16878
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Monstros no imaginário medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Monstros no imaginário medieval

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador), e algumas cópias impressas. Caso não disponha dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides - Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RhJuh66PRsG6mktmhaADm9MgPDBqT2B6DCWjMqWZWFj9YtJYzsXdkkgbsxaQ/his6-15und03-imagens-dos-slides.pdf

Link do Texto-base para a atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sG6y4UqctQShZM6MDCZXB7e3GUJtZU7wQJ8nr53h9j8EYN9D3n9Tu8nzPwur/his06-15und03-texto-base.pdf

Link para o documento da Atividade 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gVrpPNqVzcqXGjgYMyejs6qrzFPEUc37thZ7wcgECJ8fVgGSXvAtKkCYuxTP/his06-15und03-atividade-1.pdf

Link para o documento da Atividade 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W4TydNK3cHVRveazBzwbXxJuGj86Ghb9hYjHBTrCJGW9vy9HXa3Wem3Z6M5d/his06-15und03-atividade-2.pdf

Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a7m8qWTY5cKNJRyHmsY2uW8BQcCy7tf4Jc8BHAuvFewBG3vjWuKaxaHeZw8F/his6-15und03-imagem-monstro.pdf

Para você saber mais:

Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (entender a monstruosidade como parte do imaginário medieval, evidenciando a existência de diferentes representações a este respeito e como isso pode se tornar algo construído pela influência de diversas pessoas ou grupos, sendo incorporado como um elemento cultural de um determinado local ou de uma época específica).

Divida a turma em grupos de três. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula.

Projete o slide e peça que respondam a pergunta orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:

  • Por que algo/alguém é visto como monstro?
  • Que sentimentos esta palavra nos desperta?
  • O que as imagens retratam? Por que elas são associadas à monstruosidade?
  • Vocês imaginam de onde vem esta ideia da monstruosidade?

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem elementos que caracterizam a monstruosidade e percebam como ela está presente em nosso imaginário, se fazendo presente em várias situações da nossa vida, sendo elas aterrorizantes ou festivas, refletindo sobre isso como algo que permaneceu nas mentalidades ao longo do tempo.

Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.

Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.

Referência da imagem 3 usada no slide 1:

NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 2 mar. 2019.

Link para as imagens dos slides - Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RhJuh66PRsG6mktmhaADm9MgPDBqT2B6DCWjMqWZWFj9YtJYzsXdkkgbsxaQ/his6-15und03-imagens-dos-slides.pdf

Como adequar à sua realidade: Adapte o uso das imagens com possíveis lendas, histórias ou materiais (fotos, imagens, esculturas etc.) acessíveis aos estudantes, que possam ter maior significado dentro do contexto regional no qual o plano seja aplicado. Neste caso, é possível substituir a exibição das imagens do slide projetando as imagens selecionadas ou até mesmo levantar as discussões referenciadas nestes personagens com representação local/regional.

Para você saber mais:

Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Da mesma forma que no momento anterior, projete o slide e peça para responderem a pergunta, orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:

  • Por que será que as mãos aparecem com esta forma de monstro?
  • Qual é o sentimento que a campanha quer despertar nas pessoas, na visão de vocês?
  • Vocês acreditam que esta apresentação pode ajudar para a campanha fazer efeito? Por quê?
  • O que isso pode nos revelar sobre a presença da ideia de monstruosidade em nosso dia a dia?

Espera-se que os estudantes compreendam a associação da campanha à monstruosidade como estratégia para produzir medo nas pessoas enfatizando a importância da lavagem das mãos para evitar riscos à saúde e a proliferação de doenças. Isso revela a manutenção da monstruosidade enquanto elemento da nossa cultura.

Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.

Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, fale sobre a campanha, descrevendo as estratégias utilizadas. Conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

ATIVIDADE 1

Orientações: É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar esta etapa (sugere-se o uso de 3 minutos para isso).

  • Distribua uma cópia do Texto-base para cada grupo. Explique que o texto será utilizado como base para as duas atividades que farão.
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário, que serão fundamentais para facilitar a compreensão do texto e para auxiliar na realização das atividades.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Em seguida, distribua a Atividade 1 para os grupos. Mostre cada parte esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material.
  • Lembre-se que a análise de fontes documentais como estas não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.
  • Chame a atenção para o direcionamento contido na própria atividade.

Sugere-se o tempo de 10 minutos nesta primeira atividade, considerando que é neste primeiro momento que farão a leitura do texto.

Link do Texto-base para a atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sG6y4UqctQShZM6MDCZXB7e3GUJtZU7wQJ8nr53h9j8EYN9D3n9Tu8nzPwur/his06-15und03-texto-base.pdf

Referência do Texto-base das atividades:

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Trad. Marcos Flamínio Peres; ver. Téc. Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 147-149.

Link para o documento da Atividade 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gVrpPNqVzcqXGjgYMyejs6qrzFPEUc37thZ7wcgECJ8fVgGSXvAtKkCYuxTP/his06-15und03-atividade-1.pdf

Referências das imagens da Atividade 1:

ANÔNIMO. Mélusine. In: CHRISTIAN, P. História da magia. Paris: Furne, Jouvet e Cie,1870. p. 421. Disponível em:<https:// commons.wikimedia.org/wiki/File:M%C3%A9lusine.JPG > Acesso em: 26 fev. 2019.

CORT, Cornelis. Herakles membunuh Hidra. 3 jul. 2010. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Herakles_membunuh_Hidra.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

DORÉ, Gustave. Destruição de Leviatã. 1865. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Destruction_of_Leviathan.png> Acesso em: 26 fev. 2019.

LEK, Steven. Polyphemus head Colosseum. 7 Ago. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Polyphemus_head_Colosseum.JPG>. Acesso em: 26 fev. 2019.

MANSKE, Magnus. Colheita de uma mandrágora (Medicina antiqua). 29 set. 2010. Imagem escaneada. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ernte_eines_Alrauns_(Medicina_antiqua).jpg?uselang=pt-br > Acesso em: 26 fev. 2019.

V1ADIS1AV. Marta e dragão. 18 jul. 2015. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MarthaundDrache. jpg?uselang=pt-br#filehistory> Acesso em: 26 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

ATIVIDADE 2

Orientações:

  • Em seguida, distribua uma cópia da Atividade 2 para os grupos. Chame a atenção para as orientações que já estão no material.
  • Projete o slide com o comando.
  • Acompanhe a atividade estimulando a reflexão e orientando acerca da análise das imagens, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.

Sugere-se o tempo de 8 minutos para que respondam a atividade proposta.

  • Ao encerrar o tempo previsto, indique (ou peça voluntariamente) três estudantes para falar sobre a origem dos monstros e sobre alguns exemplos de monstros que habitavam o pensamento da sociedade medieval (2 minutos).
  • Em seguida, peça a outros três estudantes para falar sobre o que o grupo destacou como interessante, na tabela da Atividade 2 (2 minutos).
  • Recolha o material de todos os grupos, para fazer a correção e verificar a necessidade de retomada do conteúdo, em momento posterior.
  • Siga para a Sistematização.

Link para o documento da Atividade 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W4TydNK3cHVRveazBzwbXxJuGj86Ghb9hYjHBTrCJGW9vy9HXa3Wem3Z6M5d/his06-15und03-atividade-2.pdf

Referências das imagens da Atividade 2:

ESCOBAR, Rodrigo Ferrarezi. O lobisomem. 25 dez. 2007. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Lobisomem.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

JONSTONUS, Joannes. Martigora engraving. 1678. Gravura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Martigora_engraving.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 28 fev. 2019.

ORSETTOGOMMOSO2. Mula sem cabeça. 12 dez. 2013. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Mulasemcabeca.JPG> Acesso em: 26 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Distribua para cada grupo o documento da Sistematização.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Explique que poderão produzir qualquer imagem que acreditarem traduzir o que eles entendem como monstruosidade nos dias de hoje esclarecendo que deverão escrever este significado, abaixo da imagem, ao concluírem a produção.
  • Pode ajudá-los na reflexão com algumas perguntas:
  • O que eu vejo como algo que se apresenta diferente do que deveria ser e nos transmite sentimentos ruins?
  • Como podemos expressar o medo, o pavor ou mesmo a tristeza em relação àquilo que nos faz mal?
  • Que relação podemos fazer desta monstruosidade descrita no texto com aspectos que observamos em pessoas próximas de nós?

  • Reserve os últimos 2 minutos da aula para uma rápida apresentação de algumas produções.
  • Solicite que dois estudantes representem seus grupos apresentando à turma a sua produção. Peça que alguém de outro grupo teça comentários sobre os monstros produzidos pelos colegas.

Espera-se que apareçam nas respostas, além de medos/inseguranças/pavores características do imaginário de um público ainda infantil, questões que apontem problemas vivenciados no convívio social contemporâneo, marcado por violência, intolerância, preconceitos, desigualdades e tantos outros fatores que podem ser elencados na produção de cenários monstruosos.

  • Recolha todo o material e coloque-o exposto na sala, em um painel, pendurando em um varal, ou simplesmente distribuído nos espaços disponíveis, para que todos possam ter acesso ao que foi produzido pela turma (pode até mesmo retomar a discussão em outra aula).

Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a7m8qWTY5cKNJRyHmsY2uW8BQcCy7tf4Jc8BHAuvFewBG3vjWuKaxaHeZw8F/his6-15und03-imagem-monstro.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador), e algumas cópias impressas. Caso não disponha dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides - Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RhJuh66PRsG6mktmhaADm9MgPDBqT2B6DCWjMqWZWFj9YtJYzsXdkkgbsxaQ/his6-15und03-imagens-dos-slides.pdf

Link do Texto-base para a atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sG6y4UqctQShZM6MDCZXB7e3GUJtZU7wQJ8nr53h9j8EYN9D3n9Tu8nzPwur/his06-15und03-texto-base.pdf

Link para o documento da Atividade 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gVrpPNqVzcqXGjgYMyejs6qrzFPEUc37thZ7wcgECJ8fVgGSXvAtKkCYuxTP/his06-15und03-atividade-1.pdf

Link para o documento da Atividade 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W4TydNK3cHVRveazBzwbXxJuGj86Ghb9hYjHBTrCJGW9vy9HXa3Wem3Z6M5d/his06-15und03-atividade-2.pdf

Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a7m8qWTY5cKNJRyHmsY2uW8BQcCy7tf4Jc8BHAuvFewBG3vjWuKaxaHeZw8F/his6-15und03-imagem-monstro.pdf

Para você saber mais:

Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (entender a monstruosidade como parte do imaginário medieval, evidenciando a existência de diferentes representações a este respeito e como isso pode se tornar algo construído pela influência de diversas pessoas ou grupos, sendo incorporado como um elemento cultural de um determinado local ou de uma época específica).

Divida a turma em grupos de três. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula.

Projete o slide e peça que respondam a pergunta orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:

  • Por que algo/alguém é visto como monstro?
  • Que sentimentos esta palavra nos desperta?
  • O que as imagens retratam? Por que elas são associadas à monstruosidade?
  • Vocês imaginam de onde vem esta ideia da monstruosidade?

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem elementos que caracterizam a monstruosidade e percebam como ela está presente em nosso imaginário, se fazendo presente em várias situações da nossa vida, sendo elas aterrorizantes ou festivas, refletindo sobre isso como algo que permaneceu nas mentalidades ao longo do tempo.

Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.

Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.

Referência da imagem 3 usada no slide 1:

NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 2 mar. 2019.

Link para as imagens dos slides - Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RhJuh66PRsG6mktmhaADm9MgPDBqT2B6DCWjMqWZWFj9YtJYzsXdkkgbsxaQ/his6-15und03-imagens-dos-slides.pdf

Como adequar à sua realidade: Adapte o uso das imagens com possíveis lendas, histórias ou materiais (fotos, imagens, esculturas etc.) acessíveis aos estudantes, que possam ter maior significado dentro do contexto regional no qual o plano seja aplicado. Neste caso, é possível substituir a exibição das imagens do slide projetando as imagens selecionadas ou até mesmo levantar as discussões referenciadas nestes personagens com representação local/regional.

Para você saber mais:

Jaudy, Fuad José Rachid. Faces da monstruosidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, 2010. Disponível em: <http://cpd1.ufmt.br/ecco/site/docs/dissertacoes/fuad_jose_rachid_jaudy.pdf> Acesso em: 26 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Da mesma forma que no momento anterior, projete o slide e peça para responderem a pergunta, orientando-os com o levantamento de mais algumas questões:

  • Por que será que as mãos aparecem com esta forma de monstro?
  • Qual é o sentimento que a campanha quer despertar nas pessoas, na visão de vocês?
  • Vocês acreditam que esta apresentação pode ajudar para a campanha fazer efeito? Por quê?
  • O que isso pode nos revelar sobre a presença da ideia de monstruosidade em nosso dia a dia?

Espera-se que os estudantes compreendam a associação da campanha à monstruosidade como estratégia para produzir medo nas pessoas enfatizando a importância da lavagem das mãos para evitar riscos à saúde e a proliferação de doenças. Isso revela a manutenção da monstruosidade enquanto elemento da nossa cultura.

Após as discussões (4 minutos), faça a exibição do slide seguinte.

Obs.: Caso não disponha de recursos audiovisuais, como projetor ou tela interativa, imprima as imagens na quantidade suficiente para distribuir uma cópia para cada grupo. Se mesmo a impressão for algo difícil, fale sobre a campanha, descrevendo as estratégias utilizadas. Conduza uma discussão com a turma com base nas questões apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

ATIVIDADE 1

Orientações: É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar esta etapa (sugere-se o uso de 3 minutos para isso).

  • Distribua uma cópia do Texto-base para cada grupo. Explique que o texto será utilizado como base para as duas atividades que farão.
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário, que serão fundamentais para facilitar a compreensão do texto e para auxiliar na realização das atividades.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Em seguida, distribua a Atividade 1 para os grupos. Mostre cada parte esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material.
  • Lembre-se que a análise de fontes documentais como estas não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.
  • Chame a atenção para o direcionamento contido na própria atividade.

Sugere-se o tempo de 10 minutos nesta primeira atividade, considerando que é neste primeiro momento que farão a leitura do texto.

Link do Texto-base para a atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sG6y4UqctQShZM6MDCZXB7e3GUJtZU7wQJ8nr53h9j8EYN9D3n9Tu8nzPwur/his06-15und03-texto-base.pdf

Referência do Texto-base das atividades:

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Trad. Marcos Flamínio Peres; ver. Téc. Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 147-149.

Link para o documento da Atividade 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gVrpPNqVzcqXGjgYMyejs6qrzFPEUc37thZ7wcgECJ8fVgGSXvAtKkCYuxTP/his06-15und03-atividade-1.pdf

Referências das imagens da Atividade 1:

ANÔNIMO. Mélusine. In: CHRISTIAN, P. História da magia. Paris: Furne, Jouvet e Cie,1870. p. 421. Disponível em:<https:// commons.wikimedia.org/wiki/File:M%C3%A9lusine.JPG > Acesso em: 26 fev. 2019.

CORT, Cornelis. Herakles membunuh Hidra. 3 jul. 2010. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Herakles_membunuh_Hidra.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

DORÉ, Gustave. Destruição de Leviatã. 1865. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File: Destruction_of_Leviathan.png> Acesso em: 26 fev. 2019.

LEK, Steven. Polyphemus head Colosseum. 7 Ago. 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Polyphemus_head_Colosseum.JPG>. Acesso em: 26 fev. 2019.

MANSKE, Magnus. Colheita de uma mandrágora (Medicina antiqua). 29 set. 2010. Imagem escaneada. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ernte_eines_Alrauns_(Medicina_antiqua).jpg?uselang=pt-br > Acesso em: 26 fev. 2019.

V1ADIS1AV. Marta e dragão. 18 jul. 2015. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MarthaundDrache. jpg?uselang=pt-br#filehistory> Acesso em: 26 fev. 2019.

Slide Plano Aula

ATIVIDADE 2

Orientações:

  • Em seguida, distribua uma cópia da Atividade 2 para os grupos. Chame a atenção para as orientações que já estão no material.
  • Projete o slide com o comando.
  • Acompanhe a atividade estimulando a reflexão e orientando acerca da análise das imagens, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.

Sugere-se o tempo de 8 minutos para que respondam a atividade proposta.

  • Ao encerrar o tempo previsto, indique (ou peça voluntariamente) três estudantes para falar sobre a origem dos monstros e sobre alguns exemplos de monstros que habitavam o pensamento da sociedade medieval (2 minutos).
  • Em seguida, peça a outros três estudantes para falar sobre o que o grupo destacou como interessante, na tabela da Atividade 2 (2 minutos).
  • Recolha o material de todos os grupos, para fazer a correção e verificar a necessidade de retomada do conteúdo, em momento posterior.
  • Siga para a Sistematização.

Link para o documento da Atividade 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W4TydNK3cHVRveazBzwbXxJuGj86Ghb9hYjHBTrCJGW9vy9HXa3Wem3Z6M5d/his06-15und03-atividade-2.pdf

Referências das imagens da Atividade 2:

ESCOBAR, Rodrigo Ferrarezi. O lobisomem. 25 dez. 2007. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Lobisomem.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

JONSTONUS, Joannes. Martigora engraving. 1678. Gravura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Martigora_engraving.jpg> Acesso em: 26 fev. 2019.

NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. 2019. Fotografia. Acervo pessoal. Acesso em: 28 fev. 2019.

ORSETTOGOMMOSO2. Mula sem cabeça. 12 dez. 2013. Gravura. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Mulasemcabeca.JPG> Acesso em: 26 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Distribua para cada grupo o documento da Sistematização.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Explique que poderão produzir qualquer imagem que acreditarem traduzir o que eles entendem como monstruosidade nos dias de hoje esclarecendo que deverão escrever este significado, abaixo da imagem, ao concluírem a produção.
  • Pode ajudá-los na reflexão com algumas perguntas:
  • O que eu vejo como algo que se apresenta diferente do que deveria ser e nos transmite sentimentos ruins?
  • Como podemos expressar o medo, o pavor ou mesmo a tristeza em relação àquilo que nos faz mal?
  • Que relação podemos fazer desta monstruosidade descrita no texto com aspectos que observamos em pessoas próximas de nós?

  • Reserve os últimos 2 minutos da aula para uma rápida apresentação de algumas produções.
  • Solicite que dois estudantes representem seus grupos apresentando à turma a sua produção. Peça que alguém de outro grupo teça comentários sobre os monstros produzidos pelos colegas.

Espera-se que apareçam nas respostas, além de medos/inseguranças/pavores características do imaginário de um público ainda infantil, questões que apontem problemas vivenciados no convívio social contemporâneo, marcado por violência, intolerância, preconceitos, desigualdades e tantos outros fatores que podem ser elencados na produção de cenários monstruosos.

  • Recolha todo o material e coloque-o exposto na sala, em um painel, pendurando em um varal, ou simplesmente distribuído nos espaços disponíveis, para que todos possam ter acesso ao que foi produzido pela turma (pode até mesmo retomar a discussão em outra aula).

Link para o documento da Sistematização - Imagem Monstro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a7m8qWTY5cKNJRyHmsY2uW8BQcCy7tf4Jc8BHAuvFewBG3vjWuKaxaHeZw8F/his6-15und03-imagem-monstro.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano