16860
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - A escolha de um Patrimônio Cultural

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A escolha de um Patrimônio Cultural

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha. Solicitar na aula anterior que os alunos tragam uma fotografia ( a fotografia não será devolvida) de família e uma receita de algum tipo de comida costumeiramente consumido nas reuniões de família, de amigos ou da comunidade. Não precisa ser uma comida típica associada às origens da família, pode ser um tipo de comida comum, mas que é apreciado pela família.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fef5xGTsRSyKP9bhYXrFdpXDpRHWgRKgYM8cDpmA5bUXvp6VVVQNZxGmA9Rd/folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

GUEDES, Maria Tarcila Ferreira; MAIO, Luciana Mourão. Bem cultural. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/79/bem-cultural Acesso em 14/02/2019

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em: 14/02/2019

IPHAN. Patrimônio Cultural.[sic]. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218 Acesso em: 14/02/2019

NOGUEIRA. Pedro Ribeiro.Educação patrimonial é aprender com o mundo e a cultura que construímos. In:Portal aprendiz. Fundação Bradesco, 2016. Disponível em:

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/07/07/educacao-patrimonial-e-aprender-com-o-mundo-e-a-cultura-que-construimos/ Acesso em: 14/02/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo desta aula para os alunos. Isso poderá ser feito através da projeção do slide, caso disponha do equipamento, ou, poderá ser copiado para o quadro da sala.

Para você saber mais: Para este plano de aula não será trabalhado nenhuma noção técnica que envolva a eleição de um patrimônio cultural. Mas, sim, a compreensão que é patrimônio tudo que tem significado e valor cultural e histórico para uma comunidade, país e humanidade.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para início deste plano sugere-se como contexto uma conversa sobre os momentos em que os alunos convivem com seus familiares, amigos, comunidade (aldeias, quilombos, assentamentos, ribeirinhos). Esses momentos podem ser um almoço, um aniversário, datas comemorativas, rituais de passagem, etc. O importante é deixar espaço para que os alunos falem sobre como se sentem e perguntar para eles o que é muito característico desses encontros. Como exemplo:

  • Tem um tipo de comida que é sempre feito ou comprado para esses encontros?
  • Esses momentos acontecem em um lugar específico? ( os alunos podem responder a casa dos avós, a beira de um rio, um salão comunitários).
  • Você acha que a forma como esses encontros acontecem, ou seja, o tipo de comida, o lugar, as pessoas, torna esse momento único e especial? Ou poderia ser feito de qualquer forma?

Depois dessa breve conversa, lembre aos alunos que você pediu na aula anterior que eles trouxessem uma receita de comida sempre consumida nos encontros especiais e uma fotografia desse momento. Agora, explique que na próxima etapa da aula eles devem pegar a receita e a fotografia e com esse material vamos tentar compreender a importância dos patrimônios culturais.

Como adequar à sua realidade: Para adequação dessa etapa sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide você poderá copiar seu conteúdo para o quadro da sala ou produzir um cartaz de acordo com os materiais que dispuser.

  • Como já citado acima, esse encontros especiais não precisam ser necessariamente em família e nem com uma configuração familiar específica. Para o sucesso desta etapa é fundamental atentar para as especificidade do círculo de convivência dos alunos e respeitar.

  • O roteiro da conversa poderá ser alterado caso ache necessário. Ele também foi pensado de forma genérica para se adequar a qualquer tipo de encontro especial, mas ainda assim, pode ser que precise de ajuste para a realidade dos seus alunos.
  • Se os alunos não dispuserem das fotografias peça que façam um desenho ou um relato oral.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Anteriormente você orientou uma conversa com os alunos sobre os momentos especiais vividos por eles ao lado de familiares, amigos ou de suas comunidades. Também pediu que eles tentassem identificar alguns elementos característicos desse momento como um tipo de comida consumido ou o lugar onde acontece. É provável que alguns alunos relacionem essas perguntas ao material que você solicitou na aula anterior ( uma receita e uma fotografia). Isso acontecendo ou não, solicite que eles peguem esse material. Tanto a receita quanto a fotografia serão as fontes históricas para esta aula.

O movimento desta etapa é fazer com que os alunos compreendam que um patrimônio cultural é assim classificado devido ao valor, ao significado, à importância que ele tem para a cidade, o Estado, o país e até mesmo para a humanidade. Para isso sugere-se:

  • Quando os alunos tiverem em mãos a receita e a fotografia, peça que eles escrevam brevemente em uma folha do caderno porque aquela comida escolhida e a fotografia são importantes para seus momentos especiais.
  • Feito isso peça que os alunos socializem o que escreveram ( faça isso de forma breve).
  • Espera-se que os alunos digam que tanto a receita quanto a fotografia são importantes para eles, que lhes fazem lembrar desses momentos.
  • Pergunte se eles acham que outras pessoas que participam desses momentos também veem aquele tipo de comida como especial. Ou, caso eles vissem a fotografia, também lembrariam daqueles momentos? ( Espera-se que a maioria dos alunos responda afirmativamente).
  • Sintetize as respostas no quadro da sala mostrando aos alunos o que foi destacado em seus comentários. Esse resumo das ideias provavelmente será na seguinte direção: que tanto a comida quanto a fotografia e até mesmo o lugar são fundamentais para que aquele momento especial seja realmente importante para eles.
  • Agora peça que os alunos leiam a frase que está no slide. Em seguida pergunte aos alunos se para eles os seus momentos especiais podem ser considerados um patrimônio cultural da sua família? ( se os alunos tiverem dificuldade em responder destaque que as palavras valor, significado e importância, perguntando se os seus momentos especiais também são importantes). Agora espera-se que os alunos considerem que suas vivências em comunidade são sim o patrimônio cultural do seu grupo.
  • Agora explique que, assim como para eles e para as pessoas da sua família ou comunidade, existem esses momentos especiais, também existem para uma cidade, uma região, um país e até para toda a humanidade momentos, lugares, festas, celebrações, maneiras de fazer algo, etc., que são importantes para todos que fazem parte daquela região. E a esse conjuntos de momentos e coisas especiais chamamos de Patrimônio Cultural. ( Aqui você deve escolher um tipo de patrimônio da sua localidade e dar de exemplo para a os alunos). Esse patrimônio cultural faz parte da vida de todos nós, é importante para a nossa cidade e conta uma parte da nossa história.

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa sugere-se:

  • Para exemplo neste plano utilizou-se a receita e a fotografia como tipo de fonte histórica e características do momento especial dos alunos. Porém, se na sua localidade o que marca a convivência não corresponde aos itens aqui trabalhados, você deve adequar e usar o que for mais característico e assim manter o significado e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem ao utilizar elementos que eles convivem. Por exemplo em comunidades ribeirinhas, os alunos podem se referir ao que chamam de barracão de festas (local), as etapas da celebração de um santo, a forma de pescar ou embarcações como canoas. Todos elementos necessários à participação das festas locais. Em celebrações de grupos indígenas podem ser destacados as pinturas corporais juntamente com o significado e o material usado, também brinquedos e brincadeiras que as crianças usam e fazer com material retirado da natureza.

  • Se não for possível que os alunos respondam a pergunta do início dessa etapa, peça que eles façam de forma oral.

  • Use como exemplo um patrimônio local que pode ser material ou imaterial.

  • Se não puder projetar o slide, escreva no quadro o conteúdo ao lado da síntese das respostas dos alunos.

Para você saber mais: Está referenciado nos comentários do primeiro slide um link para um texto do IPHAN que esclarece o conceito do que é Patrimônio Cultural e suas ramificações em Material e Imaterial.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: No final desta aula deve ser de retomada das etapas anteriores e para isso propomos uma atividade onde os alunos devem colar a fotografia e a receita que trouxeram e responder, na mesma folha, a seguinte questão:

  • Para você, o que chamamos de momento especial, pode ser considerado um patrimônio cultural para sua família, amigos ou comunidade? (Deixe os alunos responderem livremente pois nesse momento eles farão a síntese do que foi conversado na etapa anterior)
  • Agora explique aos alunos que cada um deve colar a sua atividade no mural que está na parede da sala. Neste mural deve ter o título “O Patrimônio Cultural da Nossa Sala”.
  • Depois que os alunos colarem, conclua explicando que um pedacinho da vida de cada um agora faz parte daquele mural e que por tanto o mural é o nosso patrimônio, pois representa todos eles assim como está no slide.

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fef5xGTsRSyKP9bhYXrFdpXDpRHWgRKgYM8cDpmA5bUXvp6VVVQNZxGmA9Rd/folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Fonte da Imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso: 15/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa sugere-se:

  • Se você não for trabalhar com a receita e a fotografia( como debatido no slide anterior) mantenha o mural com as fontes que escolheu.

  • Se não for possível uma produção textual, faça o mural e peça que os alunos respondam a questão de forma oral.

  • Esse mural poderá ser feito de forma bem simples, com cartolinas, de acordo com a quantidade de atividades para serem coladas e o título do mural pode ser escrito com material básico como canetinha. Mas, se for possível incremente o mural para deixá-lo bem atrativo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha. Solicitar na aula anterior que os alunos tragam uma fotografia ( a fotografia não será devolvida) de família e uma receita de algum tipo de comida costumeiramente consumido nas reuniões de família, de amigos ou da comunidade. Não precisa ser uma comida típica associada às origens da família, pode ser um tipo de comida comum, mas que é apreciado pela família.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fef5xGTsRSyKP9bhYXrFdpXDpRHWgRKgYM8cDpmA5bUXvp6VVVQNZxGmA9Rd/folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

GUEDES, Maria Tarcila Ferreira; MAIO, Luciana Mourão. Bem cultural. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/79/bem-cultural Acesso em 14/02/2019

CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em: 14/02/2019

IPHAN. Patrimônio Cultural.[sic]. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218 Acesso em: 14/02/2019

NOGUEIRA. Pedro Ribeiro.Educação patrimonial é aprender com o mundo e a cultura que construímos. In:Portal aprendiz. Fundação Bradesco, 2016. Disponível em:

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/07/07/educacao-patrimonial-e-aprender-com-o-mundo-e-a-cultura-que-construimos/ Acesso em: 14/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo desta aula para os alunos. Isso poderá ser feito através da projeção do slide, caso disponha do equipamento, ou, poderá ser copiado para o quadro da sala.

Para você saber mais: Para este plano de aula não será trabalhado nenhuma noção técnica que envolva a eleição de um patrimônio cultural. Mas, sim, a compreensão que é patrimônio tudo que tem significado e valor cultural e histórico para uma comunidade, país e humanidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para início deste plano sugere-se como contexto uma conversa sobre os momentos em que os alunos convivem com seus familiares, amigos, comunidade (aldeias, quilombos, assentamentos, ribeirinhos). Esses momentos podem ser um almoço, um aniversário, datas comemorativas, rituais de passagem, etc. O importante é deixar espaço para que os alunos falem sobre como se sentem e perguntar para eles o que é muito característico desses encontros. Como exemplo:

  • Tem um tipo de comida que é sempre feito ou comprado para esses encontros?
  • Esses momentos acontecem em um lugar específico? ( os alunos podem responder a casa dos avós, a beira de um rio, um salão comunitários).
  • Você acha que a forma como esses encontros acontecem, ou seja, o tipo de comida, o lugar, as pessoas, torna esse momento único e especial? Ou poderia ser feito de qualquer forma?

Depois dessa breve conversa, lembre aos alunos que você pediu na aula anterior que eles trouxessem uma receita de comida sempre consumida nos encontros especiais e uma fotografia desse momento. Agora, explique que na próxima etapa da aula eles devem pegar a receita e a fotografia e com esse material vamos tentar compreender a importância dos patrimônios culturais.

Como adequar à sua realidade: Para adequação dessa etapa sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide você poderá copiar seu conteúdo para o quadro da sala ou produzir um cartaz de acordo com os materiais que dispuser.

  • Como já citado acima, esse encontros especiais não precisam ser necessariamente em família e nem com uma configuração familiar específica. Para o sucesso desta etapa é fundamental atentar para as especificidade do círculo de convivência dos alunos e respeitar.

  • O roteiro da conversa poderá ser alterado caso ache necessário. Ele também foi pensado de forma genérica para se adequar a qualquer tipo de encontro especial, mas ainda assim, pode ser que precise de ajuste para a realidade dos seus alunos.
  • Se os alunos não dispuserem das fotografias peça que façam um desenho ou um relato oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Anteriormente você orientou uma conversa com os alunos sobre os momentos especiais vividos por eles ao lado de familiares, amigos ou de suas comunidades. Também pediu que eles tentassem identificar alguns elementos característicos desse momento como um tipo de comida consumido ou o lugar onde acontece. É provável que alguns alunos relacionem essas perguntas ao material que você solicitou na aula anterior ( uma receita e uma fotografia). Isso acontecendo ou não, solicite que eles peguem esse material. Tanto a receita quanto a fotografia serão as fontes históricas para esta aula.

O movimento desta etapa é fazer com que os alunos compreendam que um patrimônio cultural é assim classificado devido ao valor, ao significado, à importância que ele tem para a cidade, o Estado, o país e até mesmo para a humanidade. Para isso sugere-se:

  • Quando os alunos tiverem em mãos a receita e a fotografia, peça que eles escrevam brevemente em uma folha do caderno porque aquela comida escolhida e a fotografia são importantes para seus momentos especiais.
  • Feito isso peça que os alunos socializem o que escreveram ( faça isso de forma breve).
  • Espera-se que os alunos digam que tanto a receita quanto a fotografia são importantes para eles, que lhes fazem lembrar desses momentos.
  • Pergunte se eles acham que outras pessoas que participam desses momentos também veem aquele tipo de comida como especial. Ou, caso eles vissem a fotografia, também lembrariam daqueles momentos? ( Espera-se que a maioria dos alunos responda afirmativamente).
  • Sintetize as respostas no quadro da sala mostrando aos alunos o que foi destacado em seus comentários. Esse resumo das ideias provavelmente será na seguinte direção: que tanto a comida quanto a fotografia e até mesmo o lugar são fundamentais para que aquele momento especial seja realmente importante para eles.
  • Agora peça que os alunos leiam a frase que está no slide. Em seguida pergunte aos alunos se para eles os seus momentos especiais podem ser considerados um patrimônio cultural da sua família? ( se os alunos tiverem dificuldade em responder destaque que as palavras valor, significado e importância, perguntando se os seus momentos especiais também são importantes). Agora espera-se que os alunos considerem que suas vivências em comunidade são sim o patrimônio cultural do seu grupo.
  • Agora explique que, assim como para eles e para as pessoas da sua família ou comunidade, existem esses momentos especiais, também existem para uma cidade, uma região, um país e até para toda a humanidade momentos, lugares, festas, celebrações, maneiras de fazer algo, etc., que são importantes para todos que fazem parte daquela região. E a esse conjuntos de momentos e coisas especiais chamamos de Patrimônio Cultural. ( Aqui você deve escolher um tipo de patrimônio da sua localidade e dar de exemplo para a os alunos). Esse patrimônio cultural faz parte da vida de todos nós, é importante para a nossa cidade e conta uma parte da nossa história.

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa sugere-se:

  • Para exemplo neste plano utilizou-se a receita e a fotografia como tipo de fonte histórica e características do momento especial dos alunos. Porém, se na sua localidade o que marca a convivência não corresponde aos itens aqui trabalhados, você deve adequar e usar o que for mais característico e assim manter o significado e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem ao utilizar elementos que eles convivem. Por exemplo em comunidades ribeirinhas, os alunos podem se referir ao que chamam de barracão de festas (local), as etapas da celebração de um santo, a forma de pescar ou embarcações como canoas. Todos elementos necessários à participação das festas locais. Em celebrações de grupos indígenas podem ser destacados as pinturas corporais juntamente com o significado e o material usado, também brinquedos e brincadeiras que as crianças usam e fazer com material retirado da natureza.

  • Se não for possível que os alunos respondam a pergunta do início dessa etapa, peça que eles façam de forma oral.

  • Use como exemplo um patrimônio local que pode ser material ou imaterial.

  • Se não puder projetar o slide, escreva no quadro o conteúdo ao lado da síntese das respostas dos alunos.

Para você saber mais: Está referenciado nos comentários do primeiro slide um link para um texto do IPHAN que esclarece o conceito do que é Patrimônio Cultural e suas ramificações em Material e Imaterial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: No final desta aula deve ser de retomada das etapas anteriores e para isso propomos uma atividade onde os alunos devem colar a fotografia e a receita que trouxeram e responder, na mesma folha, a seguinte questão:

  • Para você, o que chamamos de momento especial, pode ser considerado um patrimônio cultural para sua família, amigos ou comunidade? (Deixe os alunos responderem livremente pois nesse momento eles farão a síntese do que foi conversado na etapa anterior)
  • Agora explique aos alunos que cada um deve colar a sua atividade no mural que está na parede da sala. Neste mural deve ter o título “O Patrimônio Cultural da Nossa Sala”.
  • Depois que os alunos colarem, conclua explicando que um pedacinho da vida de cada um agora faz parte daquele mural e que por tanto o mural é o nosso patrimônio, pois representa todos eles assim como está no slide.

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fef5xGTsRSyKP9bhYXrFdpXDpRHWgRKgYM8cDpmA5bUXvp6VVVQNZxGmA9Rd/folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Fonte da Imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso: 15/02/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa sugere-se:

  • Se você não for trabalhar com a receita e a fotografia( como debatido no slide anterior) mantenha o mural com as fontes que escolheu.

  • Se não for possível uma produção textual, faça o mural e peça que os alunos respondam a questão de forma oral.

  • Esse mural poderá ser feito de forma bem simples, com cartolinas, de acordo com a quantidade de atividades para serem coladas e o título do mural pode ser escrito com material básico como canetinha. Mas, se for possível incremente o mural para deixá-lo bem atrativo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano :

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano