16870
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Passagem do tempo histórico

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Passagem do tempo histórico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a diferença entre tempo histórico e tempo de vida de cada pessoa.

Siga as orientações definidas, mas altere a proposta para que os alunos que tiverem fotos dos pertences que remontam a própria história postem-nas no grupo de Whatsapp. Outra opção é que eles tirem as fotos e coloquem em murais virtuais (Padlet). Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos, utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.

Caso ache interessante envie o link (disponível aqui) da música "Quanto tempo demora um mês", da Banda Biquíni Cavadão: ela trata da passagem do tempo de uma forma poética.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.

Caso ache interessante, diga aos alunos que eles podem fazer a linha do tempo usando os recursos que quiserem, mas que há a possibilidade de fazê-la usando o Word (SmartA).

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção do trabalho, mas de uma forma diferente: buscando as fotos ou objetos que marcaram um momento de uma forma especial (fazendo a seleção) e relembrando momentos, e a história.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND08

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas