16863
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Monumento - Testemunho do passado

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Monumento - Testemunho do passado

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos.Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os monumentos da sua cidade. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar:

Nesta referência destacam-se os monumentos e as relações sociais. Acesse:

SÁ, Salma D. A. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. In: III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2007. 15 p. Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2007/SalmaDiasAlmeidaSa.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Monumentos : Testemunho do passado. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de monumento trazido pelas crianças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de monumentos da cidade onde se localiza a escola, e proceder com questões da atividade de adivinha.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a ideia dos monumentos serem símbolos de registros de memória e expressão da conexão entre o passado e o presente. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é apenas uma referência para a atividade.

Utilize a fotografia do monumento no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/rio-de-janeiro-brazil-nov-2-1200533941 , acesso 11 fev. 2019

Se preferir, use uma fotografia de um monumento importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • O que um monumento representa?
  • Qual o nome do monumento? Quando foi feito? Por quem? Com qual objetivo?
  • Quais as características físicas das pessoas representadas no monumento? Elas imitam a realidade?
  • Qual o material utilizado na confecção da estátua?
  • Qual o local que está exposto esse monumento? Por que ela está exposta neste local? Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local e história regional.
  • Após as discussões, peça para os alunos preencherem a ficha do monumento. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NCNVWQmEYNk9gEDwgBD9wdCpXek86FEcvr3ZzHR5NDAmQ9JGaUkMzwK44yqh/his3-06und03-atividade-para-impressao-monumento.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • Reforce com os alunos que a noção de monumento é considerada como uma ideia muito importante para o conhecimento histórico, especialmente nos estudos sobre as localidades. Ao compreender o que é e porque são construídos estes espaços de memória, os alunos podem consolidar possibilidades cognitivas e generalizar outros estudos. Existe a intenção de construir estes monumentos para representar momentos históricos, fatos que marcaram a história de um local, de uma cidade. Eles são construídos para que todos se lembrem ou tenham conhecimento da história que ocorreu naquele lugar ou cidade, mantendo assim viva a memória histórica de um povo.
  • Converse com os alunos sobre a razão de existir monumentos de algumas pessoas e de outras não e como se dá essa "escolha" de construção de um monumento (e, consequentemente, a escolha de se contar uma história em detrimento de outra). Por exemplo, qual é o motivo de ser a estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana e não outra pessoa? Explique que as escolhas recaem sobre um grupo de pessoas que segundo as suas concepções influenciam junto ao poder político esse processo. No caso do monumento de Carlos Drummond de Andrade, a escolha se deve em comemoração ao centenário do poeta em 2002.

Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre esses monumentos ou se na sua região tiver um artesão local , convide-o para participar deste momento, explicando para os alunos como é uma das técnicas utilizadas para esculpir estátuas.

Para você saber mais: Sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, acesse : https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CadernoLeiturasCarlosDrummonddeAndrade.pdf acesso em 13 fev. 2019.

Michel Pollak, “Memória, esquecimento, silêncio” http://www.memoriaesociedade.ibict.br/tag/pollak/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Imprima o cartão postal para a atividade em papel mais resistente.

  • Converse com os alunos a respeito do postal que aparece no slide. Fale que ele é apenas uma referência, e que os postais eram usados para lembranças de viagens. O postal representado mostra a Praça XV de Novembro no Centro da Cidade do Rio de Janeiro em 1905. Fonte: disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cart%C3%A3o_Postal_Pra%C3%A7a_15_de_Novembro_123.jpg acesso em 15/02/2019.
  • Informe aos alunos que eles irão produzir um cartão postal de um monumento do lugar em que vivem. Do lado esquerdo do postal irão desenhar o monumento escolhido e no lado direito, escreverão brevemente o significado histórico deste monumento, no postal também existe um espaço para criar um selo. Deixe que soltem a criatividade e caprichem nos detalhes. Peça para pensarem em um monumento que tem importância para eles ou para a população local. Reforce que para o monumento ter sentido ele precisa ter importância histórica ou cultural para a população local.
  • Reforce que nem sempre os monumentos são em homenagem a uma pessoa ou um acontecimento, eles também podem ser construções que necessitam ser preservados, pois ajudam as pessoas do presente a conhecer um pouco do lugar em outros tempos. Pergunte para os alunos se eles conhecem outros monumentos em sua cidade. Deixe que falem livremente e anote no quadro os monumentos e lugares onde estão localizados. Questione se eles sabem informações sobre os monumentos citados. Essa informações serão usadas na atividade de sistematização.
  • Peça para que os alunos troquem os postais entre eles ou entreguem para alguém importante para eles.

Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ft8bhjuDKxabtuVmkzKbJzhMgxTbQQsHc5DPntx5ZW8DVCmuA38wfxwA2cxW/his3-06und03-atividade-para-impressao-cartao-postal.pdf Após a atividade , organize uma exposição com os monumentos criados com suas respectivas plaquinhas informativas.

Você poderá trazer para a classe diversos postais antigos para que os alunos conheçam de perto esse material.

Para você saber mais:

ZARBATO, J.A.M.; SANTOS, C.V. Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras: Revista de História, v.17, n.30, 2015. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865>. Acesso em 12 fev. 2019.

Para saber sobre a origem e uso do cartão postal, acesse https://www.estudokids.com.br/cartao-postal/ acesso em 13/02/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos.Você deverá solicitar antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os monumentos da sua cidade. Essa atividade subsidiará conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar:

Nesta referência destacam-se os monumentos e as relações sociais. Acesse:

SÁ, Salma D. A. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. In: III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2007. 15 p. Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2007/SalmaDiasAlmeidaSa.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Monumentos : Testemunho do passado. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de monumento trazido pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens de monumentos da cidade onde se localiza a escola, e proceder com questões da atividade de adivinha.

Para você saber mais: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a ideia dos monumentos serem símbolos de registros de memória e expressão da conexão entre o passado e o presente. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é apenas uma referência para a atividade.

Utilize a fotografia do monumento no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/rio-de-janeiro-brazil-nov-2-1200533941 , acesso 11 fev. 2019

Se preferir, use uma fotografia de um monumento importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • O que um monumento representa?
  • Qual o nome do monumento? Quando foi feito? Por quem? Com qual objetivo?
  • Quais as características físicas das pessoas representadas no monumento? Elas imitam a realidade?
  • Qual o material utilizado na confecção da estátua?
  • Qual o local que está exposto esse monumento? Por que ela está exposta neste local? Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local e história regional.
  • Após as discussões, peça para os alunos preencherem a ficha do monumento. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NCNVWQmEYNk9gEDwgBD9wdCpXek86FEcvr3ZzHR5NDAmQ9JGaUkMzwK44yqh/his3-06und03-atividade-para-impressao-monumento.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • Reforce com os alunos que a noção de monumento é considerada como uma ideia muito importante para o conhecimento histórico, especialmente nos estudos sobre as localidades. Ao compreender o que é e porque são construídos estes espaços de memória, os alunos podem consolidar possibilidades cognitivas e generalizar outros estudos. Existe a intenção de construir estes monumentos para representar momentos históricos, fatos que marcaram a história de um local, de uma cidade. Eles são construídos para que todos se lembrem ou tenham conhecimento da história que ocorreu naquele lugar ou cidade, mantendo assim viva a memória histórica de um povo.
  • Converse com os alunos sobre a razão de existir monumentos de algumas pessoas e de outras não e como se dá essa "escolha" de construção de um monumento (e, consequentemente, a escolha de se contar uma história em detrimento de outra). Por exemplo, qual é o motivo de ser a estátua de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana e não outra pessoa? Explique que as escolhas recaem sobre um grupo de pessoas que segundo as suas concepções influenciam junto ao poder político esse processo. No caso do monumento de Carlos Drummond de Andrade, a escolha se deve em comemoração ao centenário do poeta em 2002.

Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre esses monumentos ou se na sua região tiver um artesão local , convide-o para participar deste momento, explicando para os alunos como é uma das técnicas utilizadas para esculpir estátuas.

Para você saber mais: Sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, acesse : https://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/pdfs/CadernoLeiturasCarlosDrummonddeAndrade.pdf acesso em 13 fev. 2019.

Michel Pollak, “Memória, esquecimento, silêncio” http://www.memoriaesociedade.ibict.br/tag/pollak/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Imprima o cartão postal para a atividade em papel mais resistente.

  • Converse com os alunos a respeito do postal que aparece no slide. Fale que ele é apenas uma referência, e que os postais eram usados para lembranças de viagens. O postal representado mostra a Praça XV de Novembro no Centro da Cidade do Rio de Janeiro em 1905. Fonte: disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cart%C3%A3o_Postal_Pra%C3%A7a_15_de_Novembro_123.jpg acesso em 15/02/2019.
  • Informe aos alunos que eles irão produzir um cartão postal de um monumento do lugar em que vivem. Do lado esquerdo do postal irão desenhar o monumento escolhido e no lado direito, escreverão brevemente o significado histórico deste monumento, no postal também existe um espaço para criar um selo. Deixe que soltem a criatividade e caprichem nos detalhes. Peça para pensarem em um monumento que tem importância para eles ou para a população local. Reforce que para o monumento ter sentido ele precisa ter importância histórica ou cultural para a população local.
  • Reforce que nem sempre os monumentos são em homenagem a uma pessoa ou um acontecimento, eles também podem ser construções que necessitam ser preservados, pois ajudam as pessoas do presente a conhecer um pouco do lugar em outros tempos. Pergunte para os alunos se eles conhecem outros monumentos em sua cidade. Deixe que falem livremente e anote no quadro os monumentos e lugares onde estão localizados. Questione se eles sabem informações sobre os monumentos citados. Essa informações serão usadas na atividade de sistematização.
  • Peça para que os alunos troquem os postais entre eles ou entreguem para alguém importante para eles.

Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ft8bhjuDKxabtuVmkzKbJzhMgxTbQQsHc5DPntx5ZW8DVCmuA38wfxwA2cxW/his3-06und03-atividade-para-impressao-cartao-postal.pdf Após a atividade , organize uma exposição com os monumentos criados com suas respectivas plaquinhas informativas.

Você poderá trazer para a classe diversos postais antigos para que os alunos conheçam de perto esse material.

Para você saber mais:

ZARBATO, J.A.M.; SANTOS, C.V. Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras: Revista de História, v.17, n.30, 2015. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4865>. Acesso em 12 fev. 2019.

Para saber sobre a origem e uso do cartão postal, acesse https://www.estudokids.com.br/cartao-postal/ acesso em 13/02/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano