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Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - A escolha de um Patrimônio Cultural

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A escolha de um Patrimônio Cultural

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender as razões de escolha dos Patrimônios Culturais. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, solicite, via áudio, vídeo ou texto no Whatsapp, que os estudantes relatem uma situação de reunião familiar.

Eles devem produzir um vídeo, contando se há um tipo de comida que é sempre feita ou comprada para esses encontros. Pergunte:
- Esses momentos acontecem em um lugar específico? (Os alunos podem responder: casa dos avós, a beira de um rio, um salão comunitários etc.).
- Vocês acham que a forma como esses encontros acontecem, ou seja, o tipo de comida, o lugar, as pessoas, torna esse momento único e especial?

Peça que selecionem uma comida (receita) que é sempre servida nesse momento familiar, bem como uma fotografia de um encontro, para mostrarem no vídeo. O vídeo deve ser produzido e enviado para o grupo da turma e deverá ter, no máximo, 1 minuto e meio.

Problematização
Peça, via vídeo, áudio ou texto, que, após a produção do vídeo, os alunos se atenham às fotografias selecionadas e à comida (receita) que escolheram. Solicite que escrevam, brevemente e em uma folha do caderno, porque aquela comida escolhida e a fotografia são importantes para os momentos especiais. Na sequência, peça que compartilhem as produções no grupo da turma. Em seguida, pergunte aos alunos se para eles os momentos especiais podem ser considerados um patrimônio cultural da família (se os alunos tiverem dificuldade em responder, destaque as palavras de valor, significado e importância, perguntando se os momentos especiais também são importantes).

Agora, espera-se que os alunos considerem que as vivências em comunidade são o patrimônio cultural do próprio grupo. Explique que, assim como há momentos especiais para cada família, uma cidade, região, país e até toda a humanidade podem ter momentos, lugares, festas, celebrações, maneiras de fazer algo, etc. especiais. A esse conjunto de momentos e coisas especiais chamamos de Patrimônio Cultural (aqui, você deve escolher um tipo de patrimônio da sua localidade e dar de exemplo para a os alunos). Estabeleça um prazo para que possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono para que os alunos compartilhem as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, solicite que os estudantes produzam um pequeno vídeo tentando responder a seguinte questão:
- Para você, o que chamamos de momento especial pode ser considerado um patrimônio cultural para sua família, amigos ou comunidade?

As produções podem ser compartilhadas no grupo da escola. Dê um feedback das produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_04UND03

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.


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