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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Golpe civil-militar de 1964

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Golpe civil-militar de 1964

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento e os questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- Qual o sentimento que o cartaz coloca ao convocar o povo?
- Quais os setores sociais favoráveis e os contrários ao golpe? Por que eram a favor ou contra?

Questão para responder:
- O que pode ser entendido como contragolpe?

Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Junto com o documento proposto, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise:

- Quais fatos demonstram desde o início o interesse dos militares de buscar o poder?
- Por quais motivos empresários, proprietários rurais e imprensa fizeram oposição às reformas de base?
- Qual o primeiro sinal contundente de que as instituições democráticas estavam ameaçadas?
- De que modo a polarização social ajudou para que ocorresse o golpe?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da tabela, você pode encaminhar o modelo para que os alunos preencham no computador, celular ou para que imprimam e preencham-no à mão. Você também pode propor que elaborem as próprias tabelas com base no modelo.
Incentive os alunos a compartilharem as tabelas com os colegas, postando-as no mural da turma no Google Sala de Aula ou Padlet.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_19UND01

(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.


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