16884
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - Navegações: como a Europa chegou a outros continentes

Ensine como identificar conexões e interações no contextos das navegações e identifique contatos culturais entre América, África, Ásia e Europa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é investigar o impacto da chegada do Europeu na África e América durante a Idade Moderna.

Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula estimulando os alunos a respeito do tema que será abordado. Para isso, é interessante direcionar perguntas, como:
- Você sabe o motivo de falarmos português no Brasil?
- Sabe de outros países que também falam essa língua?
- Como Portugal conseguiu levar a língua a estes lugares?

Caso ache necessário, indique aos estudantes a leitura da matéria “Um giro pelos 10 países que falam português no mundo”. Blog Momondo, 12/04/2017. Disponível aqui
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. No plano, há mais questionamentos que você pode propor nesta etapa. Eles não precisam ser, necessariamente, respondidos no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.

Problematização
Deixe claro aos alunos que nesta etapa a ideia é refletirem sobre a relação de Portugal com outras sociedades.
Disponibilize os documentos com os trechos de texto a respeito da rainha africana Nzinga Mbandi, e os mapas sobre escravizados africanos. Oriente-os quanto às questões contidas no documento e que devem ser respondidas no caderno. O foco delas é analisar:
- O que mudou com a chegada de Portugal aos continentes africano e americano?

Sistematização
Os alunos podem elaborar pequenos textos no formato de “Você Sabia?” para tratar a respeito de Nzinga Mbandi, das rotas de tráfico de escravos e outras questões estudadas ao longo da aula, como os países falantes de língua portuguesa. Oriente-os quanto a possibilidade de inserir imagens aos textos elaborados, tornando-os mais interessantes. Os alunos poderão compartilhar entre os colegas, utilizando as redes sociais.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um vídeo educativo de uma rede de televisão Angolana, que trata a respeito da rainha Nzinga Mbandi. Além de conhecer a importante biografia de resistência frente a escravidão dela, poderão perceber a variação da língua portuguesa falada naquele país.
“Nzinga Mbande, a Rainha Guerreira e Símbolo da Resistência africana | Mwana Afrika”. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_02UND02

(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano:

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas