Tabela Comparativa Alunos
Plano de Aula
Plano de aula: O Brasil no BRICS e no Mercosul
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Globalização no Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Para você saber mais:
BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Problematização:
Link Tabela Comparativa Aluno:
Link Tabela Comparativa Professor:
Para você saber mais:
Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019
BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Mercosul: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Saiba mais sobre o Mercosul. Disponivel em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar o aluno para o tema. Para isso inicie a atividade dividindo a sala em trios e solicite aos alunos que pesquisem no dicionário a palavra acrônimo. Em seguida imprima ou projete o logotipo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ou South Africa) e pergunte aos alunos o significado da sigla. Peça para que os alunos escrevam no caderno suas hipóteses (mesmo que a classe não tenha informações sobre o BRICS é importante estimular os alunos a levantar hipóteses. Esta prática mobiliza o repertório sociocultural que o aluno tem como conhecimento). Faça o mesmo procedimento com o logotipo do Mercosul (próximo slide). Sorteie dois trios para apresentar suas respostas ou hipóteses. O objetivo nesta etapa da aula é verificar o que a classe conhece sobre o BRICS e o Mercosul, para que posteriormente seja trabalhado seu histórico e sua importância. Controle o tempo.
Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das cores do logotipo do BRICS (cores presentes na bandeira de cada país-membro do BRICS), além de apresentar suas mudanças ao longo dos anos, e de acordo com o país que sedia a reunião de cúpula.
Significado de acrônimo:
Substantivo masculino. Palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras, de uma expressão: a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é um exemplo de acrônimo. Disponível em: https://www.dicio.com.br/acronimo/ Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Link para o Logotipo do BRICS 2017:
Para você saber mais:
BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: O procedimento é o mesmo feito com o logotipo do BRICS.
Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das estrelas da bandeira do Mercosul.
“Conselho do Mercado Comum (CMC) emitiu a Decisão 17/02 definindo quais são os símbolos do Mercosul e como eles devem e podem ser utilizados pelas instituições. É na decisão que estão presentes as cores da bandeira e seu desenho, criado pelo argentino Carlos Eduardo Varau
no concurso realizado em 1998. A decisão define como símbolos o nome “Mercado Comum do Sul”, a sigla “Mercosul”, o emblema do Mercosul (formado com as estrelas do Cruzeiro do Sul) e a bandeira.” (Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/noticias/os-simbolos-do-mercosul Acesso em: 2 de fevereiro
de 2019).
Link da Bandeira do Mercosul:
Para você saber mais:
Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os alunos divididos em trios, distribua os textos impressos. Há dois trechos de documentos que foram divididos como
Texto 1 (BRICS) e Texto 2 (Mercosul) . Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é a produção de uma tabela comparativa com base na análise dos documentos sobre BRICS e Mercosul. Peça aos alunos para deixar claro cada item da tabela. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre os textos que servirão de base para a construção da tabela. Controle o tempo.
Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,
Link Tabela Comparativa Aluno:
Link Tabela Comparativa Professor:
Para você saber mais:
Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um trio para socializar sua tabela a classe. Peça aos alunos que reproduzam a tabela no quadro e em seguida sorteie outro trio para colaborar com a tabela reproduzida. Os alunos podem acrescentar informações, concordar ou discordar da tabela. Finalize o tema explicando BRICS e Mercosul por meio das informações da tabela construída pelos alunos e reproduzida no quadro. Este método valoriza a produção do aluno e garante que a sala corrija possíveis equívocos ou acrescente informações às suas tabelas.
Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,
Link Tabela Comparativa Aluno:
Link Tabela Comparativa Professor:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o logotipo do BRICS e a bandeira do Mercosul no grupo da turma. Peça para que os alunos pesquisem o que é um acrônimo e que tentem explicar o que significam as duas siglas.
Dê um tempo para que possam refletir e debater as hipóteses. Eles podem fazer este debate no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o texto sobre o Mercosul e sobre o BRICS, que você encontra na aba materiais e atividades deste plano junto com o modelo para o quadro comparativo.
Peça para que os estudantes preencham o quadro com as informações que encontrarem nos dois textos. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Eles podem fazer o quadro digitalmente, no computador ou smartphone, imprimir o modelo e responder à mão, ou copiar o modelo no caderno. Nos dois últimos casos, os estudantes podem enviar fotografias das atividades.
Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem as tabelas comparativas para que o restante da turma possa ver e comentar.
As criações dos alunos podem ser enviadas para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula. Depois que os alunos tiverem oportunidade de ver as tabelas feitas pelos outros grupos, proponha que façam correções nas próprias tabelas, se assim desejarem. Outra opção é que você proponha que a turma toda crie uma tabela comparativa da turma, onde eles combinam qual será o texto em cada uma das lacunas.
Se houver a possibilidade, marque uma aula síncrona neste momento, para que os alunos compartilhem as respostas e construam a tabela comparativa da turma.
Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilharem as suas produções com os familiares. As famílias podem aprender um pouco mais sobre o Mercosul no seu site oficial (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, Ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do país no cenário internacional na era da globalização.
Palavras-chave: BRICS, Mercosul.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA