16876
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - Escrita hieroglífica

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Escrita hieroglífica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor do celular, Paintbrush, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a importância dos hieróglifos para os antigos egípcios. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos as imagem da “Estela de Mentuwoser”. Incentive-os a refletir e responder as perguntas no caderno:
- O que é mostrado na imagem?
- Quais símbolos aparecem no detalhe?
- O que estes símbolos revelam sobre a vida cotidiana no Antigo Egito?

Problematização
Divida o trabalho de análise das fontes em etapas. Estabeleça um prazo para que os estudantes possam realizar as atividades e dar as devolutivas.
Etapa 1: Disponibilize a imagem do escriba sentado e o texto “Escribas”. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Quem eram os escribas? O que eles faziam?
- Os escribas eram importantes na sociedade egípcia? Por quê?

Etapa 2: Disponibilize a imagem da Pedra de Roseta e o texto “Pedra de Roseta”.
- Por que a Pedra de Roseta é tão importante para os egiptólogos? O que ela informa?
- Escreva um modo que os hieróglifos foram decifrados utilizando a Pedra de Roseta.

Obs: Indique o texto “A palavra divina” como leitura complementar opcional.
Incentive a interação entre os alunos a respeito das análises feitas nesta etapa. É interessante que você os convide a participarem de um quiz, brincando com os significados da escrita hieroglífica (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Sistematização
Disponibilize o “quadro dos hieróglifos e as letras correspondentes”. Oriente-os a observá-lo e selecionar os símbolos correspondentes aos próprios nomes. Dê opções de como podem organizá-los: desenho no caderno, recorte e colagem dos símbolos, edição da imagem por meios digitais como o Editor do celular ou o Paintbrush (veja aqui como usá-lo).
Podem compartilhá-las com os colegas por meio de um grupo de Whatsapp ou um mural virtual colaborativo. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os hieróglifos? Recomende que assistam:
Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo com escrita hieroglífica: “Papiro egípcio mais antigo contendo escrita é exibido”. AFPBR, 14/06/2016. Disponível aqui.
Trecho da série Cosmos, onde é mostrada a Pedra de Roseta e a decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível aqui.  

 

 

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_07UND04

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas