Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
É a vez da bossa nova
Trechos Músicas bossa nova
Propaganda e bossa nova
Para você saber mais:
http://memorialdademocracia.com.br/card/pais-redescobre-os-anos-dourados
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Musica
http://dicionariompb.com.br/bossa-nova
http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not04.asp
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor: O presidente Juscelino Kubitschek teve como proposta de governo o desenvolvimento e a modernização. Isto refletiu na formação de uma nova classe média, que buscava novos padrões de consumo. Refletiu também na cultura, na bossa nova.
Este ritmo nasceu com a mistura de acordes e batidas do samba brasileiro e do jazz americano. Colocando, entre outras vozes, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Elis Regina. Assim, a bossa nova influenciou diversos músicos.
Mas como podemos ler no documento “É a vez da bossa nova”: “Como tudo o que é novo e faz sucesso, a bossa nova também virou marca e logo seria associada a todo tipo de produto, no Brasil e nos Estados Unidos: calçados, eletrodomésticos, óculos, leite em pó e até um jeito esquisito de
se pentear. A marca desencadearia uma febre comercial e serviria para associar aos produtos à ideia de ousadia, juventude e modernidade.”
Portanto, a bossa nova acompanhou a modernidade daquele período, assim como desejava a equipe JK, trazendo a alegria e a ousadia no momento de efervescência urbano, industrial e cultural.
Para você saber mais:
O Brasil de JK - https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Musica Acesso em: 5/3/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (analisar as transformações culturais no período JK por meio da Bossa Nova). Por isso faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. Seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Peça que os alunos anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilize as questões propostas para contextualizar a aula. A intenção é propor uma reflexão sobre músicas atuais, fazendo uma ponte com o período JK e o ritmo bossa nova. Assim, é esperado que os alunos respondam os ritmos ouvidos atualmente, mas que reflitam a influência destas nas vidas das pessoas e com o momento histórico em que foram compostas.
Respostas esperadas:
- Que músicas as pessoas ouvem atualmente? (Funk, samba, forró, frevo, MPB.)
- Estas influenciaram a vida das pessoas? (Influenciam nas festas regionais, no turismo, na compra de produtos que envolvem as músicas, colocando a música com algo que ocorreu na vida destas pessoas.)
- As músicas têm relação com o momento histórico em que foram compostas? (Há várias músicas que são compostas inseridas num contexto histórico, que motivam o artista em sua inspiração, como o movimento bossa nova.)
Para você saber mais:
A música nas aulas de História: o debate teórico sobre as metodologias de ensino - https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325/224
Acesso em: 5/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
A Problematização está dividida em duas partes. Cada parte será de 10 minutos cada.
Orientações:
Projete, imprima ou escreva no quadro o documento abaixo.
Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar, respectivamente, o documento a seguir:
Disponha os trios com dois trechos de música, cada.
Trechos Músicas bossa nova
Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos.
A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
- Quais os temas das músicas? (Os temas são alegria, amor, saudade e bossa nova.)
- Estas trazem mensagens positivas ou negativas? (A primeira e a quarta música trazem a mensagem positiva, retratando alegria de viver, a bossa nova. Mas a segunda e terceira trazem mensagem negativa, como saudade e tristeza.)
- Como podemos relacionar estas músicas ao período JK? (As músicas retratam o moderno, o desenvolvimento, a ousadia vivenciada naquele período de transformações, assim como a alegria e o moderno, também características da época. Também relatam tristeza e saudade, sentimentos que faz parte da vivência humana.)
Caso o aluno não chegue à resposta esperada, indique os trechos no documento para ele e pergunte novamente se ele vê a diferença. Se, ainda assim, ele não notar a diferença, pergunte à classe se qualquer outro aluno conseguiu perceber a diferença e vá ouvindo todos em sequência até que um deles chegue à resposta esperada.
Problematização
A Problematização está dividida em duas partes. Cada parte será de 10 minutos cada.
Orientações:
Projete ou imprima o documento abaixo.
Sem desfazer os trios, selecione dois alunos da classe para analisar, respectivamente, o documento a seguir:
É a vez da bossa nova
Propaganda e bossa nova
Selecione um terceiro aluno para responder em que os dois textos demonstram relação com o progresso e o desenvolvimento vivenciado naquela época (você também pode pedir que um aluno se voluntarie para dar esta resposta).
Antes de os dois alunos lerem, cada um, uma das fichas, avise a todos para prestar atenção. Peça que as respostas sejam retiradas dos textos.
Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos.
A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
- De que forma as mudanças colocadas por JK influenciaram a produção cultural? (O presidente Juscelino Kubitschek enfatizava a modernização e o desenvolvimento, acelerando a industrialização e a urbanização e permitindo a formação de uma nova classe média. Estas mudanças se refletiam também na produção cultural, que buscava novos padrões estéticos em diferentes áreas, sintonizados com um ideal de cosmopolitismo, mas ambicionando a criação de referências nacionais.)
- Quais características musicais da bossa nova trouxe maior receptividade? (Como tudo o que é novo e faz sucesso, a bossa nova também virou marca
e logo seria associada a todo tipo de produto, no Brasil e nos Estados Unidos: calçados, eletrodomésticos, óculos, leite em pó e até um jeito esquisito de se pentear. A marca desencadearia uma febre comercial e serviria para associar aos produtos a ideia de ousadia, juventude e modernidade.)
Sobre o documento “Propaganda e bossa nova”
- Qual a relação que a propaganda estabelece entre a bossa nova e o refrigerador ou máquina de lavar? (Estabelece uma relação de modernidade e felicidade da pessoa que adquire o refrigerador ou máquina de lavar.)
Caso o aluno não chegue à resposta esperada, indique os trechos acima para ele e pergunte novamente se ele vê a diferença. Se, ainda assim, ele não notar a diferença, pergunte à classe se qualquer outro aluno conseguiu perceber a diferença e vá ouvindo todos em sequência até que um deles chegue à resposta esperada.
Sugestão:
Caso seja possível, coloque um trecho da música “Chega de saudade” - mencionada no primeiro documento, para os alunos ouvirem.
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=5LfaYKdqfnY Acesso em: 18/1/2019.
Glossário:
Cosmopolita - https://www.dicio.com.br/cosmopolita/
Vanguarda - https://www.dicio.com.br/vanguarda/
Para você saber mais:
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações:
Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicite que os alunos façam uma paródia, demonstrando as transformações trazidas pela bossa nova, relacionando ao contexto político-econômico do governo JK. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula, colocando
e refletindo a importância cultural e social de um movimento. Peça que os alunos utilizem um pouco do que aprenderam na aula em suas paródias.
Peça aos alunos que apresentem as produções de seus grupos a turma.
Segue link para auxiliar sobre como fazer paródia musical:
https://historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/
Professor, caso seja possível, apresente e/ou imprima a íntegra das músicas aos alunos. Disponível aqui:
Samba da bênção - https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86496/
Desafinado - https://www.letras.mus.br/tom-jobim/49032/
Chega de saudade - https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/26959/
Presidente bossa nova - https://www.letras.mus.br/juca-chaves/370096/
Como adequar à sua realidade:
Caso possa utilizar o laboratório de informática:
http://www2.uol.com.br/cante/inicio.htm
http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm
Para você saber mais:
Vídeo da música “Presidente bossa nova” - Juca Chaves: https://www.youtube.com/watch?v=k2m1zK114KA
Vídeo da música “Chega de saudade” - Tom Jobim: https://www.youtube.com/watch?v=5LfaYKdqfnY
Vídeo da música “Samba da bênção” - Vinicius de Moraes: https://www.youtube.com/watch?v=KEAxP_B2wcM
Vídeo da música “Desafinado” - João Gilberto: https://www.youtube.com/watch?v=cPz_BsgVHz0