Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer a diversidade das comunidades que vivem no entorno da Floresta Amazônica: modo de vida, cultura e as relações que mantém com a natureza. Informe aos alunos o objetivo proposto e inicie a aula, através de uma videoconferência e enviando os links das imagens para o WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise das imagens. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.
Problematização
Para a execução desta atividade, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe aos alunos que eles poderão utilizar a forma de apresentação que for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais, vídeos, áudios, dentre outros recursos. Oriente os alunos a buscarem a localização das comunidades que vivem na região da Floresta Amazônica usando os aplicativos do Google (Maps ou Earth). Caso faça a opção pelo trabalho dividindo a sala em duplas, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs para o trabalho colaborativo. Ofereça a ideia do quadro SQA aos alunos (disponibilizado nas orientações), para que eles possam executar a atividade.
Para apresentar a proposta do trabalho, agende uma videoconferência e siga as orientações definidas. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material junto com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Utilize os links e arquivos disponibilizados.
Sistematização
Siga as orientações propostas. Na data definida, agende uma videoconferência para que os alunos possam apresentar os trabalhos. Caso faça a opção por aula assíncrona, faça a correção do material enviado pelos alunos, dê um feedback sobre os trabalhos e, se necessário, faça as devidas pontuações e argumentações, para que o objetivo desta aula seja alcançado.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares busquem receitas (que podem ser adaptadas dependendo do ingrediente) que possam ser feitas a partir dos alimentos produzidos e consumidos pela comunidade estudada. Sugira que planejem uma noite de degustação e se divirtam!
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS4_03UND03
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes