16842
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A migração internacional e a situação dos refugiados

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A migração internacional e a situação dos refugiados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Qual a diferença entre refugiados, imigrantes e asilados?
- Quais motivos levam uma pessoa a migrar forçadamente para outro país?
- Vocês ouviram alguma notícia recente sobre migração internacional? Qual?

Você pode propor que os alunos pesquisem os 3 termos em dicionários ou na internet, ou pode enviar os links ou capturas das páginas com os 3 verbetes do Dicionário Priberam, por exemplo:
- Refugiado: (disponível aqui).
- Imigrante: (disponível aqui).
- Asilado: (disponível aqui).

Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas e exemplos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com os trechos das reportagens e os questionamentos.

- Quais as principais motivações das migrações, segundo as reportagens?
- De acordo com as reportagens, estas migrações têm acontecido de maneira pacífica? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail, ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe os dois relatos de refugiados no Brasil e as orientações para que produzam uma carta relatando como é a vida de um refugiado, as dificuldades e expectativas.

Eles podem enviar as cartas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo.

Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) com a carta. Podem criar uma hashtag para divulgar as postagens para o restante da escola e para a comunidade.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e comentarem as cartas uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

O site da ACNUR - Agência da ONU para refugiados disponibiliza muitas informações sobre a questão dos refugiados e maneiras de ajudar (disponível aqui).

É possível conhecer as histórias de vida de muitos imigrantes no Tumblr “Vozes da Migração”, no endereço (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_35UND05

(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas