16874
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - Escrita pictográfica

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Escrita pictográfica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor do celular, Paintbrush, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a evolução dos pictogramas por meio da História. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula levantando as concepções dos alunos quanto ao tema. Disponibilize as imagem dos pictogramas e questione-os:
- Você sabe o que estes pictogramas significam?
- Por que, mesmo com a escrita, os pictogramas ainda são utilizados? Quais suas hipóteses para isso?

Problematização
Disponibilize o trecho de texto sobre a escrita pictográfica. Os alunos devem analisar e registrar no caderno:
- Segundo o texto, o que representava a escrita pictográfica?
- Eles eram semelhantes a linguagem falada?
- Era possível compreender alguma informação a partir desta escrita?

Convide-os a uma investigação sobre os pictogramas chineses. Oriente-os a seguirem as instruções:
- Observe a primeira linha que contém 7 pictogramas: você consegue identificar o significado de quantos deles?
- Observe as imagens das linhas 2, 3 e 4. Elas são evoluções dos pictogramas da primeira linha. Eles mudaram muito? Você ainda consegue identificar alguns significados? Quais?
- Essa evolução entre a primeira e a quarta linha demorou 4 mil anos! Te parece pouco ou muito tempo? Será que muitas pessoas os utilizaram?

Incentive a interação entre os alunos a respeito das análises nesta etapa. É interessante que você os convide a participar de um quiz, brincando com os significados destes pictogramas (o Mentimeter é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Sistematização
Incentive os alunos a criarem, pelo menos, 1 pictograma para expressar uma palavra da atualidade. Para manter a interação, seria interessante que um aluno desafiasse outro a descobrir o significado de seu pictograma. Essa dinâmica pode ser organizada:
- Por meio do grupo de Whatsapp: deve postar uma foto legível de próprio pictograma e marcar a pessoa que deve responder, ou ver quem consegue acertar primeiro.
- Por meio de um mural colaborativo virtual: os alunos devem postar as fotos ou imagens criadas digitalmente dos pictogramas (o Editor do celular, ou Paintbrush, podem ser usados para isso, veja como utilizar o Paintbrush aqui) em um mural virtual aberto a comentários. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre os ideogramas chineses? Assistam ao interessante documentário criado em parceria com a Embaixada da China: “Caracteres Chineses”. TV 247, 17/03/2018 (disponível aqui).

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_07UND02

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas