Folha de Atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Preservação dos Patrimônios Históricos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios históricos e culturais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha e caderno.
Material complementar:
Folha de atividade da Sistematização:
Para você saber mais:
BESSA, Altamiro Sérgio.Patrimônio Cultural 2. Preservação I. Mol II. Martins Cláudio III.CREA, MG. Disponível em:
http://www.npa.org.br/doc/cart_patrimonio_hist.pdf Acesso em: 20/02/2019
ALVES. Lara Moreira.A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: UMA CONTRADIÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE. FAV/UFG. Disponível em:
https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/arquivos/LaraALVES-AconstrucaodeBrasilia.pdf Acesso em: 20/02/2019
CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:
http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em 20/02/2019
INSTITUTO Arte na Escola. Qual é a Nossa História? Sobre Patrimônio Cultural, Jogos e Educação. Produção: André Braga. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=euzYy6QkvCc Acesso: 21/02/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos e para isso você poderá projetar o slide, se tiver o equipamento, caso contrário poderá copiar para o quadro da sala.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar a aula sobre a importância de preservar os patrimônios, sugere-se uma conversa sobre a necessidade de manter a escola onde os alunos estudam conservada, ou seja, limpa, organizada, com a estrutura física mantida adequadamente. Para o desenvolvimento da contextualização proposta segue abaixo a sugestão de um roteiro de questões:
- O que vocês acham da nossa escola? Acham que as paredes estão bem pintadas? Os banheiros são bons? As nossas salas de aulas tem carteiras confortáveis? ( Mesmo que as respostas sejam negativas, estimule os alunos a falarem as impressões que realmente tem da escola).
- O que poderia ser melhorado na nossa escola?
- Ter uma boa estrutura física ajudaria as aulas serem melhores?
- O que vocês, como alunos, poderiam fazer para que as escola seja bem conservada?
É importante que esse momento seja organizado de forma que os alunos possam se sentir confortáveis para expor suas opiniões. Independentemente das condições físicas da escola em que estão é fundamental que eles (os alunos) possam exercitar uma percepção crítica, nesse caso, da sua própria escola e das responsabilidades dos que compõem a comunidade escolar.
Fonte da Imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso: 19/02/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa propõe-se:
- O roteiro de perguntas sugerido acima poderá ser ampliado e modificado de acordo com a dinâmica dos seus alunos e as necessidades da sua escola.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: O contexto trabalhado na aula anterior tem o objetivo de introduzir os alunos no debate sobre a necessidade de se preservar os nossos patrimônios culturais. Para isso, partimos do que lhes é familiar, a escola. Com a noção de que uma escola bem cuidada é importante para os que dela fazem parte, pode-se iniciar uma conversa sobre a preservação dos patrimônios e sua importância para a nossa história. Para exemplo neste plano será utilizado com o conjunto arquitetônico de Brasília, o plano piloto inscrito em 1987 na lista de patrimônio cultural da Humanidade. A fonte histórica trabalhada será uma fotografia do local supra citado.
Para o movimento desta etapa organize os alunos em grupos e explique que eles terão que debater entre si as questões que você escreverá no quadro da sala. Depois da conversa em grupo um aluno de cada equipe deverá socializar as conclusões que tiveram. Os alunos deverão anotar as suas conclusões em uma folha de caderno.
- Inicie pedindo que os grupos observem com atenção a fotografia do slide. Nela eles poderão conhecer alguns dos elementos que compõem o conjunto arquitetônico de Brasília, tais como a Catedral e os Ministérios.
- Agora explique que Brasília foi considerada um patrimônio da Humanidade pela singularidade nos seus traços arquitetônicos. A sua construção foi toda planejada a partir dos projetos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A forma como Brasília foi construída é importante para a humanidade por ser a única cidade totalmente planejada.
- Feita essa breve explicação conduza os alunos para a atividade em grupo.
Segue abaixo um roteiro sugestivo de questões para serem debatidas pelas equipes:
- Na opinião de vocês, por que Brasília foi considerada patrimônio cultural da Humanidade e não só do Brasil?
- Um patrimônio cultural, seja da nossa localidade ou da humanidade, deve ser preservado. Na opinião de vocês, por que devemos preservar os patrimônios culturais?
- Vocês acham que os patrimônios da nossa cidade estão preservados? Como casas antigas, igrejas, praças?
- O que poderíamos fazer para ajudar na preservação dos nossos patrimônios?
Conclua essa etapa sintetizando as respostas dos alunos no quadro da sala. Espera-se que os alunos cheguem a respostas que se direcionam ao entendimento de que os patrimônios devem ser preservados por causa dos seus valores culturais e históricos. E o mais importante é que os alunos compreendam que todos nós somos responsáveis pela preservação dos dos patrimônios como cidadãos responsáveis.
Fonte da Fotografia: banco de dados Nova Escola. Acesso: 20/02/2019.
Como adequar à sua realidade: Para adequar à sua realidade, sugere-se:
- O objetivo deste plano é que os alunos compreendam a importância de se preservar os nossos patrimônios.Por isso escolheu-se um patrimônio da Humanidade que está no Brasil, porém existem outros patrimônios assim, como o Cais do Valongo (RJ), o Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Centro Histórico de Olinda (PE), Parque Nacional Serra da Capivara (PI), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG), Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Você poderá escolher com qual trabalhará e que ficará melhor adequado a realidade dos seus alunos.
- O tipo de fonte histórica também pode variar de acordo com sua realidade. Se não for possível projetar uma fotografia do monumento produza um cartaz para expor aos alunos. Se tiver disponível, exiba um vídeo. O importante é que fique acessível à sua realidade.
- Se você tiver mais tempo para trabalhar, amplie esta aula para que além de discutir a importância de preservação dos patrimônios, os alunos possam conhecer melhor a história do patrimônio que está sendo trabalhado.
- O roteiro de questões poderá ser modificado de acordo com as necessidades e dinâmica da sua sala de aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para finalizar este plano, propõe-se que os alunos vivenciem a cidadania de forma ativa. Convide os alunos para que escrevam uma carta em defesa de um patrimônio Cultural fundamental para a história da sua localidade. Nesta carta eles terão que se dirigir a secretaria de cultura da sua cidade e contemplar os seguintes pontos:
- Citar o tipo e nome de patrimônio que precisa ser melhor preservado.
- Explicar que o patrimônio não está bem cuidado.
- Explicar por que o patrimônio deve ser preservado.
Depois de concluída a atividade, exponha as cartas em mural antes de enviá-las a secretaria de cultura. É importante informar aos alunos qualquer resposta da secretaria.
Folha de atividade da Sistematização:
Ilustração: banco de dados Nova Escola. Acesso em: 20/02/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar a seu realidade sugere-se:
- Escolha um patrimônio local de sua preferência para ser o objeto da carta. O importante é que os alunos tenham relação com ele. Como exemplo a praça local, um casarão histórico, a orla de um rio, um mercado, uma feira, tipo de manifestação popular, um modo de produção de comidas e bebidas típicas, etc.
- Se não for possível imprimir ou fotocopiar a folha de atividade, que contém o modelo de carta, peça que os alunos façam na folha de seus cadernos ou em uma folha A4.
- Se não for possível enviar as cartas para a secretaria de cultura, divulgue as cartas na internet em parceria com os pais e os demais membros da comunidade escolar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da preservação dos patrimônios culturais. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, solicite aos estudantes, via texto, áudio ou vídeo, que tentem lembrar de quando iam à escola e, a partir dessa lembrança, respondam:
- O que vocês lembram da nossa escola? Acham que as paredes estavam bem pintadas? Os banheiros eram bons? As nossas salas de aulas tinham carteiras confortáveis? (Mesmo que as respostas sejam negativas, estimule os alunos a falarem as impressões que realmente tem da escola).
- O que poderia ser melhorado na nossa escola?
- Ter uma boa estrutura física ajudaria as aulas serem melhores?
- O que vocês, como alunos, poderiam fazer para que as escola seja bem conservada?
Peça que os estudantes produzam um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Peça que analisem bem a imagem da cidade de Brasília e pensem sobre as seguintes questões:
- Lembram da nossa escola que pensamos e como ela poderia ser conservada? E as cidades, eles precisam ser conservadas?
- Vocês acham que os patrimônios da nossa cidade estão preservados? Como casas antigas, igrejas, praças?
- Na opinião de vocês, por que Brasília foi considerada patrimônio cultural da Humanidade e não só do Brasil?
- Um patrimônio cultural, seja da nossa localidade ou da humanidade, deve ser preservado. Na opinião de vocês, por que devemos preservar os patrimônios culturais?
- O que poderíamos fazer para ajudar na preservação dos nossos patrimônios?
Nesta etapa, espera-se que os alunos cheguem às respostas que se direcionam ao entendimento de que os patrimônios devem ser preservados por causa dos valores culturais e históricos. O mais importante é que os alunos compreendam que todos nós somos responsáveis pela preservação dos patrimônios como cidadãos responsáveis. Estabeleça um prazo para que possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Para essa etapa, convide os alunos para que escrevam uma carta em defesa de um Patrimônio Cultural fundamental para a história da sua localidade. Nesta carta, eles devem se dirigir à Secretaria de Cultura da sua cidade e contemplar os seguintes pontos (envie as instruções via texto, áudio ou vídeo):
- Citar o tipo e nome de patrimônio que precisa ser melhor preservado.
- Explicar que o patrimônio não está bem cuidado.
- Explicar porque o patrimônio deve ser preservado.
Depois de concluída a atividade, exponha as cartas no Padlet e, se possível, envie para a Secretaria de Cultura. É importante informar aos alunos qualquer resposta da secretaria.
A carta pode ser construída no Google Docs (veja aqui como fazer um) ou você pode utilizar o arquivo de sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Palavras-Chave: Patrimônio Cultural; Preservação; Educação Patrimonial
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