Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_08ALG05)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
- Proponha aos alunos e alunas que pesquisem as funções utilizadas no campo da Física, mais especificamente na área da Cinemática (estudo dos movimentos), para que eles analisem as fórmulas e os gráficos destas funções, indicando o tipo de função, domínio e imagem das mesmas. Além disso, é importante que os alunos produzam um pequeno parágrafo que possa indicar o que aquele gráfico apresenta de informação importante sobre o movimento do corpo que está sendo estudado.
Painel de soluções
- Depende das funções escolhidas.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, pergunte quais as restrições (se existirem) que se pôde perceber em relação aos conjuntos Domínio, Imagem e Contra-Domínio.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, nas FUNÇÕES, através da interpretação da situação- problema, determinamos o domínio e o conjunto imagem que estão envolvidos. Entretanto, muitas vezes temos somente a fórmula da função. Assim, quando o seu domínio não for dado, entendemos que ele é formado por todos os números reais que podem ser substituídos no lugar de x e a imagem depende da lei de formação.
Raio X
- Determine que relatem o domínio e a imagem da seguinte situação:
“Através da interpretação da situação- problema, determinamos o domínio e o conjunto imagem que estão envolvidos. Entretanto, muitas vezes temos somente a fórmula da função. Assim, quando o seu domínio não for dado, entendemos que ele é formado por todos os números reais que podem ser substituídos no lugar de x.”
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas pesquisas sobre funções.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_08ALG05
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes