16864
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - As navegações em diferentes tempos

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As navegações em diferentes tempos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão sobre a influência das navegações no aspecto linguístico, cultural e social das comunidades humanas. Inicie a aula através de uma videoconferência, onde você deverá mostrar o slide e discorrer sobre as orientações definidas para essa etapa. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do email ou Google Classroom, juntamente com as orientações de observação e o questionamento para resolução. Defina uma data para a entrega da resolução das atividades propostas.
Encaminhe aos alunos o link - Arqueólogos encontram barco da época de Cristo, no Mar da Galileia (disponível aqui) - para completar as informações para esta etapa

Problematização
Envie os links das imagens usadas nesta etapa para que os alunos possam ter uma melhor visualização do mapa antigo e da maquete de um junco. Encaminhe o link para que possam ver o globo terrestre e as navegações que mudaram as sociedades (disponível aqui).
Siga as orientações determinadas nesta etapa. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie os links das imagens juntamente com a impressão dos arquivos, as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.

Sistematização
Caso você faça a opção por executar essa atividade dividindo os alunos em duplas, utilize o Padlet ou Google Docs. Caso faça a opção por executar essa atividade individualmente, envie o material por e-mail ou Google Classroom. Para qualquer opção escolhida, você deverá enviar as instruções de como fazer a atividade.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares naveguem pelo Google Earth (disponível aqui) e conheçam as maravilhas deste Planeta.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND07

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas