Imagem 1 - Vênus de Willendorf
Plano de Aula
Plano de aula: Fósseis, Artefatos Arqueológicos e a relação Ser Humano/Natureza
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das imagens, cópias impressas do texto e projetor .
Material complementar:
Imagem 1 - Vênus de Willendorf
Imagem 2 - Mrs. Ples
Desafio das placas
Trecho do artigo: Arqueologia: o que é isso?
Exemplo de Nuvem de palavras (Word cloud)
Desvendar os mistérios de uma época em que não havia registros escritos é um desafio muito grande e, ao mesmo tempo, muito instigante para
os pesquisadores desta área. Tentar aproximar o aluno com o universo das teorias e hipóteses sobre a relação do ser humano primitivo com a natureza pode ser uma experiência muito envolvente, uma vez que o desdobramento dos fatos por meio da análise de fósseis e artefatos arqueológicos é caracterizado pelo pensamento dedutivo, crítico e investigativo. Procure não antecipar informações, permita que o aluno explore
e discuta sobre as fontes e realize, em seu ritmo, todas as descobertas.
Para você saber mais:
Sobre a importância dos vestígios arqueológicos no desvendar do passado humano:
ZAHLOUTH, Ingrid Maria Luz Vergolino e PAIVA, Rodrigo de Oliveira. Vestígios arqueológicos como fontes de informação: segredos do passado transcritos em suportes primitivos. Biblionline, João Pessoa, v.8, n.2,p. 37-48, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/12217/8636. Acesso em: 21 fev. 2019.
Orientações sobre atitudes perante a descoberta de vestígios arqueológicos:
SOUSA, João Carlos Moreno. Encontrei um sítio arqueológico. E agora? O que fazer? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/encontrei-um-artefato-ou-sitio-arqueologico-e-agora-o-que-fazer/. Acesso em: 21 fev. 2019.
Análise sobre aspectos historiográficos e artísticos da Vênus de Willendorf:
VELÁZQUEZ, Carlos. Confissões da Madonna: a história da Vênus feita arte em Willendorf. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1501619461_ARQUIVO_AVenusdeWillendorf.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.
Aspectos da descoberta do fóssil Mrs Ples:
GIRALDES, Manuel. O berço da humanidade. Além-mar. Disponível em: https://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFAkEAlVlbeMChMLa. Acesso em: 21 fev. 2019.
Sobre a datação de fósseis e artefatos por carbono-14:
FRANCISCO, J.A.S.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D.P. Datação por carbono - 14. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2011/gestao_foco_Carbono14.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.
Sobre aspectos metodológicos da pesquisa arqueológica:
GOMES, Denise maria Cavalcante. Metodologia da pesquisa arqueológica: uma introdução. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., Belém , v. 8, n. 3, p. 513-516, Dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222013000300002.
Acesso em: 21 fev. 2019.
Software online gratuito para criação de nuvem de palavras (word cloud):
WordClouds.Com. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 21 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos sejam capazes de explicar como os cientistas desvendam, por meio do estudo de fósseis e artefatos arqueológicos, o passado humano: seu modo de vida e os aspectos de sua relação com o meio natural.
Para você saber mais:
Sobre a importância dos vestígios arqueológicos no desvendar do passado humano:
ZAHLOUTH, Ingrid Maria Luz Vergolino e PAIVA, Rodrigo de Oliveira. Vestígios arqueológicos como fontes de informação: segredos do passado transcritos em suportes primitivos. Biblionline, João Pessoa, v.8, n.2,p. 37-48, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/12217/8636. Acesso em: 21 fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios e apresente duas imagens para que sejam analisadas pelos grupos: imagem 1 - Vênus de Willendorf, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zxqc3rcvMwrc3kPyYjsxjyQQ6KMny2rmnMKAaUt649ZXatuApACt6azyKeg/his6-05und04-imagem-1-venus-de-willendorf.pdf e imagem 2 - Mrs. Ples, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TQ6nQzyv9JQwyAfBmUYEYbVkttUTn6a9HsdkzrrtHC7buMSEwstcNbpdJ4d8/his6-05und04-imagem-2-mrs-ples.pdf. Peça para que os alunos observem as imagens com atenção e proponha que o grupo converse entre si responda três questões. As duas imagens são acompanhadas de legenda, mas evite ler para os alunos. Permita que busquem informações com base em uma postura investigativa.
A expectativa, durante o debate sobre a resposta para a primeira questão, é que os alunos consigam distinguir um artefato como algo confeccionado pelos seres humanos primitivos e um fóssil como restos de seres vivos preservados pelo processo de fossilização. Caso os alunos manifestem dificuldades para distinguir os conceitos, questione-os acerca da matéria-prima de cada vestígio e pergunte quem poderiam ser os autores de tais objetos arqueológicos. Durante a discussão acerca da segunda questão, a expectativa é que os alunos consigam perceber que tanto o artefato como o fóssil são capazes de fornecer aos pesquisadores evidências sobre os seres humanos primitivos. Caso tenham dificuldades em responder a questão, pergunte se seria possível levantarmos evidências como as que estão descritas nas legendas sem que se fossem encontrados os vestígios a que se referem os textos. A pergunta 3 propõe uma opinião crítica por parte dos alunos acerca da Vênus de Willendorf. Espera-se que os estudantes consigam concluir que as condições de vida no período pré-histórico em que a escultura foi criada não possibilitavam que a estrutura física dos seres humanos se assemelhasse àquela apresentada pela escultura. Para estimular as discussões, questione os alunos sobre as dificuldade em se conseguir alimentos naquele período e também sobre como a reprodução humana era vista em um tempo tão distante do nosso.
Após as discussões solicite que os alunos registrem as respostas no caderno e escola três alunos para que, respectivamente, apresentem à turma as respostas criadas para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Orientações sobre atitudes perante a descoberta de vestígios arqueológicos:
SOUSA, João Carlos Moreno. Encontrei um sítio arqueológico. E agora? O que fazer? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/encontrei-um-artefato-ou-sitio-arqueologico-e-agora-o-que-fazer/. Acesso em: 21 fev. 2019.
Análise sobre aspectos historiográficos e artísticos da Vênus de Willendorf:
VELÁZQUEZ, Carlos. Confissões da Madonna: a história da Vênus feita arte em Willendorf. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1501619461_ARQUIVO_AVenusdeWillendorf.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.
Aspectos da descoberta do fóssil Mrs Ples:
GIRALDES, Manuel. O berço da humanidade. Além-mar. Disponível em: https://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFAkEAlVlbeMChMLa. Acesso em: 21 fev. 2019.
Contexto
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 1 - Vênus de Willendorf. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zxqc3rcvMwrc3kPyYjsxjyQQ6KMny2rmnMKAaUt649ZXatuApACt6azyKeg/his6-05und04-imagem-1-venus-de-willendorf.pdf
Contexto
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a imagem 2 - Mrs Ples. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TQ6nQzyv9JQwyAfBmUYEYbVkttUTn6a9HsdkzrrtHC7buMSEwstcNbpdJ4d8/his6-05und04-imagem-2-mrs-ples.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha que todos participem de uma atividade chamada Desafio das placas. Para confeccionar as placas, peça para que escrevam em uma folha de papel sulfite a letra “A” e, em outra folha, a letra “B, de forma a preencher quase toda a superfície da folha de papel sulfite. Será necessária apenas uma placa de cada para cada trio de alunos. Em seguida, distribua as folhas de perguntas do Desafio das placas para que cada grupo leia e converse entre si sobre a melhor resposta para cada questão. As perguntas do Desafio das placas estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UuddVAc7vK3y2mYYajPJ7j7EGQsG9M4m86H93JYuFuj2ng7anK4abVrCJe2p/his6-05und04-desafio-das-placas.pdf
Oriente os alunos a conversar entre si sobre qual seria a melhor a resposta para cada uma das três questões, mas peça para que não revelem a resposta até que o professor solicite. Explique que a resposta será dada por meio das placas “A” ou “B” e que todos os trios de alunos deverão levantar a placa simultaneamente ao sinal do professor. Quando pedir para que os alunos levantem as placas, procure anotar as letras escolhidas por cada trio, mas não revele a resposta correta, pois os alunos, após a leitura do texto que será proposto na sequência, deverão discutir novamente sobre as próprias respostas e justificá-las.
Após o levantamento das placas pelos grupos e o registro da resposta pelo professor, proponha que os alunos leiam o trecho do artigo: “Arqueologia: o que é isso?”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w23aPwPWcPsgK8tZ9PwwbfNDqGvRXcfbzecEUEHhTTPdsqMQvhJQK9WXqX7b/his6-05und04-trecho-do-artigo-arqueologia-o-que-e-isso.pdf. Em seguida, peça para que discutam novamente sobre as placas que levantaram, pergunte se mantêm a mesma resposta ou se acreditam que a outra placa revelasse a resposta correta. em ambos os casos solicite que procurem justificar, explicando o porquê de cada escolha.
A expectativa é que os alunos reconheçam a placa “B” como alternativa correta para a primeira questão e que, consigam justificá-la dizendo que todas as evidências encontradas pelos arqueólogos são capazes de fornecer pistas para que os cientistas consigam levantar hipóteses e teorias a respeito do modo de vida dos seres humanos primitivos, inclusive sobre os aspectos de sua relação com a natureza. Espera-se, também, que os alunos reconheçam a placa “A” como alternativa correta para a segunda questão e que consigam justificá-la afirmando que o principal objetivo da arqueologia é a descoberta de nossas origens, das características do processo de evolução do qual nós seres humanos fazemos parte e da resolução das dúvidas a respeito do nosso modo de vida atual. Para a última questão, a expectativa é que os alunos reconheçam a placa “B” como alternativa para a resposta correta, justificando-a com base na explicação de que os vestígios arqueológicos fornecem explicações para características do comportamento, da alimentação do movimento, entre outros fatores que marcaram a vida dos seres humanos da Pré-história.
Escolha, em seguida, três alunos de diferentes grupos, para que apresentem à turma, respectivamente, a conclusão a que chegaram a respeito da placa que levantaram para as três questões propostas durante o início desta etapa da aula. Peça para que justifiquem a escolha e convide um aluno de outro grupo para comentá-la.
Para você saber mais:
Sobre a datação de fósseis e artefatos por carbono-14:
FRANCISCO, J.A.S.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D.P. Datação por carbono - 14. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2011/gestao_foco_Carbono14.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.
Sobre aspectos metodológicos da pesquisa arqueológica:
GOMES, Denise maria Cavalcante. Metodologia da pesquisa arqueológica: uma introdução. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., Belém , v. 8, n. 3, p. 513-516, Dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222013000300002.
Acesso em: 21 fev. 2019.
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o Desafio das placas. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UuddVAc7vK3y2mYYajPJ7j7EGQsG9M4m86H93JYuFuj2ng7anK4abVrCJe2p/his6-05und04-desafio-das-placas.pdf
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o Desafio das placas. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UuddVAc7vK3y2mYYajPJ7j7EGQsG9M4m86H93JYuFuj2ng7anK4abVrCJe2p/his6-05und04-desafio-das-placas.pdf
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o Desafio das placas. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UuddVAc7vK3y2mYYajPJ7j7EGQsG9M4m86H93JYuFuj2ng7anK4abVrCJe2p/his6-05und04-desafio-das-placas.pdf
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o trecho do artigo: “Arqueologia: o que é isso?”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w23aPwPWcPsgK8tZ9PwwbfNDqGvRXcfbzecEUEHhTTPdsqMQvhJQK9WXqX7b/his6-05und04-trecho-do-artigo-arqueologia-o-que-e-isso.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha para que conversem entre si e, com base em tudo o que estudaram durante esta aula, elaborem uma Nuvem de palavras contendo os principais conceitos que foram abordados durante esta aula. Caso julgue necessário que os alunos se familiarizem com o aspecto visual da Nuvem de palavras, apresente este exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvUgFTmjGgUyqJkwFU4UfBmTtmtv744jWUaYwXgPX9eEkGzZjJmtJRchzqCZ/his6-05und04-exemplo-de-nuvem-de-palavras-word-cloud.pdf. Oriente os alunos a alternar os tamanhos das palavras, de modo que as palavras maiores deverão representar os conceitos mais importantes trabalhados durante a aula.
Após a confecção das Nuvens de palavras, solicite que os alunos escolham as três maiores palavras da nuvem e elaborem um comentário pertinente aos estudos desta aula, incluindo o termo em sua composição. A expectativa é que os alunos consigam destacar na nuvem de palavras, termos como: artefatos, fósseis, vestígios arqueológicos, natureza, entre outras, e que consigam elaborar frases bem contextualizadas, que expressem o conteúdo aprendido.
Após a elaboração dos comentários, escolha três alunos de diferentes grupos para que apresentem à turma sua nuvem de palavras e um dos comentários que elaboraram a respeito das palavras que colocaram em destaque.
Caso julgue pertinente, proponha aos alunos para que montem um quadro na sala e afixem as nuvens de palavras elaboradas por todos os grupos da turma.
Para você saber mais:
Como alternativa para esta etapa da aula num formato híbrido e, caso disponha de laboratório de informática em sua escola equipado com acesso à internet, proponha que os alunos elaborem a Nuvem de palavras em um software online gratuito especializado neste serviço:
WordClouds.Com. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 21 fev. 2019.
Sistematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o Exemplo de Nuvem de palavras (Word Cloud). Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvUgFTmjGgUyqJkwFU4UfBmTtmtv744jWUaYwXgPX9eEkGzZjJmtJRchzqCZ/his6-05und04-exemplo-de-nuvem-de-palavras-word-cloud.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google, Enquetes do Facebook,Wordcloud, Mentimeter.
Contexto
O objetivo desta aula é entender como os arqueólogos descobrem o modo de vida dos seres humanos pré-históricos e sua relação com o meio natural.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula chamando a atenção dos alunos quanto ao tema, com uma pergunta para que eles apenas reflitam:
- Vocês acham possível saber como era a vida das pessoas na Pré-História por meio de algum objeto deixado por elas? Como seria esse objeto?
Em seguida, disponibilize a eles a imagem da "Vênus de Willendorf" e do "Mrs Ples", com as respectivas legendas, assim como as questões propostas para que respondam no caderno. Se possível, solicite que compartilhem as percepções por meio de mensagens ou participando durante uma videoconferência.
Problematização
Nesta etapa, é adequado que se inverta a ordem proposta de interação com os documentos. Inicie-a, disponibilizando aos alunos o trecho do artigo “Arqueologia: o que é isso”. Se possível, realize a leitura em conjunto durante uma videoconferência e chamando a atenção para que observem e anotem no caderno:
- Que tipos de materiais são encontrados pelos arqueólogos?
- O que eles nos ajudam a entender?
Depois disso, disponibilize o documento com o desafio das placas. Isso pode ser feito no modelo proposto no plano, se possível, a partir de um modelo de formulário do Google (veja aqui como usá-lo) ou da criação de uma enquete nos grupos de trabalho do Facebook (veja aqui como usá-lo).
Sistematização
Os alunos poderão realizar a atividade individualmente ou de forma colaborativa, listando as palavras que mais chamaram a atenção e compartilhando-as com o grupo, via mensagem. A partir disso, deverão organizar a nuvem de palavras, seja manualmente e registrando nos cadernos, ou utilizando um site gratuito de produção de nuvem de palavras, como o Wordcloud e o Mentimeter.
Convite às famílias
Convide as famílias a visitar as páginas de museus de arqueologia brasileiros. Como referência, há uma matéria do Blog Arqueologia e Pré História, na qual estão listadas algumas opções: “Museus de Arqueologia no Brasil” (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro.
Objeto(s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e
os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI05 Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
Palavras-chave: Fósseis, artefatos arqueológicos, ser humano, natureza.
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