exto, "A Pedra de Roseta"
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita hieroglífica
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07 “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, lápis de cor e dicionário. Uma folha sulfite por trio, Material complementar impresso ou projetor multimídia.
Material complementar:
Texto “A Pedra de Roseta”
Texto “A palavra divina”
Tabela para análise das fontes
Resolução da tabela para análise das fontes
Quadro de hieróglifos e suas letras correspondentes
Imagem Pedra de Roseta, detalhe e legenda
Imagem do escriba sentado
Imagem da Estela de Mentuwoser
Texto “Escribas”
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Em seguida, solicite que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra “hieróglifo”. Segundo a definição do Dicionário Priberam Online, “Nome dado aos caracteres da escrita dos antigos egípcios”, disponível em https://dicionario.priberam.org/hier%C3%B3glifo Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Em seguida, projete ou disponibilize aos estudantes as imagem da “Estela de Mentuwoser”, fonte: Metropolitan Museum, disponível em https://www.metmuseum.org/pt/art/collection/search/544320 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Em seguida, entregue para cada trio ou projete as instruções do slide a seguir. Peça para que os grupos discutam sobre a fonte e respondam as perguntas. Solicite que cada estudante anote o que foi discutido, em seu caderno. É esperado que os alunos citem que existe uma pessoa sentada (este é Mentuwoser, o falecido) e dois personagens em pé (um destes personagens é o filho de Mentuwoser) fazendo reverência ao falecido. Podemos observar nos hieróglifos muitas aves, animais quadrúpedes, provavelmente touros e cabras, pessoas, símbolos geométricos, cajado de pastor, entre outros. Estes símbolos mostram parte do cotidiano do Antigo Egito, podemos afirmar, com base na fonte, que os egípcios praticavam
o pastoreio, por exemplo. Deixe que os estudantes levantem suas hipóteses para a fonte, não entregue respostas prontas. Quando todos os trios terminarem seus trabalhos, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso: em 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Contexto
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Em seguida, projete ou disponibilize aos estudantes as imagem da “Estela de Mentuwoser”, fonte: Metropolitan Museum, disponível em https://www.metmuseum.org/pt/art/collection/search/544320 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Em seguida, entregue para cada trio ou projete as instruções do slide a seguir. Peça para que os grupos discutam sobre a fonte e respondam as perguntas. Solicite que cada estudante anote o que foi discutido, em seu caderno. É esperado que os alunos citem que existe uma pessoa sentada (este é Mentuwoser, o falecido) e dois personagens em pé (um destes personagens é o filho de Mentuwoser) fazendo reverência ao falecido. Podemos observar nos hieróglifos muitas aves, animais quadrúpedes, provavelmente touros e cabras, pessoas, símbolos geométricos, cajado de pastor, entre outros. Estes símbolos mostram parte do cotidiano do Antigo Egito, podemos afirmar, com base na fonte, que os egípcios praticavam
o pastoreio, por exemplo. Deixe que os estudantes levantem suas hipóteses para a fonte, não entreguem respostas prontas. Quando todos os trios terminarem seus trabalhos, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf
Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf
Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Entregue para cada trio ou projete para toda turma a imagem “o escriba sentado”, juntamente com a sua legenda, fonte: Museu do Louvre, disponível em https://petitegalerie.louvre.fr/oeuvre/le-scribe-accroupi Acesso em: 15 de fevereiro de 2019; o texto, “Escribas”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2019;
a imagem da “Pedra de Roseta”, juntamente com sua legenda, fonte: Museu Britânico, disponível em https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=117631&partId=1 Acesso em: 10 de fevereiro de 2019, o texto “A Pedra de Roseta”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019; e o texto “A palavra divina”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Depois, entregue uma “Tabela para análise das fontes” para cada estudante, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Solicite que os estudantes façam a leitura e discussão das fontes dentro dos seus trios, em seguida, peça para que os estudantes anotem suas conclusões na tabela de análise das fontes. É esperado que os estudantes compreendam a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios e a longevidade do uso dos hieróglifos. Também é esperado que os estudantes compreendam a importância da Pedra de Roseta para a compreensão da antiga escrita egípcia.
Esta “resolução da tabela de análise das fontes”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019, é apenas para seu uso, é apenas um referencial para a análise das fontes. Deixe que os estudantes façam suas análises e criem suas respostas.
Quando todos os estudantes terminarem, solicite que colem em seus cadernos a tabela.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Entregue um “quadro de hieróglifos e suas letras correspondentes” para cada estudante ou projete-o no quadro para toda turma. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUJw5U4KMCYRYdWERP6bYJgVv3FZqDRc6ZAx5Z6suQWnb5NqQYR9ugkaH5Ta/his6-07und04-quadro-de-hieroglifos-e-suas-letras-correspondentes.pdf Acesso em: 11 de fevereiro de 2019. Entregue também uma tira feita de folha sulfite com cerca de 10 centímetros de altura para cada aluno.
Solicite que cada estudante escolha uma palavra secreta e a escreva em hieróglifos na sua tira de papel. Peça para que pintem os hieróglifos. Depois, peça para que cada estudante troque sua tira de hieróglifos com um colega de outro trio, em seguida peça para que os estudantes descubram o que o colega escreveu. Quando todos os estudantes terminarem, cole suas tiras de papel no mural da sala para que os estudantes possam compartilhar suas produções.
Como adequar à sua realidade: Caso prefira, você pode utilizar o laboratório de informática ou o celular dos alunos para que estes acessem a página do site da Universidade da Pensilvânia que transforma palavras em escrita alfabética em hieroglífica. Disponível em https://www.penn.museum/cgi/hieroglyphsreal.php?name Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.
SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf
Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor do celular, Paintbrush, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as imagem da “Estela de Mentuwoser”. Incentive-os a refletir e responder as perguntas no caderno:
- O que é mostrado na imagem?
- Quais símbolos aparecem no detalhe?
- O que estes símbolos revelam sobre a vida cotidiana no Antigo Egito?
Problematização
Divida o trabalho de análise das fontes em etapas. Estabeleça um prazo para que os estudantes possam realizar as atividades e dar as devolutivas.
Etapa 1: Disponibilize a imagem do escriba sentado e o texto “Escribas”. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Quem eram os escribas? O que eles faziam?
- Os escribas eram importantes na sociedade egípcia? Por quê?
Etapa 2: Disponibilize a imagem da Pedra de Roseta e o texto “Pedra de Roseta”.
- Por que a Pedra de Roseta é tão importante para os egiptólogos? O que ela informa?
- Escreva um modo que os hieróglifos foram decifrados utilizando a Pedra de Roseta.
Obs: Indique o texto “A palavra divina” como leitura complementar opcional.
Incentive a interação entre os alunos a respeito das análises feitas nesta etapa. É interessante que você os convide a participarem de um quiz, brincando com os significados da escrita hieroglífica (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Sistematização
Disponibilize o “quadro dos hieróglifos e as letras correspondentes”. Oriente-os a observá-lo e selecionar os símbolos correspondentes aos próprios nomes. Dê opções de como podem organizá-los: desenho no caderno, recorte e colagem dos símbolos, edição da imagem por meios digitais como o Editor do celular ou o Paintbrush (veja aqui como usá-lo).
Podem compartilhá-las com os colegas por meio de um grupo de Whatsapp ou um mural virtual colaborativo. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os hieróglifos? Recomende que assistam:
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo com escrita hieroglífica: “Papiro egípcio mais antigo contendo escrita é exibido”. AFPBR, 14/06/2016. Disponível aqui.
Trecho da série Cosmos, onde é mostrada a Pedra de Roseta e a decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.
Objeto(s) de conhecimento: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos). Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI07 Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Palavras-chave: Egito Antigo, hieróglifos, origem da escrita.
Curso sobre Educação Antirracista
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