16863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Monumento - Testemunho do passado

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Monumento - Testemunho do passado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer e reconhecer os monumentos como elementos que resgatam a memória. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Compartilhe com os estudantes o slide 3. Oriente, via áudio, texto ou vídeo, que analisem a imagem compartilhada e tentem responder às questões propostas de forma intuitiva. Eles devem responder via arquivo de áudio no grupo da turma. Em seguida, oriente-os e questione: qual a função dessas estátuas, será que são apenas decorativas?

Ressalte que, de um lado, existe a função decorativa das cidades, do outro, pretende-se imortalizar uma história ou uma pessoa, deixando para a posteridade uma memória .

Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Peça que eles observem a imagem de Carlos Drummond de Andrade. Converse com os alunos sobre a razão de existir monumentos de algumas pessoas e de outras não, e como se dá essa "escolha" de construção de um monumento (e, consequentemente, a escolha de se contar uma história em detrimento de outra). Por exemplo, qual é o motivo de ser a estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana e não outra pessoa? Explique que as escolhas recaem sobre um grupo de pessoas que, segundo as próprias concepções, influenciam junto ao poder político esse processo. No caso do monumento de Carlos Drummond de Andrade, a escolha se deve em comemoração ao centenário do poeta em 2002.

Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e solicite que respondam pensando em uma estátua da sua cidade. As atividades deverão ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Por áudio, vídeo ou texto, informe aos alunos que eles irão produzir um cartão postal, ilustrando com um monumento/estátua da sua cidade. Peça que compartilhem a atividade no grupo da turma. Ela também pode ser compartilhada em um Padlet (veja aqui como fazer um).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial”, “A história por trás dos nomes das ruas”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_06UND03

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas