16873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Fósseis, Artefatos Arqueológicos e a relação Ser Humano/Natureza

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Fósseis, Artefatos Arqueológicos e a relação Ser Humano/Natureza

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google, Enquetes do Facebook,Wordcloud, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é entender como os arqueólogos descobrem o modo de vida dos seres humanos pré-históricos e sua relação com o meio natural.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula chamando a atenção dos alunos quanto ao tema, com uma pergunta para que eles apenas reflitam:
- Vocês acham possível saber como era a vida das pessoas na Pré-História por meio de algum objeto deixado por elas? Como seria esse objeto?

Em seguida, disponibilize a eles a imagem da "Vênus de Willendorf" e do "Mrs Ples", com as respectivas legendas, assim como as questões propostas para que respondam no caderno. Se possível, solicite que compartilhem as percepções por meio de mensagens ou participando durante uma videoconferência.

Problematização

Nesta etapa, é adequado que se inverta a ordem proposta de interação com os documentos. Inicie-a, disponibilizando aos alunos o trecho do artigo “Arqueologia: o que é isso”. Se possível, realize a leitura em conjunto durante uma videoconferência e chamando a atenção para que observem e anotem no caderno:
- Que tipos de materiais são encontrados pelos arqueólogos?
- O que eles nos ajudam a entender?

Depois disso, disponibilize o documento com o desafio das placas. Isso pode ser feito no modelo proposto no plano, se possível, a partir de um modelo de formulário do Google (veja aqui como usá-lo) ou da criação de uma enquete nos grupos de trabalho do Facebook (veja aqui como usá-lo).

Sistematização
Os alunos poderão realizar a atividade individualmente ou de forma colaborativa, listando as palavras que mais chamaram a atenção e compartilhando-as com o grupo, via mensagem. A partir disso, deverão organizar a nuvem de palavras, seja manualmente e registrando nos cadernos, ou utilizando um site gratuito de produção de nuvem de palavras, como o Wordcloud e o Mentimeter.

Convite às famílias
Convide as famílias a visitar as páginas de museus de arqueologia brasileiros. Como referência, há uma matéria do Blog Arqueologia e Pré História, na qual estão listadas algumas opções: “Museus de Arqueologia no Brasil” (disponível aqui).  

Sugestão Enviada Por: Sherol dos Santos e Renata Capovilla


Código: HIS6_05UND04

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas