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Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Preservação dos Patrimônios Históricos

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Preservação dos Patrimônios Históricos

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha e caderno.

Material complementar:

Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fdhBvkj5w9TaPq3pjnAhVWtMgxGVZn848fQPT6TdV5V4EexFq4ETSGBwekQ/his3-04und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BESSA, Altamiro Sérgio.Patrimônio Cultural 2. Preservação I. Mol II. Martins Cláudio III.CREA, MG. Disponível em:

http://www.npa.org.br/doc/cart_patrimonio_hist.pdf Acesso em: 20/02/2019

ALVES. Lara Moreira.A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: UMA CONTRADIÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE. FAV/UFG. Disponível em:

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/arquivos/LaraALVES-AconstrucaodeBrasilia.pdf Acesso em: 20/02/2019

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em 20/02/2019

INSTITUTO Arte na Escola. Qual é a Nossa História? Sobre Patrimônio Cultural, Jogos e Educação. Produção: André Braga. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=euzYy6QkvCc Acesso: 21/02/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos e para isso você poderá projetar o slide, se tiver o equipamento, caso contrário poderá copiar para o quadro da sala.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar a aula sobre a importância de preservar os patrimônios, sugere-se uma conversa sobre a necessidade de manter a escola onde os alunos estudam conservada, ou seja, limpa, organizada, com a estrutura física mantida adequadamente. Para o desenvolvimento da contextualização proposta segue abaixo a sugestão de um roteiro de questões:

  • O que vocês acham da nossa escola? Acham que as paredes estão bem pintadas? Os banheiros são bons? As nossas salas de aulas tem carteiras confortáveis? ( Mesmo que as respostas sejam negativas, estimule os alunos a falarem as impressões que realmente tem da escola).
  • O que poderia ser melhorado na nossa escola?
  • Ter uma boa estrutura física ajudaria as aulas serem melhores?
  • O que vocês, como alunos, poderiam fazer para que as escola seja bem conservada?

É importante que esse momento seja organizado de forma que os alunos possam se sentir confortáveis para expor suas opiniões. Independentemente das condições físicas da escola em que estão é fundamental que eles (os alunos) possam exercitar uma percepção crítica, nesse caso, da sua própria escola e das responsabilidades dos que compõem a comunidade escolar.

Fonte da Imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso: 19/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa propõe-se:

  • O roteiro de perguntas sugerido acima poderá ser ampliado e modificado de acordo com a dinâmica dos seus alunos e as necessidades da sua escola.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: O contexto trabalhado na aula anterior tem o objetivo de introduzir os alunos no debate sobre a necessidade de se preservar os nossos patrimônios culturais. Para isso, partimos do que lhes é familiar, a escola. Com a noção de que uma escola bem cuidada é importante para os que dela fazem parte, pode-se iniciar uma conversa sobre a preservação dos patrimônios e sua importância para a nossa história. Para exemplo neste plano será utilizado com o conjunto arquitetônico de Brasília, o plano piloto inscrito em 1987 na lista de patrimônio cultural da Humanidade. A fonte histórica trabalhada será uma fotografia do local supra citado.

Para o movimento desta etapa organize os alunos em grupos e explique que eles terão que debater entre si as questões que você escreverá no quadro da sala. Depois da conversa em grupo um aluno de cada equipe deverá socializar as conclusões que tiveram. Os alunos deverão anotar as suas conclusões em uma folha de caderno.

  • Inicie pedindo que os grupos observem com atenção a fotografia do slide. Nela eles poderão conhecer alguns dos elementos que compõem o conjunto arquitetônico de Brasília, tais como a Catedral e os Ministérios.
  • Agora explique que Brasília foi considerada um patrimônio da Humanidade pela singularidade nos seus traços arquitetônicos. A sua construção foi toda planejada a partir dos projetos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A forma como Brasília foi construída é importante para a humanidade por ser a única cidade totalmente planejada.
  • Feita essa breve explicação conduza os alunos para a atividade em grupo.

Segue abaixo um roteiro sugestivo de questões para serem debatidas pelas equipes:

  • Na opinião de vocês, por que Brasília foi considerada patrimônio cultural da Humanidade e não só do Brasil?
  • Um patrimônio cultural, seja da nossa localidade ou da humanidade, deve ser preservado. Na opinião de vocês, por que devemos preservar os patrimônios culturais?
  • Vocês acham que os patrimônios da nossa cidade estão preservados? Como casas antigas, igrejas, praças?
  • O que poderíamos fazer para ajudar na preservação dos nossos patrimônios?

Conclua essa etapa sintetizando as respostas dos alunos no quadro da sala. Espera-se que os alunos cheguem a respostas que se direcionam ao entendimento de que os patrimônios devem ser preservados por causa dos seus valores culturais e históricos. E o mais importante é que os alunos compreendam que todos nós somos responsáveis pela preservação dos dos patrimônios como cidadãos responsáveis.

Fonte da Fotografia: banco de dados Nova Escola. Acesso: 20/02/2019.

Como adequar à sua realidade: Para adequar à sua realidade, sugere-se:

  • O objetivo deste plano é que os alunos compreendam a importância de se preservar os nossos patrimônios.Por isso escolheu-se um patrimônio da Humanidade que está no Brasil, porém existem outros patrimônios assim, como o Cais do Valongo (RJ), o Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Centro Histórico de Olinda (PE), Parque Nacional Serra da Capivara (PI), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG), Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Você poderá escolher com qual trabalhará e que ficará melhor adequado a realidade dos seus alunos.
  • O tipo de fonte histórica também pode variar de acordo com sua realidade. Se não for possível projetar uma fotografia do monumento produza um cartaz para expor aos alunos. Se tiver disponível, exiba um vídeo. O importante é que fique acessível à sua realidade.
  • Se você tiver mais tempo para trabalhar, amplie esta aula para que além de discutir a importância de preservação dos patrimônios, os alunos possam conhecer melhor a história do patrimônio que está sendo trabalhado.
  • O roteiro de questões poderá ser modificado de acordo com as necessidades e dinâmica da sua sala de aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar este plano, propõe-se que os alunos vivenciem a cidadania de forma ativa. Convide os alunos para que escrevam uma carta em defesa de um patrimônio Cultural fundamental para a história da sua localidade. Nesta carta eles terão que se dirigir a secretaria de cultura da sua cidade e contemplar os seguintes pontos:

  • Citar o tipo e nome de patrimônio que precisa ser melhor preservado.
  • Explicar que o patrimônio não está bem cuidado.
  • Explicar por que o patrimônio deve ser preservado.

Depois de concluída a atividade, exponha as cartas em mural antes de enviá-las a secretaria de cultura. É importante informar aos alunos qualquer resposta da secretaria.

Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fdhBvkj5w9TaPq3pjnAhVWtMgxGVZn848fQPT6TdV5V4EexFq4ETSGBwekQ/his3-04und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração: banco de dados Nova Escola. Acesso em: 20/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar a seu realidade sugere-se:

  • Escolha um patrimônio local de sua preferência para ser o objeto da carta. O importante é que os alunos tenham relação com ele. Como exemplo a praça local, um casarão histórico, a orla de um rio, um mercado, uma feira, tipo de manifestação popular, um modo de produção de comidas e bebidas típicas, etc.
  • Se não for possível imprimir ou fotocopiar a folha de atividade, que contém o modelo de carta, peça que os alunos façam na folha de seus cadernos ou em uma folha A4.
  • Se não for possível enviar as cartas para a secretaria de cultura, divulgue as cartas na internet em parceria com os pais e os demais membros da comunidade escolar.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha e caderno.

Material complementar:

Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fdhBvkj5w9TaPq3pjnAhVWtMgxGVZn848fQPT6TdV5V4EexFq4ETSGBwekQ/his3-04und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BESSA, Altamiro Sérgio.Patrimônio Cultural 2. Preservação I. Mol II. Martins Cláudio III.CREA, MG. Disponível em:

http://www.npa.org.br/doc/cart_patrimonio_hist.pdf Acesso em: 20/02/2019

ALVES. Lara Moreira.A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: UMA CONTRADIÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE. FAV/UFG. Disponível em:

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/arquivos/LaraALVES-AconstrucaodeBrasilia.pdf Acesso em: 20/02/2019

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em 20/02/2019

INSTITUTO Arte na Escola. Qual é a Nossa História? Sobre Patrimônio Cultural, Jogos e Educação. Produção: André Braga. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=euzYy6QkvCc Acesso: 21/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos e para isso você poderá projetar o slide, se tiver o equipamento, caso contrário poderá copiar para o quadro da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para iniciar a aula sobre a importância de preservar os patrimônios, sugere-se uma conversa sobre a necessidade de manter a escola onde os alunos estudam conservada, ou seja, limpa, organizada, com a estrutura física mantida adequadamente. Para o desenvolvimento da contextualização proposta segue abaixo a sugestão de um roteiro de questões:

  • O que vocês acham da nossa escola? Acham que as paredes estão bem pintadas? Os banheiros são bons? As nossas salas de aulas tem carteiras confortáveis? ( Mesmo que as respostas sejam negativas, estimule os alunos a falarem as impressões que realmente tem da escola).
  • O que poderia ser melhorado na nossa escola?
  • Ter uma boa estrutura física ajudaria as aulas serem melhores?
  • O que vocês, como alunos, poderiam fazer para que as escola seja bem conservada?

É importante que esse momento seja organizado de forma que os alunos possam se sentir confortáveis para expor suas opiniões. Independentemente das condições físicas da escola em que estão é fundamental que eles (os alunos) possam exercitar uma percepção crítica, nesse caso, da sua própria escola e das responsabilidades dos que compõem a comunidade escolar.

Fonte da Imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso: 19/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa propõe-se:

  • O roteiro de perguntas sugerido acima poderá ser ampliado e modificado de acordo com a dinâmica dos seus alunos e as necessidades da sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: O contexto trabalhado na aula anterior tem o objetivo de introduzir os alunos no debate sobre a necessidade de se preservar os nossos patrimônios culturais. Para isso, partimos do que lhes é familiar, a escola. Com a noção de que uma escola bem cuidada é importante para os que dela fazem parte, pode-se iniciar uma conversa sobre a preservação dos patrimônios e sua importância para a nossa história. Para exemplo neste plano será utilizado com o conjunto arquitetônico de Brasília, o plano piloto inscrito em 1987 na lista de patrimônio cultural da Humanidade. A fonte histórica trabalhada será uma fotografia do local supra citado.

Para o movimento desta etapa organize os alunos em grupos e explique que eles terão que debater entre si as questões que você escreverá no quadro da sala. Depois da conversa em grupo um aluno de cada equipe deverá socializar as conclusões que tiveram. Os alunos deverão anotar as suas conclusões em uma folha de caderno.

  • Inicie pedindo que os grupos observem com atenção a fotografia do slide. Nela eles poderão conhecer alguns dos elementos que compõem o conjunto arquitetônico de Brasília, tais como a Catedral e os Ministérios.
  • Agora explique que Brasília foi considerada um patrimônio da Humanidade pela singularidade nos seus traços arquitetônicos. A sua construção foi toda planejada a partir dos projetos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A forma como Brasília foi construída é importante para a humanidade por ser a única cidade totalmente planejada.
  • Feita essa breve explicação conduza os alunos para a atividade em grupo.

Segue abaixo um roteiro sugestivo de questões para serem debatidas pelas equipes:

  • Na opinião de vocês, por que Brasília foi considerada patrimônio cultural da Humanidade e não só do Brasil?
  • Um patrimônio cultural, seja da nossa localidade ou da humanidade, deve ser preservado. Na opinião de vocês, por que devemos preservar os patrimônios culturais?
  • Vocês acham que os patrimônios da nossa cidade estão preservados? Como casas antigas, igrejas, praças?
  • O que poderíamos fazer para ajudar na preservação dos nossos patrimônios?

Conclua essa etapa sintetizando as respostas dos alunos no quadro da sala. Espera-se que os alunos cheguem a respostas que se direcionam ao entendimento de que os patrimônios devem ser preservados por causa dos seus valores culturais e históricos. E o mais importante é que os alunos compreendam que todos nós somos responsáveis pela preservação dos dos patrimônios como cidadãos responsáveis.

Fonte da Fotografia: banco de dados Nova Escola. Acesso: 20/02/2019.

Como adequar à sua realidade: Para adequar à sua realidade, sugere-se:

  • O objetivo deste plano é que os alunos compreendam a importância de se preservar os nossos patrimônios.Por isso escolheu-se um patrimônio da Humanidade que está no Brasil, porém existem outros patrimônios assim, como o Cais do Valongo (RJ), o Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Centro Histórico de Olinda (PE), Parque Nacional Serra da Capivara (PI), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG), Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Você poderá escolher com qual trabalhará e que ficará melhor adequado a realidade dos seus alunos.
  • O tipo de fonte histórica também pode variar de acordo com sua realidade. Se não for possível projetar uma fotografia do monumento produza um cartaz para expor aos alunos. Se tiver disponível, exiba um vídeo. O importante é que fique acessível à sua realidade.
  • Se você tiver mais tempo para trabalhar, amplie esta aula para que além de discutir a importância de preservação dos patrimônios, os alunos possam conhecer melhor a história do patrimônio que está sendo trabalhado.
  • O roteiro de questões poderá ser modificado de acordo com as necessidades e dinâmica da sua sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar este plano, propõe-se que os alunos vivenciem a cidadania de forma ativa. Convide os alunos para que escrevam uma carta em defesa de um patrimônio Cultural fundamental para a história da sua localidade. Nesta carta eles terão que se dirigir a secretaria de cultura da sua cidade e contemplar os seguintes pontos:

  • Citar o tipo e nome de patrimônio que precisa ser melhor preservado.
  • Explicar que o patrimônio não está bem cuidado.
  • Explicar por que o patrimônio deve ser preservado.

Depois de concluída a atividade, exponha as cartas em mural antes de enviá-las a secretaria de cultura. É importante informar aos alunos qualquer resposta da secretaria.

Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fdhBvkj5w9TaPq3pjnAhVWtMgxGVZn848fQPT6TdV5V4EexFq4ETSGBwekQ/his3-04und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração: banco de dados Nova Escola. Acesso em: 20/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar a seu realidade sugere-se:

  • Escolha um patrimônio local de sua preferência para ser o objeto da carta. O importante é que os alunos tenham relação com ele. Como exemplo a praça local, um casarão histórico, a orla de um rio, um mercado, uma feira, tipo de manifestação popular, um modo de produção de comidas e bebidas típicas, etc.
  • Se não for possível imprimir ou fotocopiar a folha de atividade, que contém o modelo de carta, peça que os alunos façam na folha de seus cadernos ou em uma folha A4.
  • Se não for possível enviar as cartas para a secretaria de cultura, divulgue as cartas na internet em parceria com os pais e os demais membros da comunidade escolar.

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