16833
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - A bossa nova e o presidente JK

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A bossa nova e o presidente JK

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula os questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Que músicas as pessoas ouvem atualmente?
- Elas influenciam a vida das pessoas?
- As músicas têm relação com o momento histórico em que foram compostas?

Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Esta etapa da aula foi planejada para ser trabalhada em dois momentos.

1º momento (Trechos de músicas da Bossa Nova): encaminhe o documento com os trechos das letras de canções da MPB. Se possível, encaminhe uma ou mais músicas na versão de áudio, disponibilizadas pelo Youtube, por exemplo, para que os estudantes possam conhecer ou reconhecer a sonoridade característica deste ritmo musical.

- Quais os temas das músicas?
- Elas trazem mensagens positivas ou negativas?
- Como podemos relacionar estas músicas ao período do governo JK?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre as fontes. Elas podem ser enviadas por escrito, através de áudios ou vídeos.

2º momento (texto "É a vez da Bossa" e "Propaganda e Bossa Nova"): encaminhe o texto e a imagem das propagandas juntamente com os questionamentos que irão orientar a análise.

- De que forma as mudanças colocadas por JK influenciaram a produção cultural?
- Quais características musicais da bossa nova trouxeram maior receptividade?
- Qual a relação que a propaganda estabelece entre a bossa nova e o refrigerador ou a máquina de lavar?

Novamente, dê um tempo para que os alunos possam responder aos questionamentos e Incentive-os a trocarem as impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da paródia, os estudantes podem trabalhar individualmente ou em grupos. Eles podem gravar áudios cantando as paródias ou, até, videoclipes, interpretando as criações, usando objetos que tenham em casa e filtros de redes sociais, como cenário e fantasias. Depois, podem juntar os vídeos dos integrantes do grupo para criar o videoclipe.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
As famílias podem conhecer mais músicas e artistas da MPB no Youtube.

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_18UND03

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas