Imagens problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Os cidadãos e os números
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania e direitos humanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: material impresso para o aluno, projetor, computador, imagens dos documentos impressos ou documentos originais para manuseio dos alunos.
Material complementar:
Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr6mb2npYmBKjHZ2NrFpjQxxa9UCrRSUEj74sEGYhfvNhSC8YfzYS7epKjDN/his5-04und04-imagens-problematizacao.pdf
Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf
Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf
Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf
Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf
Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf
Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf
Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf
Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf
Formu?ário de pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf
Modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf
Para você saber mais:
- História da Matemática. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/matematica/historia-da-matematica. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Matemática essencial. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler o institucional. disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler atuação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/atuacao-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- Documento do estudante. DisponÍvel em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que não se trata de uma aula de matemática. Reforce a ideia de que os números tem uma função muito além de fazer cálculos na matemática. Levante esses questionamentos:
- Quais as funções dos números no dia a dia?
- Para que serve a contagem de coisas e objetos?
- É possível conceber a sociedade sem os números?
Essa discussão deve ser realizada de forma com que todos os alunos participem do debate. As perguntas vão levar o aluno a perceber a importância dos números além da matemática. Eles podem começar a fazer outros questionamentos sobre a função dos números.
Contexto - parte 1
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos e deixe por um breve momento eles refletirem sobre os números nas imagens. Em seguida inicie as questões:
- Onde encontramos números nas pirâmides?
- O termômetro pode ajudar a definir políticas sociais?
- Os números das casas, os calendários e os telefones podem ser considerados elementos que trazem cidadania?
A discussão/reflexão desse slide vai além da história dos números ou da matemática. A função dos números na vida das pessoas é conhecimento tanto do mundo tanto da sociedade em que está inserido. As contagens de população, ou saber se está quente hoje e como vai ser daqui a 30 anos, definem políticas públicas que promovem a cidadania no indivíduo.
Importante: Não deixe que a discussão se limite ao uso escolar da matemática ou a história da matemática como ciência, é mais uma discussão voltada para a importância dos números nas sociedades, seus usos além dos cálculos.
Como adequar à sua realidade: Ao invés de projetar, é possível por trazer objetos que remetam ao uso de números: calendários, copos de medida, caderno de receitas.
Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:
- História da Matemática. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/matematica/historia-da-matematica. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Matemática essencial. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Você conhece os quipus? Disponível em: http://falandodematematica.weebly.com/histoacuteria-da-matemaacutetica/voc-conhece-os-quipus. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
Contexto - parte 2
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete e discuta com os alunos o conteúdo do slide. Você pode usar os seguintes questionamentos para direcionar a aula:
- O que seria dividir o trabalho humano?
- Por que contar os rebanhos?
- O que a imagem representa? (Resposta: escriba egípcio) Importante: os escribas eram altos funcionários dos imperadores do Egito, tinham o conhecimento da escrita e por isso eram os responsáveis pelo recenseamento de tudo no Egito Antigo.
- Ainda hoje o ser humano faz o recenseamento?
- Qual a finalidade do censo hoje?
Direcione o aluno para saber como as primeiras organizações sociais humanas faziam essa contagem do rebanho, ou dos animais que caçavam. A evolução desta contagem pode ser observada na sociedade egípcia onde os escribas eram responsáveis pelo censo do Império, e isso incluía fazer a contagem da produção agrícola, dos habitantes e do rebanho, assim bem como os impostos.
Como adequar à sua realidade: como opção para o papel do escriba, é possível falar sobre o censo no Brasil que é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesse caso, indague os alunos se eles já viram algum recenseador em casa ou no bairro.
Para você saber mais: a maneira como o ser humano desenvolveu os sistemas de contagem é muito diversificado. Os sistemas numéricos foram criados para facilitar a vida em sociedade e melhorar os sistemas de trabalho humano, porque era necessário uma sistematização dos dados. Para entender melhor como isso de fato funciona acesse:
- História da Matemática. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/matematica/historia-da-matematica. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Matemática essencial. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler o institucional. disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler atuação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/atuacao-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: nesse momento da aula, deixe organizado estações ou ilhas de aprendizagem da seguinte forma:
- no espaço da sala de aula, organize 08 (oito) estações de estudo (pode ser uma carteira ou mesinha da própria sala) em cada uma disponha uma imagem dos documentos desse slide com uma ficha descritiva de cada documento.
- divida a turma em oito grupos de modo que cada um vá percorrendo cada uma das estações, o tempo de cada grupo em cada estação não deve ultrapassar os 2 minutos.
- Certidão de nascimento. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CertidaoNascimento.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Carteira de Trabalho e Cédula de Identidade de Estrangeiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carteira_de_trabalho#/media/File:Documents_required_to_work_in_Brazil.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Cédula de Identidade. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Modelo_da_nova_carteira_de_identidade_brasileira.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- CPF - Cadastro de Pessoa Física. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cpf2.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cnh_brasil_2007_generica.png. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Cartão Cidadão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cartao_do_cidadao_01.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019,
- Título de Eleitor. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:T%C3%ADtulo_de_eleitor.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Certificado de Dispensa de Incorporação (reservista). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_de_dispensa_de_incorpora%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Certificado_de_dispensa.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Projete as imagens para os alunos. E imprima as imagens para construir as estações de estudo.
Documentos pessoais - impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rny75QmYDjZYyR8Zx5TeRKcgfvh2Zkv3hTp8vTGeUFNEfxWFtmsXddRVvYbw/his5-04nd04-documentos-pessoais.pdf
Pergunte aos alunos se eles já viram algum desses documentos ou se possuem algum deles. Logo em seguida questione:
- Para que serve cada um desses documentos?
- Quais os elementos que servem para identificar as pessoas?
- Se houvesse duas pessoas com o mesmo nome como seria possível distinguir uma da outra usando os documentos pessoais?
- Se uma pessoa não tiver documentos ela pode ter acesso aos serviços públicos como saúde e educação?
- Podemos dizer que os documentos pessoais garantem os direitos de cidadãos às pessoas?
- Qual a importância dos números no processo de identificação das pessoas?
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manejar e tocar na imagem da certidão. E em seguida farão a leitura do texto sobre a certidão de nascimento.
- Certidão de nascimento. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CertidaoNascimento.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: Os alunos irão manejar e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de identidade.
- Cédula de Identidade. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Modelo_da_nova_carteira_de_identidade_brasileira.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf
Como adequar à sua realidade: É possíve trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida, farão a leitura do texto sobre o CPF.
- CPF - Cadastro de Pessoa Física. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cpf2.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o título de eleitor.
- Título de Eleitor. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:T%C3%ADtulo_de_eleitor.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a carteira de trabalho.
- Carteira de Trabalho e Cédula de Identidade de Estrangeiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carteira_de_trabalho#/media/File:Documents_required_to_work_in_Brazil.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a reservista
- Certificado de Dispensa de Incorporação (reservista). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_de_dispensa_de_incorpora%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Certificado_de_dispensa.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre o cartão do cidadão.
- Cartão Cidadão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cartao_do_cidadao_01.jpg. Acesso em 04 de fevereiro de 2019,
- Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 1
Esse slide não será projetado para os alunos. É somente uma orientação para formação das estações de estudo.
Orientações: os alunos irão manipular e tocar na imagem. E em seguida farão a leitura do texto sobre a CNH.
- CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cnh_brasil_2007_generica.png. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
- Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer alguns documentos originais para apresentar aos alunos.
Para você saber mais:
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Faça a leitura com os alunos e explique que a numeração de indivíduos é comum na sociedade e não somente no que diz respeito aos documentos pessoais. Um bom exemplo é na escola onde o aluno é identificado com alguns números: número de matrícula e número do diário do professor. Assim levante estes outros questionamentos:
- Para que serve o número de matrícula?
- Qual a finalidade do número do diário do professor?
- Existe outro número que identifica o aluno?
Esse último questionamento pode ser que fique sem resposta, pois trata-se do número do INEP, que tem a finalidade de enumerar os alunos para o Censo Escolar das escolas de todo o Brasil.
Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.
- História da Matemática. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/matematica/historia-da-matematica. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Matemática essencial. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Sistematização - parte 1
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Peça aos alunos que preencham um formulário onde o aluno irá preencher algumas informações básicas. Nesse formulário o aluno irá preencher com os números que fazem parte da sua história.
Imprima o formulário da pesquisa em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf
É possível levar os alunos até a Secretaria da Escola para colher as informações do número do INEP e o de matrícula. Mas também pode fazer esse levantamento prévio e levar para a sala de aula como forma de não tumultuar a Secretaria.
Para você saber mais: O número do INEP é utilizado para identificar o aluno no Censo Escolar e tem como finalidade verificar o histórico escolar desse aluno desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em muitas escolas públicas esse número consta em documentos como declarações e histórico escolar.
Sistematização - parte 2
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete esse slide para que os alunos consigam visualizar o modelo de uma carteirinha de estudante padrão. E leia para eles o seguinte trecho:
O QUE É O DOCUMENTO DO ESTUDANTE?
O Documento do Estudante é o documento que irá validar a identificação estudantil do aluno e assim o mesmo terá os benefícios da Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013). A única maneira de alguém comprovar que é de fato um estudante passa a ser o Novo Documento do Estudante, padronizado nacionalmente pelas entidades UNE, UBES e ANPG. (Site da UNE) Disponível em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Imprima o modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf
O arquivo pode ser configurado para imprimir várias por página.Fique atento para não gastar papel demais!
Os alunos irão preencher os dados com o seu nome e o nome da escola, caso eles não possuam os documentos pessoais, eles podem criar números para preencher as lacunas, mas sempre de acordo com o que foi estudado na aula.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola possua um laboratório de informática com acesso a internet, leve os alunos para juntos explorarem o site da UNE e outros sites onde o aluno possa solicitar a sua carteirinha de estudante. Lembrando que esse é um serviço pago!
Para você saber mais:
- Documento do estudante. DisponÍvel em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a quantificação e representação numérica são fatores importantes para a organização de uma sociedade e dos recursos sociais destinados à população.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Você poderá enviar o link (disponível aqui) para que os alunos ampliem seu aprendizado com relação ao tema proposto: O que é o censo IBGE.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.
Caso ache interessante, crie um painel colaborativo (Padlet) e inclua as imagens dos documentos que serão analisados. Peça aos alunos que coloquem as informações sobre cada documento, mas oriente para que não repitam as informações nos painéis. Oriente, também, para que tenham um trabalho claro de entendimento, lendo as informações já inseridas e apenas completando com outras novas.
Caso contrário, durante a videoconferência, disponibilize os slides e promova o questionamento proposto no Plano, mas sem a obrigatoriedade de registro escrito, para que a aula transcorra com o propósito de aprendizagem.
Caso ache interessante, envie o link a seguir, para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto:
Os documentos pessoais - Informe cidadania (disponível aqui).
Sistematização
Para esta etapa, você deve verificar junto com a secretaria da escola a possibilidade de fornecer os números de matrícula dos alunos, ou se há alguma forma digital de obter esses números. Caso haja essa possibilidade, encaminhe aos alunos o link de acesso. Caso não seja possível, informe que os campos que se referem à documentação escolar devem ser deixados em branco para serem preenchidos posteriormente.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas: compartilhe os slides e as orientações adicionais. Encaminhe os documentos utilizados de forma editável, para que os alunos façam o preenchimento e concluam a tarefa proposta.
Informe que, quando for estabelecidas as aulas presenciais e os serviços à comunidade (nesse caso o UNE), as carteirinhas de estudantes poderão ser providenciadas por eles ou pela escola.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, incentivando e ajudando na produção do trabalho, e fazendo a relação de documentos que os membros da família possuem: quais são primordiais, quais deverão ser atualizados, para quê cada documento é usado, dentre outras reflexões.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Palavras-Chave: Sistema de contagem; Números; História da matemática;Função social dos números; Documentos pessoais.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA