Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Flipgrid, Anchor.fm
Contexto
O objetivo desta aula é compreender o cotidiano das mulheres gregas na Antiguidade.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens do contexto. Os alunos devem observá-las e refletir sobre:
- Quais funções as mulheres estão realizando na Grécia Antiga? Estas funções ainda são feitas por mulheres hoje em dia?
- Quais as semelhanças e diferenças entre as mulheres representadas?
- Você acredita que todas pertenciam à mesma classe social e tinham a mesma importância perante a sociedade?
Problematização
Disponibilize o documento com textos e questões sobre o cotidiano das mulheres na Antiga Grécia. Oriente-os a realizarem uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, para praticarem em casa) e observarem pontos, como:
- As mulheres gregas possuíam direitos? Quais eram estes direitos?
- Qual sua relação frente aos homens gregos daquele contexto?
A partir disso, eles devem realizar as atividades propostas.
Para promover a interação do grupo nesta etapa, crie enquetes virtuais, nas quais deverão opinar sobre os limitados direitos e deveres da mulher grega antiga (o Mentimeter pode ser usado - ative a tradução) ou agende um momento de videoconferência e organize quem deve comentar cada questão oralmente, enquanto os demais comentar pelo chat.
Sistematização
É interessante que os alunos construam um diálogo entre mulheres gregas que vivenciaram o contexto antigo de direitos limitados (como o da Educação) e mulheres do presente. Oriente-os a relatarem sobre avanços conquistados, direitos ainda não plenamente respeitados e, também, exemplos de mulheres que se destacaram em cargos políticos e estudos científicos.
Indique a referência:
- Conheça as cinco pesquisadoras que sequenciaram o genoma do coronavírus. Correio Braziliense, 08 mar. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
A atividade pode ser feita por meio de mensagens de texto, áudios ou vídeos. Podem compartilhar os prints ou postá-los em murais como o Flipgrid (como usar aqui) ou o Anchor.fm (como usar aqui).
Convite às famílias
Para refletir sobre a vida das mulheres gregas do período antigo e traçar relações com as vivências femininas nas sociedades atuais, vale escutar a canção “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque. SPOTIFY. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020. Para uma interpretação da letra, vejam: ABRANTES, Beatriz. Mulheres de atenas: entenda a crítica de Chico Buarque. Stoodi, 25 jun. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 25/06/2020.
Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla
Código: HIS6_19UND02
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes