16867
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Os cidadãos e os números

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Os cidadãos e os números

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a quantificação e representação numérica são fatores importantes para a organização de uma sociedade e dos recursos sociais destinados à população.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Você poderá enviar o link (disponível aqui) para que os alunos ampliem seu aprendizado com relação ao tema proposto: O que é o censo IBGE.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.

Caso ache interessante, crie um painel colaborativo (Padlet) e inclua as imagens dos documentos que serão analisados. Peça aos alunos que coloquem as informações sobre cada documento, mas oriente para que não repitam as informações nos painéis. Oriente, também, para que tenham um trabalho claro de entendimento, lendo as informações já inseridas e apenas completando com outras novas.

Caso contrário, durante a videoconferência, disponibilize os slides e promova o questionamento proposto no Plano, mas sem a obrigatoriedade de registro escrito, para que a aula transcorra com o propósito de aprendizagem.

Caso ache interessante, envie o link a seguir, para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto:
Os documentos pessoais - Informe cidadania (disponível aqui).

Sistematização
Para esta etapa, você deve verificar junto com a secretaria da escola a possibilidade de fornecer os números de matrícula dos alunos, ou se há alguma forma digital de obter esses números. Caso haja essa possibilidade, encaminhe aos alunos o link de acesso. Caso não seja possível, informe que os campos que se referem à documentação escolar devem ser deixados em branco para serem preenchidos posteriormente.

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas: compartilhe os slides e as orientações adicionais. Encaminhe os documentos utilizados de forma editável, para que os alunos façam o preenchimento e concluam a tarefa proposta.

Informe que, quando for estabelecidas as aulas presenciais e os serviços à comunidade (nesse caso o UNE), as carteirinhas de estudantes poderão ser providenciadas por eles ou pela escola.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, incentivando e ajudando na produção do trabalho, e fazendo a relação de documentos que os membros da família possuem: quais são primordiais, quais deverão ser atualizados, para quê cada documento é usado, dentre outras reflexões.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_04UND04

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas