16882
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As mulheres romanas

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As mulheres romanas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender que as mulheres romanas tinham uma participação mais ativa na sociedade em relação às mulheres gregas.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Proponha que os alunos se organizem em duplas, via Whatsapp, para realizarem as atividades desta aula de modo dinâmico, relacionando o cotidiano das mulheres na Grécia e Roma Antiga. Disponibilize o quadro do contexto comparativo das características de ambas sociedades. Os alunos devem observá-las e responder:
- Com relação à educação, qual dos grupos de mulheres (gregas ou romanas) pareciam obter uma melhor educação? Por quê?
- Sobre o casamento, quais as semelhanças que vocês podem observar entre as mulheres gregas e romanas? E quais as diferenças?
- As mulheres gregas e romanas eram totalmente livres para sair de suas casas quando quisessem?
- A mulher tem papel importante na religiosidade grega e romana?
- Qual grupo de mulheres parecia ser mais atuante na sociedade?

As duplas poderão marcar pontuações ou reações para cada ítem, com o intuito de avaliar sobre os prós e contras do papel das mulheres naquelas sociedades. Depois, poderão compartilhar as percepções com os demais colegas, seja em forma de enquete (pode ser feita com o Mentimeter, veja como aqui - ative a tradução) ou em uma videoconferência.

Problematização
Disponibilize às duplas o documento com quatro imagens do cotidiano das mulheres na Roma Antiga (disponível aqui). Oriente-as a realizarem uma observação atenta e identificar:
- Quais são as atividades desenvolvidas por aquelas mulheres?
- A quais camadas sociais elas pertenciam?

A partir disso, deverão relacionar os termos com as corretas descrições e responder as questões propostas.
Para promover a interação com o restante do grupo nesta etapa, é interessante que organizem um mural virtual no Padlet, como se fosse um álbum de fotos da vida daquelas mulheres. Os alunos poderão fazer comentários nas postagens das imagens, mencionando sobre a atividade que estão realizando.

Sistematização
Os alunos devem organizar a construção do Romabook, aproveitando o mural virtual do Padlet utilizado na etapa anterior ou outras redes sociais, como os grupos de Whatsapp. Oriente-os a adicionarem, como foto de postagem ou de perfil, alguma das imagens das atividades realizadas. Eles deverão interpretar essa personagem, redigindo mensagens de texto sobre como era o cotidiano dela e as atividades naquele momento. Os demais poderão interagir com comentários e reações a estas postagens, inclusive utilizando avatares de mulheres gregas e promovendo um diálogo entre elas.

Convite às famílias
Para refletir sobre a vida das mulheres na Roma Antiga e traçar comparações com as mulheres gregas daquele contexto e mulheres da atualidade, vale assistir a uma interessante animação: Quatro irmãs na Roma Antiga - Ray Laurence. YouTube, 24 out. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla


Código: HIS6_19UND03

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas