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Plano de aula - Direitos humanos e combate à homofobia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Direitos humanos e combate à homofobia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o gráfico, as informações e alguns questionamentos para orientar a análise desta fonte. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Você pode pedir para que os estudantes reflitam sobre:
- Do que trata o gráfico?
- O que é o Disque 100?
- O que representam as linhas azuis e vermelhas no gráfico?
- Quem é o público atendido pelo Disque 100?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir. Você pode propor que debatam com base nas perguntas acima e enviem um pequeno texto, áudio ou vídeo no grupo da turma, fazendo uma análise do gráfico. Você também pode propor que a turma debata as análises. Envie pequenos áudios ou vídeos pontuando informações que possam não ter percebido e esclarecendo dúvidas.

Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe os materiais acompanhados dos questionamentos propostos na etapa e, com base neles, peça para que os alunos produzam um cartaz contra a homofobia. Eles podem fazer mini-cartazes em papel sulfite ou folha de caderno e enviar fotografia deles para a turma. Outra opção é fazê-los utilizando recursos digitais que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Sistematização
Para a socialização dos cartazes, você pode pedir para que os alunos enviem as produções para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, ou postem nas redes sociais, como o Facebook, utilizando uma hashtag criada por eles para divulgar as produções.

Outra opção pode ser criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as produções e vejam as dos colegas. De qualquer maneira, incentive-os a mostrarem as charges aos colegas e discutirem sobre elas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com os familiares.

As famílias podem ler o artigo chamado “Quebre o Silêncio!”, publicado no site da ONU no 30º aniversário do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (disponível aqui). 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.  

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_26UND03

(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.


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