16865
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Os usos das máquinas

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Os usos das máquinas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão sobre os impactos, positivos e negativos, que ocorreram na sociedade com o desenvolvido das indústrias ao longo do tempo. Inicie a aula através de uma videoconferência, onde você deverá mostrar o slide e discorrer sobre as orientações definidas para essa etapa. Se achar interessante, traga para a análise algum objeto que você saiba que é comum em sua turma, ou na sua cidade/comunidade. Continue seguindo a proposta definida para esta aula. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do e-mail ou Google Classroom, juntamente com as orientações de observação e o questionamento para resolução. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução dos questionamentos feitos nessa etapa.

Problematização
Envie os links das imagens usadas nesta etapa, para que os alunos possam ter uma melhor visualização, e siga as orientações propostas. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie os links das imagens juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.

Sistematização
Substitua a atividade proposta nesta etapa por uma atividade assíncrona e com data marcada para entrega como a construção de algum brinquedo/objeto utilizando material alternativo. Esta confecção deverá ter um registro da elaboração de etapas: separação e escolha de materiais; tratamento e adaptação do material escolhido; construção do brinquedo; teste de qualidade do brinquedo. Solicite que os alunos registrem estas etapas através de fotos ou filmagem. Na data marcada, faça uma videoconferência para que compartilhem como foi a experiência de terem construído um objeto.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares sejam os “companheiros de fábrica” e ajudem os filhos a construírem o brinquedo/objeto.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND08

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas