10297
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Situações possíveis e impossíveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre noção de aleatório

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

Sugestão de adaptação  para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Caso realize uma aula síncrona, faça a proposta do plano de aula da maneira como está apresentado, porém procure organizar momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para a atividade principal, na impossibilidade de fazer os trios, a sugestão é que  realizem as discussões coletivamente. Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas conforme as sugestões a seguir.

Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que quer dizer as palavras “possível” e “impossível”, para tanto envie as questões do Discuta com a turma, do plano de aula. Peça que estimule a criança a fazer mais perguntas com eventos possíveis e impossíveis de ocorrer.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem digital ou impressa da atividade, incluindo a tabela para discussão das soluções, já que não há possibilidade de preenchê-la coletivamente (vide figura). Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem apenas conversar e determinar as situações que considerarem impossíveis (conforme a comanda). Depois, devem preencher a tabela impressa ou copiada a mão, com a ajuda do adulto como escriba, se for o caso. Encaminhe às famílias questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a refletir:
     - Você acredita que esta situação (aponte para cada um dos balões) é possível ou impossível? Por quê?
     - O que faz com que esta situação seja possível de acontecer?
     - Por que esta situação é impossível? Não existe nenhuma forma dela ser possível?

Solicite que te encaminhem a tabela preenchida.

Sistematização do conceito e Encerramento
Depois de receber as tabelas com as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva. Apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_17PES01

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas