16883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As mulheres na Idade Média

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As mulheres na Idade Média

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e da Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres medievais e modernas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DRvc8SREYwbV385Pj8bZua26MVbk2Wf4k3pbZ7spHSAMAbQKskrNgqHKyyGC/his6-19und04-contexto-mulheres-medievais-e-modernas.pdf

Problematização - Resolução mulheres medievais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtCXhHTzjv5x8dRUqRyGUQD4DK8Ax9MKjVRkUESgMEtWvxn9bEdpAPkzyTfb/his6-19und04-resolucao-mulheres-medievais.pdf

Problematização - Resolução personagem medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmujwqgcFnjmMcz872Tx9CQQFatRryTzDA4k7wUzhpJ7bdyycSYsXTbyFbwc/his6-19und04-resolucao-personagem-medieval.pdf

Sistematização - Resolução palavras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBCch3STxEh2fgPYSPN2rSddQ8tKgfk9sgmrw6BzDkyYVrQPvdCpETCryAsd/his6-19und04-resolucao-palavras.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw

Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres no período medieval é necessário esclarecer aos alunos que a existência de diferentes hierarquias sociais acabou diferenciando as funções das mulheres no período. Aquelas que integravam as camadas mais abastadas (aristocratas/nobres) tinham direitos limitados perante seus maridos, sendo responsáveis por gerir o lar e educar os filhos, todavia as servas e comerciantes gozavam de maior liberdade, contribuindo com as mais diversas atividades econômicas. Havia ainda aquelas devotadas à religião (monjas, freiras etc.) ou que assumiram governos ficando conhecidas por seus feitos, como Isabel de Castela (rainha dos reinos de Castela e Leão, viveu entre 1451 e 1504) e Leonor de Aquitânia (foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers, viveu entre 1122 e 1204).

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw

Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DRvc8SREYwbV385Pj8bZua26MVbk2Wf4k3pbZ7spHSAMAbQKskrNgqHKyyGC/his6-19und04-contexto-mulheres-medievais-e-modernas.pdf).

Diga aos alunos que a parte esquerda do slide mostra representações de mulheres na Idade Média e a parte direita traz fotos de mulheres dos séculos XX e XXI. Depois, peça que observem atentamente as imagens por alguns segundos sem dizer nada e, em seguida, inicie a discussão com base na seguinte questão:

- Depois de observar as imagens, que relação podemos fazer entre as mulheres da Idade Média e as mulheres da atualidade?

É esperado que os alunos digam que as mesmas funções que a mulher realizava na Idade Média ainda estão presentes nos dias atuais. Caso não cheguem a esta conclusão de imediato, instigue-os a notar as semelhanças entre as os papéis representados por meio da análise de cada uma das imagens.

É importante também esclarecer aos alunos quem são as mulheres representadas nas fotos ou a localidade em que atuam, para tanto diga que a professora da primeira foto está lecionando em um país africano (provavelmente Burkina Faso - a legenda da foto não revela com absoluta certeza a localidade), a segunda imagem refere-se à rainha Elizabeth II da Inglaterra (comanda o país desde 1951), na terceira foto temos a cientista polonesa - naturalizada francesa - Marie Curie em seu laboratório em Paris (a cientista ganhou o Prêmio Nobel duas vezes) e, por último, a pintora espanhola Soraya Güell (dedica-se à arte surrealista).

Em seguida, dê continuidade à discussão por meio dos questionamentos:

- Pelas imagens percebemos que algumas atividades da Idade Média ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade. Que outras atividades vocês acreditam que as mulheres realizavam na Idade Média e que ainda se mantêm hoje em dia?

Permita que os alunos deem suas opiniões acerca das atividades e profissões. Instigue-os a pensar na diversidade de funções que as mulheres realizam, tais como: atividades ligadas à educação e às artes (professoras, médicas, monjas, freiras, pintoras etc.), a política (rainhas, princesas, condessas, duquesas), a agricultura (camponesas - plantio, colheita, domesticação de animais), ao Exército e ao comércio (padeiras, costureiras, negociantes, açougueiras, cozinheiras etc.). Todas estas profissões e/ou atividades atuais eram praticadas pelas mulheres do medievo.

- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada ao seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, é provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?

É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.

Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender o desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem mulheres
que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?

Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.

- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?

É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos.

Peça para que os alunos observem se nas imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que, apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é masculino.

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito
à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, recomenda-se que as informações do slide sejam trabalhadas com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:

- Vocês poderiam exemplos de atividades realizadas pelas mulheres hoje em dia?

Os alunos darão diversas respostas para esta questão. Leia as orientações acima para saber quais as profissões medievais que ainda persistem nos dias atuais. Quando estas forem citadas pelos alunos, informe-os (rainhas, professoras, médicas, pintoras, cientistas, militares etc).

- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada a seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, era provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?

É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir, realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.

Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender ao desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem exemplos
de mulheres que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?

Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.

- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?

É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos. Peça para que os alunos observem as imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é bem masculino.

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.

Para você saber mais:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Women_activities_in_middle_ages.JPG>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Focus_Groups_National_Network_meetings_IMG_1832_%285348783092%29.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elizabeth_II.jpg#/media/File:Elizabeth_II,_Buckingham_Palace,_07_Mar_2006_crop.jpeg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Marie_Curie_in_her_Paris_Laboratory%2C_1912.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Soraya_G%C3%BCell.jpg>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos irão se ampliar seus conhecimentos acerca das atividades desempenhadas pelas mulheres no período medieval. Para tanto, os grupos deverão analisar quatro imagens que retratam as mulheres do período em diferentes situações. Após a análise,
os alunos deverão responder as questões do Mapa conceitual.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas imagens para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtCXhHTzjv5x8dRUqRyGUQD4DK8Ax9MKjVRkUESgMEtWvxn9bEdpAPkzyTfb/his6-19und04-resolucao-mulheres-medievais.pdf);

- Analisem todas as imagens e respondam as questões do Mapa conceitual.

- Esta etapa tem apenas 10 minutos.

- Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
- Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres,
se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e como as mulheres estão se comportando em cada cena.

- Para facilitar a diferenciação entre as classes sociais, peça para os alunos repararem nas diferenças entre as vestimentas, adornos e serviços desempenhados.

Como adequar à sua realidade: O Mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do Mapa conceitual em folhas sulfite ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os 10 minutos iniciais da Problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da Problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de 10 minutos.

Entregue aos grupos a nova atividade (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmujwqgcFnjmMcz872Tx9CQQFatRryTzDA4k7wUzhpJ7bdyycSYsXTbyFbwc/his6-19und04-resolucao-personagem-medieval.pdf)

Nesta atividade os alunos vão criar uma personagem baseando-se nas imagens analisadas durante a primeira etapa da Problematização. Esta personagem estará presente na última etapa da aula.

- Durante a realização do exercício circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

- Oriente os grupos a dividir as atividades a ser feitas na ficha. Enquanto alguns escolhem as características, os demais adiantam o desenho,
mas incentive o fato de que as decisões sobre a construção do perfil da personagem devem ser tomadas sempre conjuntamente.

- Estimule-os a ser criativos em suas escolhas e permita que utilizem a folha do exercício anterior para consulta. Disponibilize também o slide ou impressão das imagens da Contextualização.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que esta atividade seja impressa, contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, organize a sala em um círculo. Siga as orientações abaixo para o desenvolvimento da atividade:

- Com os alunos já sentados, peça que um integrante de cada grupo apresente sua personagem. Após a apresentação a ficha com o perfil da mesma deverá ser colocada no centro da roda.

- Coloque também as palavras (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBCch3STxEh2fgPYSPN2rSddQ8tKgfk9sgmrw6BzDkyYVrQPvdCpETCryAsd/his6-19und04-resolucao-palavras.pdf) - já recortadas - no centro da roda.

- Escolha um aluno para iniciar uma história com uma das mulheres criadas.

- Após o início da história o aluno do lado direito deve continuar a história do colega, para tanto ele poderá continuar com a mesma personagem, agregar outra a história ou escolher um objeto ou situação (o importante é que a história tenha continuidade) - reforce este ponto com os alunos.

- No meio da atividade avise que o último aluno deverá finalizar a história criada pelo grupo. Caso disponha de tempo o grupo poderá continuar a história até a finalização da aula.

Com esta atividade espera-se que os alunos tenham aprendido um pouco mais acerca dos diferentes papéis desempenhados pelas mulheres na Idade Média que variavam conforme sua condição e status social. Ao escolher as profissões, reconhecer seus locais de atuação e alguns elementos que faziam parte do cotidiano medieval, os alunos compreenderão que as mulheres do período eram extremamente atuantes no contexto em que viviam, tendo funções de extrema importância.

Como adequar à sua realidade: As palavras que serão utilizadas na história poderão ser impressas ou escritas em uma folha para ser recortadas posteriormente pelo professor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e da Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres medievais e modernas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DRvc8SREYwbV385Pj8bZua26MVbk2Wf4k3pbZ7spHSAMAbQKskrNgqHKyyGC/his6-19und04-contexto-mulheres-medievais-e-modernas.pdf

Problematização - Resolução mulheres medievais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtCXhHTzjv5x8dRUqRyGUQD4DK8Ax9MKjVRkUESgMEtWvxn9bEdpAPkzyTfb/his6-19und04-resolucao-mulheres-medievais.pdf

Problematização - Resolução personagem medieval

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmujwqgcFnjmMcz872Tx9CQQFatRryTzDA4k7wUzhpJ7bdyycSYsXTbyFbwc/his6-19und04-resolucao-personagem-medieval.pdf

Sistematização - Resolução palavras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBCch3STxEh2fgPYSPN2rSddQ8tKgfk9sgmrw6BzDkyYVrQPvdCpETCryAsd/his6-19und04-resolucao-palavras.pdf

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw

Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres no período medieval é necessário esclarecer aos alunos que a existência de diferentes hierarquias sociais acabou diferenciando as funções das mulheres no período. Aquelas que integravam as camadas mais abastadas (aristocratas/nobres) tinham direitos limitados perante seus maridos, sendo responsáveis por gerir o lar e educar os filhos, todavia as servas e comerciantes gozavam de maior liberdade, contribuindo com as mais diversas atividades econômicas. Havia ainda aquelas devotadas à religião (monjas, freiras etc.) ou que assumiram governos ficando conhecidas por seus feitos, como Isabel de Castela (rainha dos reinos de Castela e Leão, viveu entre 1451 e 1504) e Leonor de Aquitânia (foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers, viveu entre 1122 e 1204).

Para você saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2

Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.

https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw

Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DRvc8SREYwbV385Pj8bZua26MVbk2Wf4k3pbZ7spHSAMAbQKskrNgqHKyyGC/his6-19und04-contexto-mulheres-medievais-e-modernas.pdf).

Diga aos alunos que a parte esquerda do slide mostra representações de mulheres na Idade Média e a parte direita traz fotos de mulheres dos séculos XX e XXI. Depois, peça que observem atentamente as imagens por alguns segundos sem dizer nada e, em seguida, inicie a discussão com base na seguinte questão:

- Depois de observar as imagens, que relação podemos fazer entre as mulheres da Idade Média e as mulheres da atualidade?

É esperado que os alunos digam que as mesmas funções que a mulher realizava na Idade Média ainda estão presentes nos dias atuais. Caso não cheguem a esta conclusão de imediato, instigue-os a notar as semelhanças entre as os papéis representados por meio da análise de cada uma das imagens.

É importante também esclarecer aos alunos quem são as mulheres representadas nas fotos ou a localidade em que atuam, para tanto diga que a professora da primeira foto está lecionando em um país africano (provavelmente Burkina Faso - a legenda da foto não revela com absoluta certeza a localidade), a segunda imagem refere-se à rainha Elizabeth II da Inglaterra (comanda o país desde 1951), na terceira foto temos a cientista polonesa - naturalizada francesa - Marie Curie em seu laboratório em Paris (a cientista ganhou o Prêmio Nobel duas vezes) e, por último, a pintora espanhola Soraya Güell (dedica-se à arte surrealista).

Em seguida, dê continuidade à discussão por meio dos questionamentos:

- Pelas imagens percebemos que algumas atividades da Idade Média ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade. Que outras atividades vocês acreditam que as mulheres realizavam na Idade Média e que ainda se mantêm hoje em dia?

Permita que os alunos deem suas opiniões acerca das atividades e profissões. Instigue-os a pensar na diversidade de funções que as mulheres realizam, tais como: atividades ligadas à educação e às artes (professoras, médicas, monjas, freiras, pintoras etc.), a política (rainhas, princesas, condessas, duquesas), a agricultura (camponesas - plantio, colheita, domesticação de animais), ao Exército e ao comércio (padeiras, costureiras, negociantes, açougueiras, cozinheiras etc.). Todas estas profissões e/ou atividades atuais eram praticadas pelas mulheres do medievo.

- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada ao seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, é provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?

É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.

Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender o desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem mulheres
que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?

Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.

- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?

É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos.

Peça para que os alunos observem se nas imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que, apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é masculino.

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito
à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, recomenda-se que as informações do slide sejam trabalhadas com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:

- Vocês poderiam exemplos de atividades realizadas pelas mulheres hoje em dia?

Os alunos darão diversas respostas para esta questão. Leia as orientações acima para saber quais as profissões medievais que ainda persistem nos dias atuais. Quando estas forem citadas pelos alunos, informe-os (rainhas, professoras, médicas, pintoras, cientistas, militares etc).

- Na Idade Média a profissão das mulheres geralmente estava ligada a seu nascimento. Se você nascesse em uma família rica se manteria com este status social para o resto da vida, podendo ser duquesa, rainha, condessa etc. Se nascesse em uma família camponesa, herdaria a atividade dos pais e se a sua família tivesse algum comércio, era provável que você continuaria o negócio. Hoje em dia isso ainda acontece ou as mulheres têm uma maior liberdade para escolher o que querem fazer?

É provável que os alunos deem respostas variadas a esta questão. Alguns dirão que isso não acontece mais e que as mulheres têm a liberdade de escolher suas profissões por meio de cursos superiores, técnicos ou sendo empreendedoras. Outros alunos podem responder que algumas famílias ainda fazem questão de escolher a profissão que sua filha (ou filho(s)) devem seguir, realizando um desejo dos pais ou a manutenção do negócio da família. Todas as respostas estarão corretas. O importante é estimular os alunos à reflexão.

Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de mulheres que seguiram a profissão dos pais. Em caso positivo, pergunte se eles têm conhecimento se as mesmas fizeram isso por vontade própria ou para atender ao desejo familiar. Pergunte ainda se eles conhecem exemplos
de mulheres que têm seus próprios negócios ou que fazem cursos técnicos ou superiores para ter uma profissão.

- Vocês poderiam citar exemplos de mulheres em nossa cidade ou região que se destacam (ou já se destacaram) por algo que tenham feito?

Incite os alunos a pensar em mulheres que inovaram nos mais diferentes âmbitos profissionais. Pergunte se eles conhecem alguma mulher que seja dona do seu próprio negócio, que seja professora há muito tempo na cidade, que seja uma profissional conhecida pela maioria da comunidade etc. Permita que os alunos deem exemplos variados e estimule-os a perceber a diversidade de atividades desempenhada pelas mulheres na cidade em que habitam.

- Vocês acreditam que as mulheres medievais tinham tantos direitos quanto as mulheres do mundo atual?

É esperado que os alunos digam que as mulheres gozam de mais direitos que as protegem atualmente, ao contrário do período medieval. Caso os alunos respondam que em ambas as sociedades os direitos eram iguais, instigue-os a perceber que, apesar de a mulher desempenhar muitas tarefas no medievo, elas não usufruíam de tanta liberdade ou direitos. Peça para que os alunos observem as imagens referentes à Idade Média há uma predominância de mulheres ou homens. Provavelmente eles dirão que existem muitos homens nas cenas retratadas, o que demonstra que apesar de as mulheres ser o foco nas imagens, o ambiente ainda é bem masculino.

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguns direitos ou leis em favor das mulheres hoje em dia. Depois que eles manifestarem suas opiniões, complemente as respostas citando o direito ao voto conquistado pelas brasileiras em 1932 (até então apenas homens votavam no Brasil), direito à licença-maternidade (1934), Lei Maria da Penha (2006) contra a violência doméstica e familiar etc.

Para você saber mais:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Women_activities_in_middle_ages.JPG>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Focus_Groups_National_Network_meetings_IMG_1832_%285348783092%29.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elizabeth_II.jpg#/media/File:Elizabeth_II,_Buckingham_Palace,_07_Mar_2006_crop.jpeg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Marie_Curie_in_her_Paris_Laboratory%2C_1912.jpg>.
Acesso em: 25 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/Soraya_G%C3%BCell.jpg>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos irão se ampliar seus conhecimentos acerca das atividades desempenhadas pelas mulheres no período medieval. Para tanto, os grupos deverão analisar quatro imagens que retratam as mulheres do período em diferentes situações. Após a análise,
os alunos deverão responder as questões do Mapa conceitual.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, seguir o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas imagens para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtCXhHTzjv5x8dRUqRyGUQD4DK8Ax9MKjVRkUESgMEtWvxn9bEdpAPkzyTfb/his6-19und04-resolucao-mulheres-medievais.pdf);

- Analisem todas as imagens e respondam as questões do Mapa conceitual.

- Esta etapa tem apenas 10 minutos.

- Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
- Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres,
se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e como as mulheres estão se comportando em cada cena.

- Para facilitar a diferenciação entre as classes sociais, peça para os alunos repararem nas diferenças entre as vestimentas, adornos e serviços desempenhados.

Como adequar à sua realidade: O Mapa conceitual poderá ser impresso em preto e branco ou colorido. Com relação às imagens, recomenda-se que sejam impressas em cores. Caso sua escola não tenha os recursos audiovisuais ou equipamentos para reprodução do material, prepare antecipadamente as questões do Mapa conceitual em folhas sulfite ou almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm

Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Para otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, antes de terminar os 10 minutos iniciais da Problematização, projete, imprima ou destaque no quadro as novas regras do slide para a continuidade da atividade. Depois de terminada a primeira etapa da Problematização, faça uma leitura compartilhada das novas instruções. Informe aos estudantes que esta etapa também tem a duração de 10 minutos.

Entregue aos grupos a nova atividade (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DmujwqgcFnjmMcz872Tx9CQQFatRryTzDA4k7wUzhpJ7bdyycSYsXTbyFbwc/his6-19und04-resolucao-personagem-medieval.pdf)

Nesta atividade os alunos vão criar uma personagem baseando-se nas imagens analisadas durante a primeira etapa da Problematização. Esta personagem estará presente na última etapa da aula.

- Durante a realização do exercício circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

- Oriente os grupos a dividir as atividades a ser feitas na ficha. Enquanto alguns escolhem as características, os demais adiantam o desenho,
mas incentive o fato de que as decisões sobre a construção do perfil da personagem devem ser tomadas sempre conjuntamente.

- Estimule-os a ser criativos em suas escolhas e permita que utilizem a folha do exercício anterior para consulta. Disponibilize também o slide ou impressão das imagens da Contextualização.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que esta atividade seja impressa, contudo se a escola não dispor de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, organize a sala em um círculo. Siga as orientações abaixo para o desenvolvimento da atividade:

- Com os alunos já sentados, peça que um integrante de cada grupo apresente sua personagem. Após a apresentação a ficha com o perfil da mesma deverá ser colocada no centro da roda.

- Coloque também as palavras (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBCch3STxEh2fgPYSPN2rSddQ8tKgfk9sgmrw6BzDkyYVrQPvdCpETCryAsd/his6-19und04-resolucao-palavras.pdf) - já recortadas - no centro da roda.

- Escolha um aluno para iniciar uma história com uma das mulheres criadas.

- Após o início da história o aluno do lado direito deve continuar a história do colega, para tanto ele poderá continuar com a mesma personagem, agregar outra a história ou escolher um objeto ou situação (o importante é que a história tenha continuidade) - reforce este ponto com os alunos.

- No meio da atividade avise que o último aluno deverá finalizar a história criada pelo grupo. Caso disponha de tempo o grupo poderá continuar a história até a finalização da aula.

Com esta atividade espera-se que os alunos tenham aprendido um pouco mais acerca dos diferentes papéis desempenhados pelas mulheres na Idade Média que variavam conforme sua condição e status social. Ao escolher as profissões, reconhecer seus locais de atuação e alguns elementos que faziam parte do cotidiano medieval, os alunos compreenderão que as mulheres do período eram extremamente atuantes no contexto em que viviam, tendo funções de extrema importância.

Como adequar à sua realidade: As palavras que serão utilizadas na história poderão ser impressas ou escritas em uma folha para ser recortadas posteriormente pelo professor.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano