Contexto mulheres medievais e modernas
Plano de Aula
Plano de aula: As mulheres na Idade Média
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mulheres na antiguidade e na Idade Média
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e da Sistematização.
Material complementar:
Contexto - Mulheres medievais e modernas
Problematização - Resolução mulheres medievais
Problematização - Resolução personagem medieval
Sistematização - Resolução palavras
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw
Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.
Sobre o voto feminino no Brasil.
https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/
Sobre a licença-maternidade brasileira.
Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm
Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres no período medieval é necessário esclarecer aos alunos que a existência de diferentes hierarquias sociais acabou diferenciando as funções das mulheres no período. Aquelas que integravam as camadas mais abastadas (aristocratas/nobres) tinham direitos limitados perante seus maridos, sendo responsáveis por gerir o lar e educar os filhos, todavia as servas e comerciantes gozavam de maior liberdade, contribuindo com as mais diversas atividades econômicas. Havia ainda aquelas devotadas à religião (monjas, freiras etc.) ou que assumiram governos ficando conhecidas por seus feitos, como Isabel de Castela (rainha dos reinos de Castela e Leão, viveu entre 1451 e 1504) e Leonor de Aquitânia (foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers, viveu entre 1122 e 1204).
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw
Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DRvc8SREYwbV385Pj8bZua26MVbk2Wf4k3pbZ7spHSAMAbQKskrNgqHKyyGC/his6-19und04-contexto-mulheres-medievais-e-modernas.pdf).
Diga aos alunos que a parte esquerda do slide mostra representações de mulheres na Idade Média e a parte direita traz fotos de mulheres dos séculos XX e XXI. Depois, peça que observem atentamente as imagens por alguns segundos sem dizer nada e, em seguida, inicie a discussão com base na seguinte questão:
- Depois de observar as imagens, que relação podemos fazer entre as mulheres da Idade Média e as mulheres da atualidade?
É esperado que os alunos digam que as mesmas funções que a mulher realizava na Idade Média ainda estão presentes nos dias atuais. Caso não cheguem a esta conclusão de imediato, instigue-os a notar as semelhanças entre as os papéis representados por meio da análise de cada uma das imagens.
É importante também esclarecer aos alunos quem são as mulheres representadas nas fotos ou a localidade em que atuam, para tanto diga que a professora da primeira foto está lecionando em um país africano (provavelmente Burkina Faso - a legenda da foto não revela com absoluta certeza a localidade), a segunda imagem refere-se à rainha Elizabeth II da Inglaterra (comanda o país desde 1951), na terceira foto temos a cientista polonesa - naturalizada francesa - Marie Curie em seu laboratório em Paris (a cientista ganhou o Prêmio Nobel duas vezes) e, por último, a pintora espanhola Soraya Güell (dedica-se à arte surrealista).
Em seguida, dê continuidade à discussão por meio dos questionamentos:
- Pelas imagens percebemos que algumas atividades da Idade Média ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade. Que outras atividades vocês acreditam que as mulheres realizavam na Idade Média e que ainda se mantêm hoje em dia?
Permita que os alunos deem suas opiniões acerca das atividades e profissões. Instigue-os a pensar na diversidade de funções que as mulheres realizam, tais como: atividades ligadas à educação e às artes (professoras, médicas, monjas, freiras, pintoras etc.), a política (rainhas, princesas, condessas, duquesas), a agricultura (camponesas - plantio, colheita, domesticação de animais), ao Exército e ao comércio (padeiras, costureiras, negociantes, açougueiras, cozinheiras etc.). Todas estas profissões e/ou atividades atuais eram praticadas pelas mulheres do medievo.
- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada ao seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, é provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?
É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.
Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender o desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem mulheres
que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.
- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?
Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.
- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?
É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos.
Peça para que os alunos observem se nas imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que, apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é masculino.
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito
à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.
Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, recomenda-se que as informações do slide sejam trabalhadas com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:
- Vocês poderiam exemplos de atividades realizadas pelas mulheres hoje em dia?
Os alunos darão diversas respostas para esta questão. Leia as orientações acima para saber quais as profissões medievais que ainda persistem nos dias atuais. Quando estas forem citadas pelos alunos, informe-os (rainhas, professoras, médicas, pintoras, cientistas, militares etc).
- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada a seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, era provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?
É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir, realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.
Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender ao desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem exemplos
de mulheres que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.
- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?
Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.
- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?
É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos. Peça para que os alunos observem as imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é bem masculino.
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.
Para você saber mais:
Sobre o voto feminino no Brasil.
https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/
Sobre a licença-maternidade brasileira.
Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.
Imagens:
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Women_activities_in_middle_ages.JPG>.
Acesso em: 25 jan. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Focus_Groups_National_Network_meetings_IMG_1832_%285348783092%29.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elizabeth_II.jpg#/media/File:Elizabeth_II,_Buckingham_Palace,_07_Mar_2006_crop.jpeg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Marie_Curie_in_her_Paris_Laboratory%2C_1912.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Soraya_G%C3%BCell.jpg>. Acesso em: 25 jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos irão se ampliar seus conhecimentos acerca das atividades desempenhadas pelas mulheres no período medieval. Para tanto, os grupos deverão analisar quatro imagens que retratam as mulheres do período em diferentes situações. Após a análise,
os alunos deverão responder as questões do Mapa conceitual.
Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:
- Formem duplas ou trios.
- Vocês receberão uma folha com algumas imagens para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtCXhHTzjv5x8dRUqRyGUQD4DK8Ax9MKjVRkUESgMEtWvxn9bEdpAPkzyTfb/his6-19und04-resolucao-mulheres-medievais.pdf);
- Analisem todas as imagens e respondam as questões do Mapa conceitual.
- Esta etapa tem apenas 10 minutos.
- Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
- Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres,
se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e como as mulheres estão se comportando em cada cena.
- Para facilitar a diferenciação entre as classes sociais, peça para os alunos repararem nas diferenças entre as vestimentas, adornos e serviços desempenhados.
Como adequar à sua realidade: O Mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do Mapa conceitual em folhas sulfite ou almaço para distribuir aos alunos.
Para você saber mais:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm
Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
Problematização
Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os 10 minutos iniciais da Problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da Problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de 10 minutos.
Entregue aos grupos a nova atividade (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmujwqgcFnjmMcz872Tx9CQQFatRryTzDA4k7wUzhpJ7bdyycSYsXTbyFbwc/his6-19und04-resolucao-personagem-medieval.pdf)
Nesta atividade os alunos vão criar uma personagem baseando-se nas imagens analisadas durante a primeira etapa da Problematização. Esta personagem estará presente na última etapa da aula.
- Durante a realização do exercício circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
- Oriente os grupos a dividir as atividades a ser feitas na ficha. Enquanto alguns escolhem as características, os demais adiantam o desenho,
mas incentive o fato de que as decisões sobre a construção do perfil da personagem devem ser tomadas sempre conjuntamente.
- Estimule-os a ser criativos em suas escolhas e permita que utilizem a folha do exercício anterior para consulta. Disponibilize também o slide ou impressão das imagens da Contextualização.
Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que esta atividade seja impressa, contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, organize a sala em um círculo. Siga as orientações abaixo para o desenvolvimento da atividade:
- Com os alunos já sentados, peça que um integrante de cada grupo apresente sua personagem. Após a apresentação a ficha com o perfil da mesma deverá ser colocada no centro da roda.
- Coloque também as palavras (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBCch3STxEh2fgPYSPN2rSddQ8tKgfk9sgmrw6BzDkyYVrQPvdCpETCryAsd/his6-19und04-resolucao-palavras.pdf) - já recortadas - no centro da roda.
- Escolha um aluno para iniciar uma história com uma das mulheres criadas.
- Após o início da história o aluno do lado direito deve continuar a história do colega, para tanto ele poderá continuar com a mesma personagem, agregar outra a história ou escolher um objeto ou situação (o importante é que a história tenha continuidade) - reforce este ponto com os alunos.
- No meio da atividade avise que o último aluno deverá finalizar a história criada pelo grupo. Caso disponha de tempo o grupo poderá continuar a história até a finalização da aula.
Com esta atividade espera-se que os alunos tenham aprendido um pouco mais acerca dos diferentes papéis desempenhados pelas mulheres na Idade Média que variavam conforme sua condição e status social. Ao escolher as profissões, reconhecer seus locais de atuação e alguns elementos que faziam parte do cotidiano medieval, os alunos compreenderão que as mulheres do período eram extremamente atuantes no contexto em que viviam, tendo funções de extrema importância.
Como adequar à sua realidade: As palavras que serão utilizadas na história poderão ser impressas ou escritas em uma folha para ser recortadas posteriormente pelo professor.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet, Formulários do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os diversos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade medieval.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do contexto, com representações de mulheres na Idade Média e no contexto recente (XX - XXI). Os alunos devem observá-las e refletir:
- As atividades desempenhadas por mulheres na Idade Média ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade?
- Na Idade Média, os ofícios das mulheres geralmente estavam ligados ao nascimento. Hoje em dia, isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?
- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?
É interessante que eles compartilhem as percepções com os demais colegas por meio de uma enquete (pode ser feita com o Mentimeter, veja como aqui - ative a tradução) ou Formulários do Google (veja como usá-los), disponibilizados via Whatsapp.
Problematização
Convide-os a verificarem as impressões a respeito das mulheres no contexto medieval. Disponibilize o documento com quatro imagens do cotidiano da sociedade medieval (disponível aqui). Oriente-os a realizarem uma observação atenta e identificar:
- Quais são as atividades desenvolvidas pelas mulheres presentes nas cenas?
- Como elas aparecem em relação aos homens?
- A quais camadas sociais elas pertenciam?
A partir disso, eles deverão preencher o mapa mental conforme as orientações. Isso pode ser feito no caderno ou, de forma colaborativa, utilizando um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo). Nele, é possível inserir também as imagens medievais, tornando mais atrativo.
Sistematização
Os alunos devem organizar a construção de uma lista de contatos de mulheres medievais, contendo nome, idade, ofícios para os quais tinha habilidades e feudos onde já trabalharam.
Oriente-os a adicionar uma foto de perfil, utilizando um recorte de alguma das imagens estudadas. Eles poderão utilizar um modelo de Formulários do Google ou um mural do Padlet.
Diga para promovere, como uma brincadeira, um “Feirão de empregos no feudo”.
Os alunos devem enviar mensagens convidando-as a trabalharem em algum feudo, considerando que, naquele sistema, a oferta não poderia envolver salários como hoje em dia, mas, sim, ser baseada em relações de troca.
Convite às famílias
Para refletir sobre a vida na sociedade medieval, especialmente na perspectiva das mulheres, sugira que assistam a um vídeo educativo em que são apresentados diferentes referências literárias : Mulheres na Idade Média - Mulheres na História. YouTube, 01 nov. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI19 Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
Palavras-chave: Mulheres, Idade Média, cotidiano.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA