16839
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O Brasil no BRICS e no Mercosul

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O Brasil no BRICS e no Mercosul

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Problematização:

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Para você saber mais:

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Mercosul: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponivel em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar o aluno para o tema. Para isso inicie a atividade dividindo a sala em trios e solicite aos alunos que pesquisem no dicionário a palavra acrônimo. Em seguida imprima ou projete o logotipo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ou South Africa) e pergunte aos alunos o significado da sigla. Peça para que os alunos escrevam no caderno suas hipóteses (mesmo que a classe não tenha informações sobre o BRICS é importante estimular os alunos a levantar hipóteses. Esta prática mobiliza o repertório sociocultural que o aluno tem como conhecimento). Faça o mesmo procedimento com o logotipo do Mercosul (próximo slide). Sorteie dois trios para apresentar suas respostas ou hipóteses. O objetivo nesta etapa da aula é verificar o que a classe conhece sobre o BRICS e o Mercosul, para que posteriormente seja trabalhado seu histórico e sua importância. Controle o tempo.

Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das cores do logotipo do BRICS (cores presentes na bandeira de cada país-membro do BRICS), além de apresentar suas mudanças ao longo dos anos, e de acordo com o país que sedia a reunião de cúpula.

Significado de acrônimo:

Substantivo masculino. Palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras, de uma expressão: a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é um exemplo de acrônimo. Disponível em: https://www.dicio.com.br/acronimo/ Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Link para o Logotipo do BRICS 2017:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hdaxy9msc9geHWec4b3hSgC7jh6Pkc2Urgwc6Xu58BFmvQXXYZ46CTph3WTM/logotipo-brics-2017.pdf

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O procedimento é o mesmo feito com o logotipo do BRICS.

Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das estrelas da bandeira do Mercosul.

“Conselho do Mercado Comum (CMC) emitiu a Decisão 17/02 definindo quais são os símbolos do Mercosul e como eles devem e podem ser utilizados pelas instituições. É na decisão que estão presentes as cores da bandeira e seu desenho, criado pelo argentino Carlos Eduardo Varau
no concurso realizado em 1998. A decisão define como símbolos o nome “Mercado Comum do Sul”, a sigla “Mercosul”, o emblema do Mercosul (formado com as estrelas do Cruzeiro do Sul) e a bandeira.” (Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/noticias/os-simbolos-do-mercosul Acesso em: 2 de fevereiro
de 2019).

Link da Bandeira do Mercosul:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9dHFnNcTPcysSnj4jPZXxJvZewcJMej2n5XvPdW3hVuqKpQQ8NmMSEBT4Ke/bandeira-do-mercosul.pdf

Para você saber mais:

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos divididos em trios, distribua os textos impressos. Há dois trechos de documentos que foram divididos como
Texto 1 (BRICS) e Texto 2 (Mercosul) . Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é a produção de uma tabela comparativa com base na análise dos documentos sobre BRICS e Mercosul. Peça aos alunos para deixar claro cada item da tabela. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre os textos que servirão de base para a construção da tabela. Controle o tempo.

Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Para você saber mais:

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um trio para socializar sua tabela a classe. Peça aos alunos que reproduzam a tabela no quadro e em seguida sorteie outro trio para colaborar com a tabela reproduzida. Os alunos podem acrescentar informações, concordar ou discordar da tabela. Finalize o tema explicando BRICS e Mercosul por meio das informações da tabela construída pelos alunos e reproduzida no quadro. Este método valoriza a produção do aluno e garante que a sala corrija possíveis equívocos ou acrescente informações às suas tabelas.

Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Problematização:

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Para você saber mais:

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

Mercosul: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponivel em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar o aluno para o tema. Para isso inicie a atividade dividindo a sala em trios e solicite aos alunos que pesquisem no dicionário a palavra acrônimo. Em seguida imprima ou projete o logotipo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ou South Africa) e pergunte aos alunos o significado da sigla. Peça para que os alunos escrevam no caderno suas hipóteses (mesmo que a classe não tenha informações sobre o BRICS é importante estimular os alunos a levantar hipóteses. Esta prática mobiliza o repertório sociocultural que o aluno tem como conhecimento). Faça o mesmo procedimento com o logotipo do Mercosul (próximo slide). Sorteie dois trios para apresentar suas respostas ou hipóteses. O objetivo nesta etapa da aula é verificar o que a classe conhece sobre o BRICS e o Mercosul, para que posteriormente seja trabalhado seu histórico e sua importância. Controle o tempo.

Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das cores do logotipo do BRICS (cores presentes na bandeira de cada país-membro do BRICS), além de apresentar suas mudanças ao longo dos anos, e de acordo com o país que sedia a reunião de cúpula.

Significado de acrônimo:

Substantivo masculino. Palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras, de uma expressão: a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é um exemplo de acrônimo. Disponível em: https://www.dicio.com.br/acronimo/ Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Link para o Logotipo do BRICS 2017:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hdaxy9msc9geHWec4b3hSgC7jh6Pkc2Urgwc6Xu58BFmvQXXYZ46CTph3WTM/logotipo-brics-2017.pdf

Para você saber mais:

BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

BRICS: 8 Informações que você precisa saber. Disponível em: https://www.politize.com.br/brics-8-informacoes-que-voce-precisa-saber/Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O procedimento é o mesmo feito com o logotipo do BRICS.

Observação: Se houver um tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para trabalhar com este tema), pode-se acrescentar no debate uma análise sobre o significado das estrelas da bandeira do Mercosul.

“Conselho do Mercado Comum (CMC) emitiu a Decisão 17/02 definindo quais são os símbolos do Mercosul e como eles devem e podem ser utilizados pelas instituições. É na decisão que estão presentes as cores da bandeira e seu desenho, criado pelo argentino Carlos Eduardo Varau
no concurso realizado em 1998. A decisão define como símbolos o nome “Mercado Comum do Sul”, a sigla “Mercosul”, o emblema do Mercosul (formado com as estrelas do Cruzeiro do Sul) e a bandeira.” (Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/noticias/os-simbolos-do-mercosul Acesso em: 2 de fevereiro
de 2019).

Link da Bandeira do Mercosul:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9dHFnNcTPcysSnj4jPZXxJvZewcJMej2n5XvPdW3hVuqKpQQ8NmMSEBT4Ke/bandeira-do-mercosul.pdf

Para você saber mais:

Bem-vindos à página brasileira do Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019.

MERCOSUL: Conheça o funcionamento do bloco econômico! Disponível em: https://www.politize.com.br/mercosul-conheca-o-funcionamento-do-bloco-economico/ Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Objetivos do Mercosul. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/processonegociador.html Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos divididos em trios, distribua os textos impressos. Há dois trechos de documentos que foram divididos como
Texto 1 (BRICS) e Texto 2 (Mercosul) . Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é a produção de uma tabela comparativa com base na análise dos documentos sobre BRICS e Mercosul. Peça aos alunos para deixar claro cada item da tabela. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre os textos que servirão de base para a construção da tabela. Controle o tempo.

Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Para você saber mais:

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em: 24 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um trio para socializar sua tabela a classe. Peça aos alunos que reproduzam a tabela no quadro e em seguida sorteie outro trio para colaborar com a tabela reproduzida. Os alunos podem acrescentar informações, concordar ou discordar da tabela. Finalize o tema explicando BRICS e Mercosul por meio das informações da tabela construída pelos alunos e reproduzida no quadro. Este método valoriza a produção do aluno e garante que a sala corrija possíveis equívocos ou acrescente informações às suas tabelas.

Observação: Para nortear o trabalho do professor no momento da socialização, foi construída uma tabela com os trechos retirados dos textos trabalhados com os alunos e que tem a função de gabarito,

Link Tabela Comparativa Aluno:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eeky8qdyUy9mtAZS9T3ffAYAJaM7uznTk4mbeXExqCcnKfXtaFnsN3QwTxDn/tabela-comparativa-alunos.pdf

Link Tabela Comparativa Professor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/efuYywr9xKBbkmBE3vs2TShW43p83qagYscKYWuYV8vZKuU2hnq5bRSksVpc/tabela-comparativa-professor.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano :

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano