16836
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O movimento das Diretas Já: quando o povo pede democracia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O movimento das Diretas Já: quando o povo pede democracia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Envie os dois textos do contexto com alguns questionamentos para orientar a análise dos alunos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 
Se preferir, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados. Para isso, ele podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- O que significa sufrágio universal?
- O que é proposto na Emenda de Dante de Oliveira a respeito das eleições para presidente e vice-presidente?
- Quando o deputado Dante Oliveira propôs essa Emenda? Ela foi aprovada pela Câmara?
- O que era o Colégio Eleitoral na ditadura civil-militar?

Questão para responder:
- Qual a diferença entre uma eleição direta e uma eleição indireta?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. As respostas podem ser enviadas em forma de texto, áudio ou vídeo.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados, se já estavam assim durante o contexto, ou individualmente.
Encaminhe as produções de Henfil, os questionamentos e algumas informações sobre quem foi Henfil. Você pode enviar o link para a biografia dele, que consta nas orientações do plano. Sugira que os alunos pesquisem a biografia ou enviem um pequeno áudio ou vídeo contando quem foi Henfil.

Questões para refletir:

Charge 1
- O que está acontecendo nesta charge? O que as pessoas na multidão estão fazendo?
- O que está escrito nos cartazes?
- O que o homem no canto direito da charge está fazendo? Quem é ele?
- A fala dele pode ser considerada irônica ou engraçada? Por quê?

Charge 2
- O que está acontecendo nesta charge? Quem são os homens usando uniformes e medalhas? O que eles estão fazendo?
- Eles dizem que preferem um militar ou um civil (quem não é militar) para ocupar o cargo de presidente?
- Quem o homem que diz “Bão… então eu escolho...” pode estar representando?
- O que acontece quando ele mostra que pretende escolher o presidente?
- Por que será que essa charge é considerada irônica ou engraçada?

Questões para responder:
- Quais são as principais mensagens das duas charges?
- Quais as críticas que encontramos na parte textual e nos desenhos de Henfil?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Para isso, podem escrever um pequeno texto, gravar um áudio ou vídeo.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Sistematização
Para a produção das charges ou tirinhas, os alunos podem produzir em papel e enviar fotografia das produções no grupo da sala para que você e o restante da turma possam ver. Eles também podem fazer as charges e tirinhas utilizando programas ou apps, como o Google Apresentações, que permitem edição de imagem e texto.
Você pode criar um mural no Padlet para expor as produções da turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Google Apresentações.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_22UND03

(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas