16868
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Direitos e deveres: as leis são escritas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Direitos e deveres: as leis são escritas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a elaboração de normas e regras é necessária para a convivência nas sociedades humanas.

Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou pelo e-mail, com as orientações necessárias.

Siga as orientações definidas e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Relembre as regras (combinados) da sala de aula, para que se consolide a ideia de que é necessária a elaboração de regras para uma boa convivência nos espaços.
Envie os links indicados nesta etapa, para que os alunos tenham acesso às informações que serão fonte de estudo nesta aula.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. Siga as orientações definidas e use as histórias contadas pelos alunos como fonte de estudo e análise.

É interessante que eles façam o que está sendo sugerido no "Como adequar à sua realidade", visto que essa pesquisa comprovará que a elaboração de regras existe desde que o homem estabeleceu a vida em sociedade.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas é interessante que a proposta de elaborar um conjunto de regras seja feita de forma assíncrona, na qual os alunos escrevem regras para o convívio na escola. Agende uma videoconferência para dar seguimento ao que está sendo proposto. Oriente que os alunos escolham o presidente e o secretário, que votem em quais as regras comporão o documento, definam quantos artigos esse documento terá, dentre outros aspectos.

Grave esta videoconferência para que o aluno que ficou com o cargo de secretário possa ter acesso às regras escolhidas para redigir o documento posteriormente. Defina uma data para que ele apresente ao grupo o documento redigido e poste no Whatsapp. Ajude-o em relação à estruturação deste documento e na possível utilização de recursos digitais.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família e os alunos falem sobre as regras que são definidas para o convívio em casa e se elas precisam ser mais claras e definidas, para que se possa ter uma qualidade de relacionamento positiva.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_06UND07

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas