos. O material da África traz dois trechos da crônica de Zurara sobre a conquista e o descobrimento de Guiné, nele o autor faz uma analogia à maldição de Noé a seu filho Cam e ao continente africano, além de dizer sobre a questão da partilha dos escravizados na Europa e a “salvação de suas almas”; há ainda um mapa medieval que mostra o norte da África com reis, riquezas etc. Esta imagem da África pode contrapor a visão que os estudantes podem ter do continente. O mapa foi produzido antes mesmo da expansão marítima, mostrando a diversidade do continente. Quanto ao material sobre a América há dois trechos que descrevem o indígena de formas distintas, contrapondo a visão de “selvagem” e “rusticidade”.
Ao longo da atividade vá circulando pela sala, passe em todos os grupos acompanhando as discussões e auxiliando-os. Verifique como os alunos estão construindo suas respostas e a maneira que estão lendo as atividades, pergunte a eles o que acharam de interessante nos textos e nos mapas.
É importante chamar a atenção para que os alunos interpretem os mapas, retirando todas as informações que eles nos dão.
Distribua os materiais aos grupos e dê 15 minutos para que discutam e façam as atividades propostas. Após este tempo, os grupos deverão compartilhar suas respostas e você deve guiar a discussão com a sala.
Para a África, você deve trabalhar trechos de uma crônica sobre Guiné e um mapa medieval que retrata a Europa e a África
Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmj9QVukhtqsgb97FXvERKDdRPJftRYp4vgQ8nQFAGMKMR2NNKyyQ9Xrhwf8/his7-02und03-material-africa.pdf
Para a América, você deve trabalhar trechos que retratam as populações indígenas de forma distinta.
Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Y7MpPbMxERMqPrUxw4sjNrVBG2GHBAG24XnfxanM62WBeBbSzNrJMemXKqB/his7-02und03-material-america.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Como proposta de Sistematização você deve pedir aos alunos que se imaginem sendo indígenas, africanos ou asiáticos, alguém que os portugueses descreveriam com sua visão eurocêntrica. O objetivo é que os alunos escrevam um relato de “seu povo”, como um modo de “resposta” aos europeus. No texto deve conter elementos que demonstrem a cultura como sendo específica de cada povo.
Para você saber mais: Para auxiliar os alunos a escrever um relato, leia esta matéria. O que é um relato? https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/. Acesso em: 12/3/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a visão do europeu sobre as sociedades coloniais.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, inicie com uma pergunta que faça pensar a respeito de como são vistos por outras pessoas, por exemplo:
- Você se preocupa com o modo como é visto por outras pessoas?
- Já se surpreendeu com algum comentário de outra pessoa a respeito de alguma característica sua, como o seu jeito de ser?
- Os comentários de outras pessoas a nosso respeito sempre condizem ao que acreditamos ser nossa realidade? Eles podem ter algo de verdadeiro?
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas com os familiares, mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Disponibilize os documentos com os trechos de texto a respeito dos povos africanos e americanos. Oriente-os quanto às questões contidas no documento, e que devem ser respondidas no caderno. O foco delas é analisar:
- Qual era a visão dos portugueses quanto aos povos da África? E da América?
- Quais elementos nos dão exemplos destas visões? (exemplos de termos ou imagens).
Após responderem as questões, a interação poderá ocorrer por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Oriente-os a retomarem a reflexão sobre como se sentem ao serem descritos por outras pessoas, bem como os conteúdos referentes aos povos africanos e americanos estudados. Os alunos podem manter a atividade de escrita de relatos a partir da perspectiva destes povos, interagindo com outros colegas via mensagens, para que opinem, juntos, a respeito. Depois de redigi-las, sugira que registrem a leitura em um áudio ou vídeo curto, compartilhem os registros entre si.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um emocionante vídeo atual, chamado “A pele que habito”, no qual a professora Diva Guimarães, neta de escravizados, relata a própria história, abordando, dentre outras coisas, as visões racistas a respeito dos negros.
“Professora neta de escravos emociona Flip com história de sua vida e fala sobre racismo”. Sul 21, 29/07/2017. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI02 Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Palavras-chave: Eurocentrismo, culturas, África, América.
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