Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a diferença entre tempo histórico e tempo de vida de cada pessoa.
Siga as orientações definidas, mas altere a proposta para que os alunos que tiverem fotos dos pertences que remontam a própria história postem-nas no grupo de Whatsapp. Outra opção é que eles tirem as fotos e coloquem em murais virtuais (Padlet). Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos, utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Caso ache interessante envie o link (disponível aqui) da música "Quanto tempo demora um mês", da Banda Biquíni Cavadão: ela trata da passagem do tempo de uma forma poética.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, diga aos alunos que eles podem fazer a linha do tempo usando os recursos que quiserem, mas que há a possibilidade de fazê-la usando o Word (SmartA).
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção do trabalho, mas de uma forma diferente: buscando as fotos ou objetos que marcaram um momento de uma forma especial (fazendo a seleção) e relembrando momentos, e a história.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_07UND08
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
AULA 01
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes