16878
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Monstros no imaginário medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Monstros no imaginário medieval

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter,Padlet, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é entender a monstruosidade como parte da mentalidade medieval.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Vamos falar sobre monstros? Desperte a atenção dos alunos para o tema da aula, perguntando quais são os monstros que eles conhece e pedindo para citarem as principais características deles. A partir deste levantamento, produza uma nuvem de palavras, mapeando visualmente as percepções da turma. Ela pode ser feita de modo colaborativo por meio do Mentimeter ( veja como usá-lo aqui - ative a tradução apertando o botão direito do mouse).

Compartilhe o resultado desta nuvem com os alunos e proponha que reflitam:
- Como nos sentimos diante da ideia destes monstros?
- Como será que eles surgiram?
- Quais referências a monstros vemos ou escutamos em nosso dia a dia?

Problematização
Convide os alunos a explorarem o universo dos monstros, investigando contextos em que foram marcantes, algumas das características deles e como reconhecê-las.
Disponibilize o documento com o texto base e a ficha de imagens da Atividade 1.

Oriente-os e diga que devem identificar cada monstro de acordo com as descrições feitas no texto. Uma forma de disponibilizar as imagens promovendo a interação entre os alunos, em uma análise colaborativa, é criar um álbum de figurinhas destes monstros em um mural do Padlet (veja como fazer aqui). Eles poderão usar os comentários e reações para se expressarem.

Peça que elaborem uma conclusão sobre qual contexto é mencionado no texto:
- Qual sociedade é esta, mencionada no texto e marcada por um imaginário repleto de monstros?
- Quais referências de tempo (séculos) encontramos? Monstros desta época ainda são retratados em jogos e séries?

Sistematização
Vamos representar nossos monstros! Proponha que se expressem sobre o que consideram como “monstruosidade” nos dias de hoje. Para incentivar a imaginação, peça que, além dos desenhos, criem pequenas narrativas explicando sobre estes monstros como se fossem contos atuais. Os alunos devem gravar áudios destes contos, colocando bastante emoção para que fiquem ainda mais interessantes. Você pode criar uma playlist destes contos em um site gratuito, facilitando que todos possam ter um momento de escuta dos trabalhos. O Achor.fm pode ser usado para isso (veja como fazer aqui).

Convite às famílias
É interessante que se atentem às narrativas construídas pelos alunos ao representarem s monstros atuais. Peçam que contem como elaboraram as criações e quais referências usaram. Com isso, podem explorar medos, curiosidades, valores e outros aspectos percebidos pelos alunos. Vamos refletir com eles sobre estes monstros e, juntos, criar estratégias de como enfrentá-los?

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_15UND03

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas