10290
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Regra de Três

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade que diz que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade que diz que  o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Conceito-chave

Proporção

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Conceito de razões

Conceito de grandezas

Proporcionalidade

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Proponha que a turma faça um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?
  • O que é constante de proporcionalidade?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Proponha que a turma faça um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?
  • O que é constante de proporcionalidade?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Material complementar:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido durante a atividade e apresente as informações do slide.

Propósito: Reforçar o aprendizado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Aplicar a atividade impressa individualmente para verificar a aprendizagem da turma.

Propósito: Verificar aprendizagem do conteúdo de regra de três.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Elas são proporcionais?
  • Quais métodos podemos utilizar para resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade que diz que  o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Conceito-chave

Proporção

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Conceito de razões

Conceito de grandezas

Proporcionalidade

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Proponha que a turma faça um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?
  • O que é constante de proporcionalidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Proponha que a turma faça um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?
  • O que é constante de proporcionalidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?

Material complementar:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 13).

Orientação: Inicie esta atividade projetando e lendo com os alunos o diálogo dos personagens, certificando-se que todos estão acompanhando e entendendo a situação. Se necessário, solicite que um aluno sintetize o que aconteceu ou que cite exemplos relacionados ao que está sendo discutido. No slide 12, apresenta-se uma situação problema que deve ser resolvida individualmente pelos alunos. Deixe que eles pensem numa resolução e que interpretem a ideia que o tempo, nesta atividade, será fixo e poderá não fazer parte dos cálculos. Após isto, mostre o conteúdo do slide 13, que traz justamente a ideia do tempo fixo. Por fim, peça nos momentos finais da resolução da atividade, que os alunos comparem e discutam suas ideias e resoluções com colegas próximos.

Propósito: Resolver problemas utilizando a propriedade de proporcionalidade, constatando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  • Existe relação entre as grandezas? Podemos dizer que são proporcionais?
  • Caso exista proporcionalidade, podemos aplicar o conceito de constante proporcional que acabamos de rever?
Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?
Slide Plano Aula

Orientações: Peça neste momento que os alunos apresentem suas resoluções no quadro, para que possam discutir diferentes estratégias, dúvidas ou como os erros poderiam ser evitados. Sempre que uma resolução for apresentada, questione se outros alunos resolveram de maneira semelhante ao colega, ou se resolveram de maneiras diferentes, para que também apresentem aos colegas. Apresente também a resolução dos slides, para que os alunos verifiquem mais possibilidades de resolução. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e a autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Quais são os dados que estão dispostos apenas para contextualizar o problema, não sendo necessários para a solução?
  • Quais métodos podem ser utilizados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido durante a atividade e apresente as informações do slide.

Propósito: Reforçar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Aplicar a atividade impressa individualmente para verificar a aprendizagem da turma.

Propósito: Verificar aprendizagem do conteúdo de regra de três.

Discuta com a turma:

  • Quais são as grandezas envolvidas?
  • Elas são proporcionais?
  • Quais métodos podemos utilizar para resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano