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Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - A mulher na Grécia Antiga

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A mulher na Grécia Antiga

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gacUXCD4MBE5QvW6Gmw9StmA48Ukf62WQUXgyzmU5KzSfNc482gpS3DfQeA/his6-19und02-mulheres-gregas.pdf

Problematização - Resolução Cotidiano da mulher

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ts7d6UN4xtvsjx8sbNffPBXr5JEy7MM4K9GAbETwprqaMh33yeJ6HjrXhZG2/his-19und02-resolucao-cotidiano-da-mulher.pdf

Sistematização - Resolução Cidadania grega

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGYvxSm2kCnR5emcXBHuAhtSdmmvgGgc9mMmm8mSQgDRYKmVT6UN37FSFX4N/his6-19und02-resolucao-cidadania-grega.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o cotidiano das mulheres gregas na Antiguidade, é importante esclarecer aos alunos que a condição destas dependia de seu status social ou da região em que habitava. As mais pobres geralmente usufruíam de maior liberdade por ter que trabalhar para sustentar suas famílias, já as aristocratas levavam uma vida semi-reclusa após o casamento, que era visto como um negócio entre os envolvidos. Com relação à religião, várias eram as deusas ou figuras míticas associadas ao feminino como, por exemplo, a deusa Atena (representava a sabedoria, as artes, a inteligência, a guerra e a justiça), que deu nome à cidade de Atenas. Outro aspecto relevante a ser destacado neste momento inicial da aula é o fato de as mulheres gregas não ser consideradas cidadãs, logo não poderiam participar da política.

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gacUXCD4MBE5QvW6Gmw9StmA48Ukf62WQUXgyzmU5KzSfNc482gpS3DfQeA/his6-19und02-mulheres-gregas.pdf)

Diga aos alunos que estas imagens são representações de mulheres da Grécia Antiga. Peça para observarem as imagens e apontarem quais as funções que elas estão realizando. Permita que os alunos respondam de acordo com a opinião deles e, somente após os apontamentos, diga do que se trata cada imagem: a primeira retrata uma cena domiciliar na qual as servas ajudam a senhora da casa a se arrumar. A segunda imagem evidencia um trabalho realizado pelas gregas de baixa condição social que era o abastecimento de água para a realização de diversos serviços domésticos, na terceira vemos uma moça grega dançando, na quarta imagem temos uma mulher grega musicista e, na quinta imagem, vemos
uma mulher grega de condição social mais elevada com seus adornos e vestes típicas.

Após a análise das imagens, inicie os questionamentos da aula com as seguintes questões:

- Quais atividades representadas nas imagens que vocês acreditam que as mulheres ricas não faziam?

É esperado que os alunos apontem a atividade do abastecimento de água e serviços menos nobres. Caso citem a atividade da música ou dança, diga que esta poderia ser desempenhada tanto pelas mais ricas quanto pelas mais pobres. O objetivo com esta questão é fazer com que os alunos percebam as diversas atividades e funções feitas pelas mulheres, mas que compreendam também que as as atividades variavam de acordo com a classe social de cada uma delas. Frise que as mulheres ricas ficavam mais reclusas ao seu ambiente domiciliar, enquanto as mais pobres saíam às ruas para cuidar dos afazeres domésticos.

- Quais semelhanças existem entre estas mulheres? E quais as diferenças?

Provavelmente os alunos vão apontar que as maiores semelhanças estão nos trajes e nos cabelos (uso de enfeites na cabeça, túnicas etc.), embora as diferenças também possam ser visíveis nas vestes, nos cabelos e nos enfeites das nobres que são mais adornados do que aqueles usados pelas mulheres mais simples.

- Quais atividades representadas nas imagens ainda existem nos dias de hoje?

Incentive os alunos a traçar comparações com as mulheres na atualidade. No primeiro e no quarto casos, existem mulheres que contratam outras para ajudarem a cuidar da casa em diversas tarefas (limpar, cozinhar, cuidar dos filhos etc.), com relação às mulheres que estão dançando ou tocando incentive-os a pensar naquelas que são artistas.

- Hoje em dia as mulheres trabalham em muitas funções diferentes. Com base nas imagens, podemos afirmar o mesmo sobre as mulheres da Grécia Antiga?

É esperado que os alunos respondam positivamente a esta questão, contudo reforce novamente que as atividades dependiam do status social e que a maioria das mulheres ficava mais restrita ao espaço doméstico.

- Vocês acreditam que as mulheres gregas possuíam direitos?

Provavelmente os alunos darão respostas variadas que respondam a primeira questão de forma afirmativa ou negativa. Caso digam que as mulheres gregas possuíam direitos, pergunte por que chegaram a esta resposta. Questione se as imagens apresentadas no slide deram pistas de algum direito oferecido a essas mulheres. Se responderem negativamente, faça o mesmo procedimento (pergunte por que e se as imagens deram a eles a impressão de que as mulheres não tinham muitos direitos).

- E hoje em dia, as mulheres possuem direitos?

Nesta pergunta instigue os alunos a pensar nos diferentes direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História. Talvez o nível de maturidade dos alunos do sexto ano não permita que deem respostas mais diretas a esta pergunta, então primeiramente permita que expressem suas opiniões e, caso precise, complemente as respostas dos alunos com informações adicionais citando, por exemplo, que o direito ao voto foi conquistado pelas brasileiras em 1932 e o direito à licença-maternidade em 1943. Abaixo, no “Para você saber mais”, estarão disponíveis alguns links sobre este assunto.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola oriente o debate de modo a conduzir os alunos para a reflexão sobre os diversos papéis desempenhados pelas mulheres na Grécia Antiga. Pergunte que tipo de trabalho eles acreditam que as mulheres desempenhavam naquele período. Permita que
os alunos deem suas respostas para, posteriormente, complementar as informações citando as atividades mostradas no slide (serviços domésticos, costura, leitura, música etc.). Frise que as atividades variavam de acordo com a posição social de cada mulher: as ricas ficavam mais reclusas em suas casas, limitando-se a atividades como leitura, música, costura, enquanto as mais pobres serviam as casas de famílias mais abastadas. Questione ainda se eles acreditam que estas mulheres possuíam leis e direitos que as protegiam e se eles têm conhecimento de direitos que protegem as mulheres brasileiras nos dias atuais. Cite o caso da conquista do voto feminino no ano de 1932 e da licença-maternidade instituída a partir de 1943.

Para você saber mais:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Ancient_Greek_female_costume_-_illustrated_by_one_hundred_and_twelve_plates_and_numerous_smaller_illustrations%3B_with_descriptive_letterpress_and_descriptive_passages_from_the_works_of_Homer%2C_Hesiod%2C_%2814741065856%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Statuette_of_a_Dancing_Woman%2C_Greece%2C_4th_century_BCE%2C_terracotta%2C_HAA.JPG >. Acesso em: 21 fev 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fd/Ancient_Greek_female_costume_-_illustrated_by_one_hundred_and_twelve_plates_and_numerous_smaller_illustrations%3B_with_descriptive_letterpress_and_descriptive_passages_from_the_works_of_Homer%2C_Hesiod%2C_%2814577319349%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Women_drawing_water_at_the_Kallirrhoe_%28Calirrhoe%29_fountain%3B_after_a_scene_from_an_Attic_black-figure_hydria_%288269415557%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Mummy_portrait_depicting_a_woman_with_necklace_and_Medusa_pendant_and_golden_ear-pendants_with_pearls%2C_161_AD_-_192_AD%2C_Kunsthistorisches_Museum_Vienna%2C_Austria_%2821039802435%29.jpg >.
Acesso em: 21 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos trabalharão com uma tabela com informações resumidas acerca do cotidiano da mulher grega. Por meio da análise das informações, espera-se que os alunos compreendam que as mesmas não possuíam grande visibilidade na sociedade do período, estando sempre submissas a uma figura masculina desde jovens. O objetivo é fazer com que os alunos tracem comparações com os papéis desempenhados pelas mulheres gregas e pelas mulheres na atualidade, principalmente no que tange à questão do exercício da cidadania (voto).

É válido ressaltar que as informações presentes nesta aula estão centradas sobretudo nas mulheres atenienses, contudo as mulheres de outras regiões da Grécia Antiga poderiam gozar de situações diferenciadas, como as espartanas, por exemplo.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas informações sobre o cotidiano das mulheres gregas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ts7d6UN4xtvsjx8sbNffPBXr5JEy7MM4K9GAbETwprqaMh33yeJ6HjrXhZG2/his-19und02-resolucao-cotidiano-da-mulher.pdf);

- Leiam e analisem todas as informações para realizar as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas. Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das informações, o que mais os surpreendeu com relação aos dados da tabela, se já haviam lido ou visto algo sobre o assunto em posts, revistas ou filmes sobre a Grécia.

Fique atento caso algum aluno manifeste posições machistas devido ao conteúdo da atividade. Uma forma de evitar tais preconceitos durante o decorrer da aula é integrar os grupos colocando meninas e meninos juntos ou ainda alunos que possivelmente manifestem estas ideias com outros que são mais engajados nas questões sociais e de gênero. Desta forma algumas posições negativas serão eliminadas ou minimizadas.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos criarão uma personagem grega que luta pelo seu direito de voto na Antiguidade, o que irá conduzi-los à reflexão de que a iniciativa e o protagonismo são capazes de transformar uma realidade já estabelecida modificando-a em prol de direitos e deveres.

Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, distribua a folha para a atividade da Sistematização (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGYvxSm2kCnR5emcXBHuAhtSdmmvgGgc9mMmm8mSQgDRYKmVT6UN37FSFX4N/his6-19und02-resolucao-cidadania-grega.pdf).

Durante a realização da atividade, circule entre os grupos e incentive-os a utilizar as informações da folha da Problematização como forma de pensar os argumentos a ser colocados na carta. Instigue os alunos a refletir sobre a importância do papel da mulher grega seja como dona de casa de alta classe social, serva, musicista ou dançarina (dentre outras funções que não abordamos). Todas elas eram fundamentais para a sociedade grega e deveriam ter o direito de voto assim como os homens, pois uma sociedade se faz com a opinião e a atuação de todos e não apenas de um grupo. Procure deixar isso claro para todos os grupos, desta forma terão uma ideia bem clara do objetivo da atividade.

Utilize os 6 minutos restantes da aula para o compartilhamento de respostas entre os grupos.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Sistematização seja impresso. Contudo, se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie a atividade antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gacUXCD4MBE5QvW6Gmw9StmA48Ukf62WQUXgyzmU5KzSfNc482gpS3DfQeA/his6-19und02-mulheres-gregas.pdf

Problematização - Resolução Cotidiano da mulher

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ts7d6UN4xtvsjx8sbNffPBXr5JEy7MM4K9GAbETwprqaMh33yeJ6HjrXhZG2/his-19und02-resolucao-cotidiano-da-mulher.pdf

Sistematização - Resolução Cidadania grega

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGYvxSm2kCnR5emcXBHuAhtSdmmvgGgc9mMmm8mSQgDRYKmVT6UN37FSFX4N/his6-19und02-resolucao-cidadania-grega.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o cotidiano das mulheres gregas na Antiguidade, é importante esclarecer aos alunos que a condição destas dependia de seu status social ou da região em que habitava. As mais pobres geralmente usufruíam de maior liberdade por ter que trabalhar para sustentar suas famílias, já as aristocratas levavam uma vida semi-reclusa após o casamento, que era visto como um negócio entre os envolvidos. Com relação à religião, várias eram as deusas ou figuras míticas associadas ao feminino como, por exemplo, a deusa Atena (representava a sabedoria, as artes, a inteligência, a guerra e a justiça), que deu nome à cidade de Atenas. Outro aspecto relevante a ser destacado neste momento inicial da aula é o fato de as mulheres gregas não ser consideradas cidadãs, logo não poderiam participar da política.

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gacUXCD4MBE5QvW6Gmw9StmA48Ukf62WQUXgyzmU5KzSfNc482gpS3DfQeA/his6-19und02-mulheres-gregas.pdf)

Diga aos alunos que estas imagens são representações de mulheres da Grécia Antiga. Peça para observarem as imagens e apontarem quais as funções que elas estão realizando. Permita que os alunos respondam de acordo com a opinião deles e, somente após os apontamentos, diga do que se trata cada imagem: a primeira retrata uma cena domiciliar na qual as servas ajudam a senhora da casa a se arrumar. A segunda imagem evidencia um trabalho realizado pelas gregas de baixa condição social que era o abastecimento de água para a realização de diversos serviços domésticos, na terceira vemos uma moça grega dançando, na quarta imagem temos uma mulher grega musicista e, na quinta imagem, vemos
uma mulher grega de condição social mais elevada com seus adornos e vestes típicas.

Após a análise das imagens, inicie os questionamentos da aula com as seguintes questões:

- Quais atividades representadas nas imagens que vocês acreditam que as mulheres ricas não faziam?

É esperado que os alunos apontem a atividade do abastecimento de água e serviços menos nobres. Caso citem a atividade da música ou dança, diga que esta poderia ser desempenhada tanto pelas mais ricas quanto pelas mais pobres. O objetivo com esta questão é fazer com que os alunos percebam as diversas atividades e funções feitas pelas mulheres, mas que compreendam também que as as atividades variavam de acordo com a classe social de cada uma delas. Frise que as mulheres ricas ficavam mais reclusas ao seu ambiente domiciliar, enquanto as mais pobres saíam às ruas para cuidar dos afazeres domésticos.

- Quais semelhanças existem entre estas mulheres? E quais as diferenças?

Provavelmente os alunos vão apontar que as maiores semelhanças estão nos trajes e nos cabelos (uso de enfeites na cabeça, túnicas etc.), embora as diferenças também possam ser visíveis nas vestes, nos cabelos e nos enfeites das nobres que são mais adornados do que aqueles usados pelas mulheres mais simples.

- Quais atividades representadas nas imagens ainda existem nos dias de hoje?

Incentive os alunos a traçar comparações com as mulheres na atualidade. No primeiro e no quarto casos, existem mulheres que contratam outras para ajudarem a cuidar da casa em diversas tarefas (limpar, cozinhar, cuidar dos filhos etc.), com relação às mulheres que estão dançando ou tocando incentive-os a pensar naquelas que são artistas.

- Hoje em dia as mulheres trabalham em muitas funções diferentes. Com base nas imagens, podemos afirmar o mesmo sobre as mulheres da Grécia Antiga?

É esperado que os alunos respondam positivamente a esta questão, contudo reforce novamente que as atividades dependiam do status social e que a maioria das mulheres ficava mais restrita ao espaço doméstico.

- Vocês acreditam que as mulheres gregas possuíam direitos?

Provavelmente os alunos darão respostas variadas que respondam a primeira questão de forma afirmativa ou negativa. Caso digam que as mulheres gregas possuíam direitos, pergunte por que chegaram a esta resposta. Questione se as imagens apresentadas no slide deram pistas de algum direito oferecido a essas mulheres. Se responderem negativamente, faça o mesmo procedimento (pergunte por que e se as imagens deram a eles a impressão de que as mulheres não tinham muitos direitos).

- E hoje em dia, as mulheres possuem direitos?

Nesta pergunta instigue os alunos a pensar nos diferentes direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História. Talvez o nível de maturidade dos alunos do sexto ano não permita que deem respostas mais diretas a esta pergunta, então primeiramente permita que expressem suas opiniões e, caso precise, complemente as respostas dos alunos com informações adicionais citando, por exemplo, que o direito ao voto foi conquistado pelas brasileiras em 1932 e o direito à licença-maternidade em 1943. Abaixo, no “Para você saber mais”, estarão disponíveis alguns links sobre este assunto.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para projeção ou impressão em sua escola oriente o debate de modo a conduzir os alunos para a reflexão sobre os diversos papéis desempenhados pelas mulheres na Grécia Antiga. Pergunte que tipo de trabalho eles acreditam que as mulheres desempenhavam naquele período. Permita que
os alunos deem suas respostas para, posteriormente, complementar as informações citando as atividades mostradas no slide (serviços domésticos, costura, leitura, música etc.). Frise que as atividades variavam de acordo com a posição social de cada mulher: as ricas ficavam mais reclusas em suas casas, limitando-se a atividades como leitura, música, costura, enquanto as mais pobres serviam as casas de famílias mais abastadas. Questione ainda se eles acreditam que estas mulheres possuíam leis e direitos que as protegiam e se eles têm conhecimento de direitos que protegem as mulheres brasileiras nos dias atuais. Cite o caso da conquista do voto feminino no ano de 1932 e da licença-maternidade instituída a partir de 1943.

Para você saber mais:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Ancient_Greek_female_costume_-_illustrated_by_one_hundred_and_twelve_plates_and_numerous_smaller_illustrations%3B_with_descriptive_letterpress_and_descriptive_passages_from_the_works_of_Homer%2C_Hesiod%2C_%2814741065856%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Statuette_of_a_Dancing_Woman%2C_Greece%2C_4th_century_BCE%2C_terracotta%2C_HAA.JPG >. Acesso em: 21 fev 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fd/Ancient_Greek_female_costume_-_illustrated_by_one_hundred_and_twelve_plates_and_numerous_smaller_illustrations%3B_with_descriptive_letterpress_and_descriptive_passages_from_the_works_of_Homer%2C_Hesiod%2C_%2814577319349%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Women_drawing_water_at_the_Kallirrhoe_%28Calirrhoe%29_fountain%3B_after_a_scene_from_an_Attic_black-figure_hydria_%288269415557%29.jpg>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Wiki Commons. Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Mummy_portrait_depicting_a_woman_with_necklace_and_Medusa_pendant_and_golden_ear-pendants_with_pearls%2C_161_AD_-_192_AD%2C_Kunsthistorisches_Museum_Vienna%2C_Austria_%2821039802435%29.jpg >.
Acesso em: 21 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Os alunos trabalharão com uma tabela com informações resumidas acerca do cotidiano da mulher grega. Por meio da análise das informações, espera-se que os alunos compreendam que as mesmas não possuíam grande visibilidade na sociedade do período, estando sempre submissas a uma figura masculina desde jovens. O objetivo é fazer com que os alunos tracem comparações com os papéis desempenhados pelas mulheres gregas e pelas mulheres na atualidade, principalmente no que tange à questão do exercício da cidadania (voto).

É válido ressaltar que as informações presentes nesta aula estão centradas sobretudo nas mulheres atenienses, contudo as mulheres de outras regiões da Grécia Antiga poderiam gozar de situações diferenciadas, como as espartanas, por exemplo.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando clara as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

- Vocês receberão uma folha com algumas informações sobre o cotidiano das mulheres gregas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ts7d6UN4xtvsjx8sbNffPBXr5JEy7MM4K9GAbETwprqaMh33yeJ6HjrXhZG2/his-19und02-resolucao-cotidiano-da-mulher.pdf);

- Leiam e analisem todas as informações para realizar as atividades propostas.

- Esta etapa tem apenas 20 minutos.

Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas. Interaja com os grupos perguntando o que eles estão achando das informações, o que mais os surpreendeu com relação aos dados da tabela, se já haviam lido ou visto algo sobre o assunto em posts, revistas ou filmes sobre a Grécia.

Fique atento caso algum aluno manifeste posições machistas devido ao conteúdo da atividade. Uma forma de evitar tais preconceitos durante o decorrer da aula é integrar os grupos colocando meninas e meninos juntos ou ainda alunos que possivelmente manifestem estas ideias com outros que são mais engajados nas questões sociais e de gênero. Desta forma algumas posições negativas serão eliminadas ou minimizadas.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos criarão uma personagem grega que luta pelo seu direito de voto na Antiguidade, o que irá conduzi-los à reflexão de que a iniciativa e o protagonismo são capazes de transformar uma realidade já estabelecida modificando-a em prol de direitos e deveres.

Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos e, em seguida, distribua a folha para a atividade da Sistematização (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGYvxSm2kCnR5emcXBHuAhtSdmmvgGgc9mMmm8mSQgDRYKmVT6UN37FSFX4N/his6-19und02-resolucao-cidadania-grega.pdf).

Durante a realização da atividade, circule entre os grupos e incentive-os a utilizar as informações da folha da Problematização como forma de pensar os argumentos a ser colocados na carta. Instigue os alunos a refletir sobre a importância do papel da mulher grega seja como dona de casa de alta classe social, serva, musicista ou dançarina (dentre outras funções que não abordamos). Todas elas eram fundamentais para a sociedade grega e deveriam ter o direito de voto assim como os homens, pois uma sociedade se faz com a opinião e a atuação de todos e não apenas de um grupo. Procure deixar isso claro para todos os grupos, desta forma terão uma ideia bem clara do objetivo da atividade.

Utilize os 6 minutos restantes da aula para o compartilhamento de respostas entre os grupos.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Sistematização seja impresso. Contudo, se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie a atividade antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

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