16883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As mulheres na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As mulheres na Idade Média

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet, Formulários do Google.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender os diversos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade medieval.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens do contexto, com representações de mulheres na Idade Média e no contexto recente (XX - XXI). Os alunos devem observá-las e refletir:
- As atividades desempenhadas por mulheres na Idade Média ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade?
- Na Idade Média, os ofícios das mulheres geralmente estavam ligados ao nascimento. Hoje em dia, isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?
- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?

É interessante que eles compartilhem as percepções com os demais colegas por meio de uma enquete (pode ser feita com o Mentimeter, veja como aqui - ative a tradução) ou Formulários do Google (veja como usá-los), disponibilizados via Whatsapp.

Problematização
Convide-os a verificarem as impressões a respeito das mulheres no contexto medieval. Disponibilize o documento com quatro imagens do cotidiano da sociedade medieval (disponível aqui). Oriente-os a realizarem uma observação atenta e identificar:
- Quais são as atividades desenvolvidas pelas mulheres presentes nas cenas?
- Como elas aparecem em relação aos homens?
- A quais camadas sociais elas pertenciam?

A partir disso, eles deverão preencher o mapa mental conforme as orientações. Isso pode ser feito no caderno ou, de forma colaborativa, utilizando um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo). Nele, é possível inserir também as imagens medievais, tornando mais atrativo.

Sistematização
Os alunos devem organizar a construção de uma lista de contatos de mulheres medievais, contendo nome, idade, ofícios para os quais tinha habilidades e feudos onde já trabalharam.

Oriente-os a adicionar uma foto de perfil, utilizando um recorte de alguma das imagens estudadas. Eles poderão utilizar um modelo de Formulários do Google ou um mural do Padlet.
Diga para promovere, como uma brincadeira, um “Feirão de empregos no feudo”.

Os alunos devem enviar mensagens convidando-as a trabalharem em algum feudo, considerando que, naquele sistema, a oferta não poderia envolver salários como hoje em dia, mas, sim, ser baseada em relações de troca.

Convite às famílias
Para refletir sobre a vida na sociedade medieval, especialmente na perspectiva das mulheres, sugira que assistam a um vídeo educativo em que são apresentados diferentes referências literárias : Mulheres na Idade Média - Mulheres na História. YouTube, 01 nov. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla


Código: HIS6_19UND04

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas