16882
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As mulheres romanas

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As mulheres romanas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções de Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas e romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyGd9r2kGyKHKnkbS7Uwwj2JX9nt8VPVMpfXnrPETw34kpCmVCtZSjGxKT6/his6-19und03-contexto-mulheres-gregas-e-romanas.pdf

Problematização - Resolução imagens mulheres romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf

Sistematização - Resolução rede social romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

https://oglobo.globo.com/sociedade/especialistas-no-brasil-aprovam-criminalizacao-do-casamento-forcado-12889095

Reportagem sobre casamentos arranjados e sua criminalização.

https://www.eusemfronteiras.com.br/as-7-deusas-gregas/

Este link traz informações sobre as principais deusas gregas abordando um pouco da história de cada uma delas e sua respectiva simbologia.

https://www.todamateria.com.br/deuses-romanos/

Este link traz uma tabela comparativa dos principais deuses romanos e seus correspondentes na mitologia grega.

https://umbandaead.blog.br/2016/03/12/as-orixas-femininas-umbanda/

Este link traz informações sobre orixás femininas na Umbanda.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Neste artigo Nova Escola aborda a importância das imagens e como elas podem ser utilizadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as mulheres gregas e romanas é importante esclarecer aos alunos que em ambas as sociedades a função desempenhada por cada mulher dependia de seu status social. As atividades exercidas pelas mais ricas não eram as mesmas das mais pobres (aquelas que tinham uma condição social mais desfavorecida exerciam trabalhos mais árduos). Com relação às diferenças entre gregas e romanas sabemos que as primeiras levavam uma vida mais reclusa, podendo sair às ruas apenas acompanhadas ou com autorização, e sua vida limitava-se às atividades domésticas. As romanas, entretanto, gozavam de maior autonomia podendo inclusive participar da vida política de Roma, o que não era permitido às gregas
(não eram consideradas cidadãs).

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyGd9r2kGyKHKnkbS7Uwwj2JX9nt8VPVMpfXnrPETw34kpCmVCtZSjGxKT6/his6-19und03-contexto-mulheres-gregas-e-romanas.pdf)

As informações contidas no slide devem absorvidas por toda a sala, portanto escolha alguns alunos para ler as mesmas oralmente, tornando a aula e a análise comparativa mais dinâmica.

Recomenda-se que a leitura seja feita da seguinte forma: um aluno lerá a informação sobre a educação da mulher grega e, em seguida, outro aluno lerá a informação sobre a educação da mulher romana. Posteriormente, outro aluno lerá sobre o casamento grego e outro sobre o casamento romano (e assim sucessivamente). Desta forma, as comparações ficarão mais claras para os alunos.

Ao longo da leitura, lance os seguintes questionamentos aos alunos:

- Com relação à educação, qual dos grupos de mulheres (gregas ou romanas) pareciam obter uma melhor educação? Por quê?

É esperado que os alunos apontem que as mulheres romanas possuíam uma educação mais completa pela quantidade de atividades que eram aprendidas.

- Sobre o casamento, quais as semelhanças que vocês podem observar entre as mulheres gregas e romanas? E quais as diferenças?

É provável que os alunos apontem que a principal semelhança é o fato de nenhuma delas poder escolher seus maridos. Com relação às diferenças, fica evidente que na Grécia Antiga as mulheres não decidiam nada em seus lares, diferentemente do que ocorria em Roma, onde a matrona (senhora do lar) administrava a casa e os escravos.

- Quais as diferenças que vocês poderiam apontar sobre a forma como o casamento ocorria na Grécia, na Roma Antiga e na atualidade? Hoje em dia a mulher tem um papel passivo ou ativo na escolha do seu companheiro?

Questões como esta têm como objetivo promover a aproximação do tema com a realidade dos alunos. É importante que eles sempre identifiquem as mudanças ou permanências que as sociedades tiveram ao longo do tempo e que acabam refletindo nos dias atuais. Espera-se que eles apontem que as mulheres do século XXI têm um papel ativo nos relacionamentos, escolhendo seus parceiros, pelo menos no mundo ocidental. Caso nenhum aluno aponte que em algumas sociedades os casamentos ainda são arranjados, cite exemplos de locais no mundo onde esta prática ainda ocorre, como na Índia, por exemplo. Consulte o link sobre este assunto no “Para você saber mais”.

- Sobre as atividades públicas, vocês poderiam afirmar que as mulheres gregas e romanas eram totalmente livres para sair de suas casas quando quisessem?

Nesta questão os alunos devem responder que as mulheres romanas possuíam maior autonomia para passear em locais públicos, o que não acontecia com as mulheres gregas, que só poderiam sair de casa acompanhadas.

- Sobre a vida pública da mulher nos dias atuais: vocês acreditam que o modo de vida das mulheres do século XXI tem mais semelhanças com qual das sociedades que estamos estudando?

Provavelmente os alunos apontarão que hoje em dia as mulheres têm autonomia parecida com aquelas que viviam na Roma Antiga, podendo circular sozinhas ou acompanhadas para cuidar de seus assuntos particulares ou vida profissional.

- Existem semelhanças entre a religião grega e romana?

É esperado que os alunos apontem que em ambas as religiões existia uma grande quantidade de divindades femininas. Caso peçam exemplos de divindades femininas gregas, cite: Atena (deusa da sabedoria e da guerra), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Hera (deusa do casamento), Héstia (deusa do lar, da família e da engenharia) e Ártemis (deusa da vida selvagem), entre outras.

Algumas deusas romanas foram elencadas no slide, porém seus significados são: Juno - deusa do matrimônio e da união, Vênus - deusa do amor e da beleza, e Diana - deusa da lua e da caça. A título de curiosidade, seria interessante dizer aos alunos o nome destas deusas e seus respectivos significados para que notem que a simbologia que as representa é muito semelhante tanto na religião grega quanto na romana. No caso, Hera e Juno são correspondentes, assim como Vênus e Afrodite e Ártemis e Diana.

- A religiões grega e romana tinham um grande número de divindades relacionadas às mulheres. Nas religiões que vocês praticam há alguma figura feminina?

Incentive os alunos a se recordar das figuras femininas presentes na religião professada por cada um deles. Neste momento é importante estimular o debate para que haja um comparativo entre as religiões com base na questão da figura da mulher. Os alunos podem citar a figura de Eva, Maria, a enorme quantidade de santas católicas, Iansã (orixá dos ventos que rege as tempestades), Iemanjá (orixá considerada a Rainha dos Mares) etc.

- Com relação à cidadania, qual grupo de mulheres parecia ser mais atuante na sociedade?

É esperado que os alunos respondam que as mulheres romanas eram mais atuantes por poder opinar sobre questões familiares e de política, enquanto as mulheres gregas não eram consideradas cidadãs.

- E hoje em dia, as mulheres possuem direitos?

Nesta pergunta instigue os alunos a pensar nos diferentes direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História. Talvez o nível de maturidade dos alunos do sexto ano não permita que deem respostas mais diretas a esta pergunta, então primeiramente permita que expressem suas opiniões e, caso precise, complemente as respostas dos alunos com informações adicionais citando, por exemplo, que ao direito ao voto foi conquistado pelas brasileiras em 1932 e o direito à licença-maternidade em 1943. Abaixo, no “Para você saber mais”, estarão disponíveis alguns links sobre este assunto.

Encerre os questionamentos perguntando para a sala qual dos grupos de mulheres parecia possuir maior poder e independência na sociedade em que viviam. Espera-se que com este questionamento os alunos compreendam que as romanas usufruíam de maior status social com relação às gregas.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, recomenda-se que as informações do slide sejam escritas em cartolina ou papel pardo para ser anexadas
ao quadro durante a análise comparativa e debate que seguirá as perguntas elencadas acima.

Para você saber mais:

https://oglobo.globo.com/sociedade/especialistas-no-brasil-aprovam-criminalizacao-do-casamento-forcado-12889095

Reportagem sobre casamentos arranjados e sua criminalização.

https://www.eusemfronteiras.com.br/as-7-deusas-gregas/

Este link traz informações sobre as principais deusas gregas abordando um pouco da história de cada uma delas e sua respectiva simbologia.

https://www.todamateria.com.br/deuses-romanos/

Este link traz uma tabela comparativa dos principais deuses romanos e seus correspondentes na mitologia grega.

https://umbandaead.blog.br/2016/03/12/as-orixas-femininas-umbanda/

Este link traz informações sobre orixás femininas na Umbanda.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Women_drawing_water_at_the_Kallirrhoe_%28Calirrhoe%29_fountain%3B_after_a_scene_from_an_Attic_black-figure_hydria_%288269415557%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Joseph_Coomans_-_Roman_women.jpg>.
Acesso em: 22 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos trabalharão com a análise de algumas imagens referentes ao cotidiano das mulheres romanas. por meio das imagens eles serão capazes de compreender as principais funções e atividades realizadas por estas mulheres bem como suas diferenças sociais.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas imagens de mulheres romanas (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf);

- Leiam e analisem todas as imagens para realizar as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas. - Deixe claro aos alunos que todas as imagens são de pinturas feitas na época e que retratam o cotidiano das mulheres romanas. - Incentive-os a ler as legendas das fotos para ajudá-los na atividade interpretativa.

- Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres, se tais atividades ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade, se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e
como elas estão se comportando em cada cena.

Reserve cerca de 4 minutos antes do término da atividade para perguntar aos grupos sobre algumas de suas respostas. Isso proporcionará o compartilhamento das impressões dos alunos e correção de possíveis erros de análise que não foram resolvidos durante a sua supervisão na atividade.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Neste artigo a Nova Escola aborda a importância das imagens e como elas podem ser utilizadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: As pinturas da época funcionavam como verdadeiras redes sociais, onde cenas do cotidiano eram retratadas assim como as fotos que são postadas na atualidade. Desta forma, as pinturas romanas feitas nas paredes das casas ou em locais de uso público não serviam apenas para adornar o local, mas para retratar o modo de vida de seus cidadãos.

Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, distribua a folha para a atividade da Sistematização (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf).

Nesta atividade os alunos farão duas postagens em sua rede social romana. O perfil pertencerá a uma mulher romana (Valéria) que deverá escrever uma postagem de algo que tenha feito ou ainda fará no seu dia. Na segunda postagem os alunos poderão fazer um desenho ou escrever um parágrafo de um momento marcante da vida de Valéria, como um banquete, casamento ou algum serviço realizado.

- Frise aos alunos o fato de as mulheres romanas ser mais independentes do que as gregas e sugira a eles postagens que possam ser exclusivas destas mulheres, tais como: andar sozinha nas ruas, administrar a casa e os escravos, opinar nos assuntos da casa ou na política ou ainda fazer parte de festas e banquetes na companhia de convidados tanto do sexo feminino quanto do masculino.

- Destaque ainda que eles deverão escolher a qual classe social Valéria pertencerá, já que as atividades feitas dependiam do status de cada uma delas.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para garantir que os alunos estejam fazendo postagens que apontem características que as mulheres romanas possuam e as gregas não. Para tanto, deixe exposto o slide ou a impressão da Contextualização para que os alunos possam se lembrar das diferenças entre as mulheres das duas sociedades. Permita também que eles fiquem com a folha da Problematização para se inspirarem.

Reserve cerca de 3 minutos para o compartilhamento de algumas postagens feitas pelos alunos.

Sugestão para a finalização da atividade:

Depois que as redes sociais forem terminadas crie com os alunos um mural na sala de aula ou em algum espaço da escola onde estes trabalhos poderão ser expostos. Crie um título para o mural com os alunos (Romabook, Redes Sociais da Roma Antiga, As mulheres no Romabook etc), pendure os trabalhos ou cole os mesmos em uma folha de papel pardo. Incentive os alunos a desenhar símbolos para a rede social para adornar
o mural, tais como os emoticons. Uma vez exposto, permita que os alunos comparem as postagens e compartilhem as informações que criaram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções de Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas e romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyGd9r2kGyKHKnkbS7Uwwj2JX9nt8VPVMpfXnrPETw34kpCmVCtZSjGxKT6/his6-19und03-contexto-mulheres-gregas-e-romanas.pdf

Problematização - Resolução imagens mulheres romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf

Sistematização - Resolução rede social romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

https://oglobo.globo.com/sociedade/especialistas-no-brasil-aprovam-criminalizacao-do-casamento-forcado-12889095

Reportagem sobre casamentos arranjados e sua criminalização.

https://www.eusemfronteiras.com.br/as-7-deusas-gregas/

Este link traz informações sobre as principais deusas gregas abordando um pouco da história de cada uma delas e sua respectiva simbologia.

https://www.todamateria.com.br/deuses-romanos/

Este link traz uma tabela comparativa dos principais deuses romanos e seus correspondentes na mitologia grega.

https://umbandaead.blog.br/2016/03/12/as-orixas-femininas-umbanda/

Este link traz informações sobre orixás femininas na Umbanda.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Neste artigo Nova Escola aborda a importância das imagens e como elas podem ser utilizadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as mulheres gregas e romanas é importante esclarecer aos alunos que em ambas as sociedades a função desempenhada por cada mulher dependia de seu status social. As atividades exercidas pelas mais ricas não eram as mesmas das mais pobres (aquelas que tinham uma condição social mais desfavorecida exerciam trabalhos mais árduos). Com relação às diferenças entre gregas e romanas sabemos que as primeiras levavam uma vida mais reclusa, podendo sair às ruas apenas acompanhadas ou com autorização, e sua vida limitava-se às atividades domésticas. As romanas, entretanto, gozavam de maior autonomia podendo inclusive participar da vida política de Roma, o que não era permitido às gregas
(não eram consideradas cidadãs).

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyGd9r2kGyKHKnkbS7Uwwj2JX9nt8VPVMpfXnrPETw34kpCmVCtZSjGxKT6/his6-19und03-contexto-mulheres-gregas-e-romanas.pdf)

As informações contidas no slide devem absorvidas por toda a sala, portanto escolha alguns alunos para ler as mesmas oralmente, tornando a aula e a análise comparativa mais dinâmica.

Recomenda-se que a leitura seja feita da seguinte forma: um aluno lerá a informação sobre a educação da mulher grega e, em seguida, outro aluno lerá a informação sobre a educação da mulher romana. Posteriormente, outro aluno lerá sobre o casamento grego e outro sobre o casamento romano (e assim sucessivamente). Desta forma, as comparações ficarão mais claras para os alunos.

Ao longo da leitura, lance os seguintes questionamentos aos alunos:

- Com relação à educação, qual dos grupos de mulheres (gregas ou romanas) pareciam obter uma melhor educação? Por quê?

É esperado que os alunos apontem que as mulheres romanas possuíam uma educação mais completa pela quantidade de atividades que eram aprendidas.

- Sobre o casamento, quais as semelhanças que vocês podem observar entre as mulheres gregas e romanas? E quais as diferenças?

É provável que os alunos apontem que a principal semelhança é o fato de nenhuma delas poder escolher seus maridos. Com relação às diferenças, fica evidente que na Grécia Antiga as mulheres não decidiam nada em seus lares, diferentemente do que ocorria em Roma, onde a matrona (senhora do lar) administrava a casa e os escravos.

- Quais as diferenças que vocês poderiam apontar sobre a forma como o casamento ocorria na Grécia, na Roma Antiga e na atualidade? Hoje em dia a mulher tem um papel passivo ou ativo na escolha do seu companheiro?

Questões como esta têm como objetivo promover a aproximação do tema com a realidade dos alunos. É importante que eles sempre identifiquem as mudanças ou permanências que as sociedades tiveram ao longo do tempo e que acabam refletindo nos dias atuais. Espera-se que eles apontem que as mulheres do século XXI têm um papel ativo nos relacionamentos, escolhendo seus parceiros, pelo menos no mundo ocidental. Caso nenhum aluno aponte que em algumas sociedades os casamentos ainda são arranjados, cite exemplos de locais no mundo onde esta prática ainda ocorre, como na Índia, por exemplo. Consulte o link sobre este assunto no “Para você saber mais”.

- Sobre as atividades públicas, vocês poderiam afirmar que as mulheres gregas e romanas eram totalmente livres para sair de suas casas quando quisessem?

Nesta questão os alunos devem responder que as mulheres romanas possuíam maior autonomia para passear em locais públicos, o que não acontecia com as mulheres gregas, que só poderiam sair de casa acompanhadas.

- Sobre a vida pública da mulher nos dias atuais: vocês acreditam que o modo de vida das mulheres do século XXI tem mais semelhanças com qual das sociedades que estamos estudando?

Provavelmente os alunos apontarão que hoje em dia as mulheres têm autonomia parecida com aquelas que viviam na Roma Antiga, podendo circular sozinhas ou acompanhadas para cuidar de seus assuntos particulares ou vida profissional.

- Existem semelhanças entre a religião grega e romana?

É esperado que os alunos apontem que em ambas as religiões existia uma grande quantidade de divindades femininas. Caso peçam exemplos de divindades femininas gregas, cite: Atena (deusa da sabedoria e da guerra), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Hera (deusa do casamento), Héstia (deusa do lar, da família e da engenharia) e Ártemis (deusa da vida selvagem), entre outras.

Algumas deusas romanas foram elencadas no slide, porém seus significados são: Juno - deusa do matrimônio e da união, Vênus - deusa do amor e da beleza, e Diana - deusa da lua e da caça. A título de curiosidade, seria interessante dizer aos alunos o nome destas deusas e seus respectivos significados para que notem que a simbologia que as representa é muito semelhante tanto na religião grega quanto na romana. No caso, Hera e Juno são correspondentes, assim como Vênus e Afrodite e Ártemis e Diana.

- A religiões grega e romana tinham um grande número de divindades relacionadas às mulheres. Nas religiões que vocês praticam há alguma figura feminina?

Incentive os alunos a se recordar das figuras femininas presentes na religião professada por cada um deles. Neste momento é importante estimular o debate para que haja um comparativo entre as religiões com base na questão da figura da mulher. Os alunos podem citar a figura de Eva, Maria, a enorme quantidade de santas católicas, Iansã (orixá dos ventos que rege as tempestades), Iemanjá (orixá considerada a Rainha dos Mares) etc.

- Com relação à cidadania, qual grupo de mulheres parecia ser mais atuante na sociedade?

É esperado que os alunos respondam que as mulheres romanas eram mais atuantes por poder opinar sobre questões familiares e de política, enquanto as mulheres gregas não eram consideradas cidadãs.

- E hoje em dia, as mulheres possuem direitos?

Nesta pergunta instigue os alunos a pensar nos diferentes direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História. Talvez o nível de maturidade dos alunos do sexto ano não permita que deem respostas mais diretas a esta pergunta, então primeiramente permita que expressem suas opiniões e, caso precise, complemente as respostas dos alunos com informações adicionais citando, por exemplo, que ao direito ao voto foi conquistado pelas brasileiras em 1932 e o direito à licença-maternidade em 1943. Abaixo, no “Para você saber mais”, estarão disponíveis alguns links sobre este assunto.

Encerre os questionamentos perguntando para a sala qual dos grupos de mulheres parecia possuir maior poder e independência na sociedade em que viviam. Espera-se que com este questionamento os alunos compreendam que as romanas usufruíam de maior status social com relação às gregas.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola, recomenda-se que as informações do slide sejam escritas em cartolina ou papel pardo para ser anexadas
ao quadro durante a análise comparativa e debate que seguirá as perguntas elencadas acima.

Para você saber mais:

https://oglobo.globo.com/sociedade/especialistas-no-brasil-aprovam-criminalizacao-do-casamento-forcado-12889095

Reportagem sobre casamentos arranjados e sua criminalização.

https://www.eusemfronteiras.com.br/as-7-deusas-gregas/

Este link traz informações sobre as principais deusas gregas abordando um pouco da história de cada uma delas e sua respectiva simbologia.

https://www.todamateria.com.br/deuses-romanos/

Este link traz uma tabela comparativa dos principais deuses romanos e seus correspondentes na mitologia grega.

https://umbandaead.blog.br/2016/03/12/as-orixas-femininas-umbanda/

Este link traz informações sobre orixás femininas na Umbanda.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Women_drawing_water_at_the_Kallirrhoe_%28Calirrhoe%29_fountain%3B_after_a_scene_from_an_Attic_black-figure_hydria_%288269415557%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Joseph_Coomans_-_Roman_women.jpg>.
Acesso em: 22 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos trabalharão com a análise de algumas imagens referentes ao cotidiano das mulheres romanas. por meio das imagens eles serão capazes de compreender as principais funções e atividades realizadas por estas mulheres bem como suas diferenças sociais.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas imagens de mulheres romanas (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf);

- Leiam e analisem todas as imagens para realizar as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas. - Deixe claro aos alunos que todas as imagens são de pinturas feitas na época e que retratam o cotidiano das mulheres romanas. - Incentive-os a ler as legendas das fotos para ajudá-los na atividade interpretativa.

- Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das imagens, quais as atividades que estão sendo feitas pelas mulheres, se tais atividades ainda são desempenhadas pelas mulheres na atualidade, se eles conseguiram identificar as mulheres de diferentes classes sociais e
como elas estão se comportando em cada cena.

Reserve cerca de 4 minutos antes do término da atividade para perguntar aos grupos sobre algumas de suas respostas. Isso proporcionará o compartilhamento das impressões dos alunos e correção de possíveis erros de análise que não foram resolvidos durante a sua supervisão na atividade.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Neste artigo a Nova Escola aborda a importância das imagens e como elas podem ser utilizadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: As pinturas da época funcionavam como verdadeiras redes sociais, onde cenas do cotidiano eram retratadas assim como as fotos que são postadas na atualidade. Desta forma, as pinturas romanas feitas nas paredes das casas ou em locais de uso público não serviam apenas para adornar o local, mas para retratar o modo de vida de seus cidadãos.

Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, distribua a folha para a atividade da Sistematização (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf).

Nesta atividade os alunos farão duas postagens em sua rede social romana. O perfil pertencerá a uma mulher romana (Valéria) que deverá escrever uma postagem de algo que tenha feito ou ainda fará no seu dia. Na segunda postagem os alunos poderão fazer um desenho ou escrever um parágrafo de um momento marcante da vida de Valéria, como um banquete, casamento ou algum serviço realizado.

- Frise aos alunos o fato de as mulheres romanas ser mais independentes do que as gregas e sugira a eles postagens que possam ser exclusivas destas mulheres, tais como: andar sozinha nas ruas, administrar a casa e os escravos, opinar nos assuntos da casa ou na política ou ainda fazer parte de festas e banquetes na companhia de convidados tanto do sexo feminino quanto do masculino.

- Destaque ainda que eles deverão escolher a qual classe social Valéria pertencerá, já que as atividades feitas dependiam do status de cada uma delas.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para garantir que os alunos estejam fazendo postagens que apontem características que as mulheres romanas possuam e as gregas não. Para tanto, deixe exposto o slide ou a impressão da Contextualização para que os alunos possam se lembrar das diferenças entre as mulheres das duas sociedades. Permita também que eles fiquem com a folha da Problematização para se inspirarem.

Reserve cerca de 3 minutos para o compartilhamento de algumas postagens feitas pelos alunos.

Sugestão para a finalização da atividade:

Depois que as redes sociais forem terminadas crie com os alunos um mural na sala de aula ou em algum espaço da escola onde estes trabalhos poderão ser expostos. Crie um título para o mural com os alunos (Romabook, Redes Sociais da Roma Antiga, As mulheres no Romabook etc), pendure os trabalhos ou cole os mesmos em uma folha de papel pardo. Incentive os alunos a desenhar símbolos para a rede social para adornar
o mural, tais como os emoticons. Uma vez exposto, permita que os alunos comparem as postagens e compartilhem as informações que criaram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano